quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

360º - Trump imparável, Hillary em queda livre. E as dores de cabeça de Centeno

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormiaNas primárias dos EUA, Bernie Sanders bateu Hillary Clinton por mais de 20 pontos e Donald Trump parece imparável. Os resultados do New Hampshire, o segundoestado onde se votou nesta pré-corrida à Casa Branca, não deixaram dúvidas.
Nos republicanos, Trump venceu tranquilamente (35,1%, contra 15,9% de Kasich e apenas 11,6% de Rubio) e fez com que este último, Rubioo filho de cubanos que parece já ter nascido para ser Presidente, possa nem ser alternativa. Resta-lhe apenas esperar para saber se o D. Sebastião, Michael Bloomberg, avança ou não.
Já nos democratas, Hillary, que ganhara no Iowa por poucas décimas, levou agora um verdadeiro chega para lá de Sanders: 60% vs. 38,4%. E a nomeação pode começar a ser uma miragem (para ela, claro).

Por cá, voltamos ao Orçamento. Esta manhã Mário Centeno vai explicar o documento no Parlamento e estas são as 10 grandes perguntas a que deverá ter de responder, como sintetizou o Nuno André Martins. Fá-lo sob uma nova chuva de críticas da UTAO, que diz que o OE passou de "expansionista a a contraccionista" e pede explicações para 300 milhões de aumentos com pessoal.

Mas os problemas de Centeno não se ficam por aqui. Depois de ter dito, em entrevista ao DN de ontem, que quem tem"rendimentos superiores a dois mil euros tem uma situação privilegiada", há outras respostas que o ministro terá de privilegiar. Porque as contas de Bruxelas não batem certo com as suas quanto ao valor das medidas da nova austeridade -- somam menos 155 milhões  --, porque o orçamento português vai ser o tema do Eurogrupo de amanhã e porque as esquerdas, conta a Liliana Valente, ainda têm reivindicações a fazer.

O Grupo de Estados contra a Corrupção do Conselho da Europa revelou o relatório em que avaliou o controlo dos deputados portugueses. Conclusão: as regras em vigor são "deficientes" e falham na transparência e imparcialidade.

Do choque frontal de comboios de ontem de manhã na Alemanha (a 60 km de Munique) este é o balanço final: 10 mortos 18 feridos graves e 63 ligeiros. As causas, ainda não confirmadas, terão sido falha humana.

Varoufakis, o (muito mediático) ex-ministro das Finanças da Grécia, escolheu Berlim para lançar um novo movimento/partido europeu. Chama-se DIEM 2015 -- "Movimento Democracia na Europa (Democracy in Europe Movement) -- e tem apoios como o de Julien Assange ou dos portugueses Rui Tavares e Marisa Matias. No futuro, disse Varoufakis, pode ir a eleições. Quais? Regionais, nacionais e até para o Parlamento Europeu. Isto se até 2025 a Europa não se transformar naquilo que o movimento preconiza.

Informação relevanteA semi-reversão da privatização da TAP continua na ordem do dia e pode animar, também hoje, o Parlamento. O PSD pediu um debate de urgência e os deputados do PS querem ouvir Pedro Marques, o ministro do Planeamento e Infraestruturas. Já os sindicatos, escrevia ontem oPúblico, prometem uma grande adesão dos trabalhadores à compra dos 5% da companhia a que têm direito.

Portugal continua a dar cartas na arquitetura. Três projetos portugueses foram eleitos como Edifícios do Ano 2016, eleição promovida pela Archdaily em Nova Iorque, nas categorias de hospitalidade, arquitetura pública e remodelação.

Entre testes nucleares e lançamentos de satélites científicos, ou ambas as coisas, a Coreia do Norte continua a assustar o mundo. No relatório sobre ameaças globais conhecido ontem, lê-se que o país pode retomar a produção de plutónio no complexo nuclear de Yongbyon nas próximas semanas ou meses. Não há sanções da ONU, desencanto dos amigos da Rússia e China, ou entendimentos da Coreia do Sul com o Japão e os EUA que façam demover Kim Jong-Un.

Em Espanha, não ata nem desata. Mariano Rajoy (PP) aceitou reunir-se com Pedro Sánchez (PSOE) esta sexta-feira, noticiou o El País. A reunião, para discutir aquilo a que alguns já se atrevem a chamar a possibilidade de um Bloco Central em Espanha, era para acontecer esta quarta, mas foi adiada. Primeiro, já amanhã, Rajoy recebe Albert Rivera, do Ciudadanos.

