terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Horários mais flexíveis e outros apoios para quem ajude idosos em casa

Pessoas que ajudem idosos em casa podem vir a ter acesso a um conjunto de medidas abonatórias a essa prestação de auxílio.

DR
O Governo está a preparar o estatuto do “cuidador informal” para garantir uma série de medidas laborais e apoios concretos a quem cuida de idosos.

“Este estatuto visa reconhecer o cuidado e caracterizar o que é isto do 'cuidador informal', de forma a assegurar um conjunto de medidas”, que passam pela flexibilidade nos horários, benefícios fiscais, suporte técnico com recurso a enfermeiro e justificações de faltas no trabalho, segundo revela fonte do Ministério da Saúde ao Notícias Ao Minuto.
O objetivo é ajudar os idosos que inspiram cuidados, de forma a terem “apoio domiciliário e familiar”. A ter em conta ainda que muitos familiares não têm por vezes os meios para prestar auxílio. Ou seja, é preciso formá-los e dar a oportunidade de passarem algum tempo com os mais séniores. Para isso, é preciso criar condições laborais.
No entanto, este projeto não deverá avançar imediatamente, uma vez que o Ministério da Saúde ainda está em conversações com o Ministério do Trabalho e da Segurança Social. “É um documento que está a ser discutido, ainda não está fechado e até pode ir por outro caminho. Está a decorrer ao nível das secretarias do Estado. Mas não podemos isolar esta medida. É apenas uma das alterações de um pacote mais vasto e complementar”, acrescenta a mesma fonte da tutela.
http://www.noticiasaominuto.com/pais/534907/horarios-mais-flexiveis-e-outros-apoios-para-quem-ajude-idosos-em-casa?utm_source=emv&utm_medium=email&utm_campaign=afternoon

Nenhum comentário:

Postar um comentário