Ainda em Espanha, prosseguiu o julgamento do caso Nóos, que envolve Iñaki Urdangarin, o marido da infanta Cristina, uma das irmãs do rei Felipe, também acusada no processo de corrupção. A audição do primeiro arrependido adensou ainda mais as suspeitas.

Ainda na área da investigação, o jornal inglês The Guardiancontinua a revelar histórias do escândalo de jogos combinados no ténis para apostas (e apostadores) desportivos.

Para quem tenha estado em descanso ou divertido neste Carnaval molhado --  tradição que já vem de outros tempos, comoaqui e aqui recordámos --, resumo-lhe assim os últimos dois dias:
  • José Veiga, o ex-empresário de futebol e ex-dirigente do Benfica, que era agora banqueiro no Benim (isso, sim!), ficou em prisão preventiva. Já a medida de coação para Paulo Santana Lopes, irmão de Pedro Santana Lopes, foi a de prisão domiciliária com uma caução de um milhão de euros. São ambos suspeitos de corrupção ativa, fraude fiscal e branqueamento de capitais devido a vários negócios.
  • Do passado do futebol para o presente. O Sporting conseguiu renovar com William Carvalho (e impedir um novo caso Carrillo?) já depois de ter empatado em casa com o Rio Ave, deixando-se apanhar pelo Benfica na liderança da I Liga. Esta sexta há clássico na Luz, com o FC Porto a tentar reduzir os seis pontos de diferença. O campeonato vai animado.
  • De Washington vem a ideia de pagar a delinquentes para que respeitem a lei. Em Taiwan o construtor do prédio que desabou na sequência do sismo da última sexta-feira vai ser ouvido em tribunal. E, de novo nos EUA, o diretor dos serviços de informação confirmou que o Estado Islâmico é já uma ameaça terrorista global, com uma capacidade crescente.  
Os nossos EspeciaisAlerta para pôr no telemóvel. Tem até à próxima segunda-feira, dia 15, para validar as faturas que quer que contem para a sua declaração de IRS no portal e-fatura. A coisa está longe de ser fácil e simples, por isso a Marlene Carriço fez esteguia (possível) para não se perder. Dois dados a reter: não tem de validar umas faturas num portal e outras (as de saúde e educação) noutro; nem tem de pedir (obrigatoriamente) a senha dos seus filhos para incluir as despesas que fez com eles.

De uma sala desarrumada no campus da Universidade de Harvard para todo o planeta e (até) para o espaço. Esta terça-feira o Facebook fez 12 anos. A entrar na adolescência, a Marta Leite Ferreira e o Flávio Nunes foram ver o que era, o que é e o que pode vir a ser a maior rede social do mundo, que conta já com mais de mil milhões de utilizadores. Este e outros 11 factos que talvez não conheça estão também nesta infografia criada pela Andreia Reisinho Costa.

Cavaco é o "não político". Marcelo o eterno "comentador". Passos "o social-democrata desde o berço". Costa o "homem de consensos". Em tempo de Carnaval, a Catarina Falcão, a Liliana Valente e o Miguel Santos foram desmascarar os nossos políticos, que há muito usam máscaras atribuídas por eles próprios ou criadas por outros. Ora veja.

Notícias surpreendentes
Vem aí o dia de S. Valentim (outro alerta para pôr no telemóvel, é já no próximo domingo) e a maioria ganhou preocupações acrescidas graças à tradição, importada da América, da celebração da data dos apaixonados. Para dar uma (grande) ajuda, a Ana Dias Ferreira fez listas de presentes para eles e paraelas.

Mas não é preciso estar apaixonado, para nos apaixonarmos por estas 33 fotografias deslumbrantes (veja, que são mesmo) que mostram a beleza da espécie humana nas suas diversas variantes, culturais e raciais.

Por falar em fotografia, não sei se já viu "The Revenant -- o Renascido", um dos grandes favoritos aos Óscares deste ano, já dia 28. Seja como for, não deixe de espreitar o diário fotográficodas filmagens (bastidores incluídos) que o diretor de imagem foi publicando no Instagram. E para cinéfilos recomendo ainda ociclo de cinema russo que decorre em Lisboa e Porto até 16 de março.

Já sabe, estaremos aqui para lhe dar toda a informação de que precisa. Daqui a pouco seguiremos em direto a audição de Mário Centeno na Assembleia da República e continuaremos ao longo dia a mantê-lo a par da atualidade de que se faz o País e o Mundo. Para o manter sempre atualizado, mas, também, bem disposto com a vida.   

Tenha um bom, e feliz, dia!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário