quinta-feira, 3 de março de 2016

360º - Cavaquismo: o lado negro da força

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaO vice-Presidente de Angola fez um comunicado para, ao fim de oito dias, responder publicamente às suspeitas no caso do procurador Orlando Figueira. Manuel Vicentegarante ser "completamente alheio" à contratação do magistrado pelo Millennium BCP e a qualquer pagamento que lhe tenha sido feito. Mais: diz estar "totalmente disponível" para esclarecer o assunto.

Ontem à noite, a Câmara de Lisboa organizou uma reunião descentralizada no Museu da Farmácia, para ouvir moradores do centro histórico. E ouviu muito: uma quantidade inesperada de pessoas decidiu falar sobre os problemas de estacionamento no Chiado, em Santa Catarina e na Baixa. Promessa de Fernando Medina: a EMEL vai apertar e atévêm aí as "zonas mais que vermelhas", onde será ainda mais difícil estacionar.

O hospital da Régua vai ser fechado hoje por causa de um surto de legionella, uma doença que pode provocar a morte. O alerta é tão sério que pacientes e médicos serãotransferidos para outro hospital.

A final da Taça de Portugal será disputada entre o Braga e o FC Porto. Ontem à noite, os portistas derrotaram o Gil Vicente por 2-0 na segunda volta da meia-final. Foi um jogo mais do que morno, como descreve o Diogo Pombo no texto "Jogo, qual jogo? Valeu o bilhete de viagem".

Informação relevantePedro Passos Coelho e Assunção Cristas já apresentaram as suas moções de estratégia para os próximos anos, agora que se aproximam os congressos dos dois partidos. Os candidatos a líderes estiveram juntos no governo durante dois anos e presume-se que queiram voltar, por isso convém perceber como pretendem fazer com que isso aconteça. A Rita Dinis pegou nos documentos todos e respondeu às duas perguntas que interessam. Primeira: o que é que aproxima Passos e Cristas? Segunda, ainda mais importante: o que é que os separa?Ficamos a perceber tudo em 7 pontos.

António Costa reconduziu Pedro Santana Lopes na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e, no mesmo dia, o social-democrata garantiu: não vai candidatar-se à Câmara de Lisboa em 2017.

António Guterres já mandou a sua candidatura de emprego. Numa carta escrita pelo governo português e enviada à ONU, destacam-se o percurso político e humanitário do antigo primeiro-ministro e Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados. A carta pode ser lida na íntegra aqui.

O Ministério Público fez buscas nos escritórios da KPMG, a auditora do ex-BES e do ex-BES Angola. O objetivo, explica o Luís Rosa, era recolher documentação sobre a venda de papel comercial do universo GES e sobre o banco angolano.

Sobre o "banco bom" do BES, Mariana Mortágua já avisou. Numa entrevista ao Público de hoje, a deputada do Bloco de Esquerda diz que se o governo decidir vender o Novo Bancohaverá um "desentendimento", uma vez que essa será "uma decisão má para o país".

Ricardo Salgado também apareceu hoje. O Diário de Notícias faz a pré-publicação do livro BES - Os Dias do Fim Revelados, onde o banqueiro se defende, dizendo, sem pedir desculpas, que tentou "até ao fim" salvaguardar os clientes. Segundo ele, o BES "foi forçado a desaparecer por uma total falta de visão dos governantes".

Já se conhecia a notícia, mas agora veio a confirmação (que nestas coisas é sempre importante): o CaixaBank e Isabel dos Santos estão mesmo a falar para tentar encontrar uma solução para o excesso de concentração de riscos em Angola, que tem trazido problemas ao BPI. Têm que se apressar, porque em breve o BCE começará a aplicar multas elevadas ao banco.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros já foi ouvida pela Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS) por causa das suas declarações à Rádio Renascença. Ana Rita Cavaco voltou a assegurar ter sido mal interpretada no que disse sobre a eutanásia nos hospitais públicos e, ao que parece, preferiu falar sobre outro assunto com a IGAS: denunciou o facto de em vários hospitais o número de enfermeiros estar tão reduzido que a segurança dos doentes fica comprometida. (Há mais para ler sobre a polémica da eutanásia já a seguir, nos nossos Especiais.)

Houve mais desenvolvimentos no caso do jovem assassinado em Portimão. O corpo terá sido encontrado comfios eléctricos à volta do pescoço e, segundo o DN, a mãe terá contado à PJ que Rodrigo e o padrasto (que entretanto foi para o Brasil) discutiram no dia em que ele desapareceu. Rodrigo tinha 15 anos.

No meio da polémica entre os taxistas e a Uber, a PSP divulgou alguns números. Em 2015 foram detidos 54 taxistas pelo crime de especulação e já este ano, há poucos dias, foram mais quatro. Quanto à Uber, foram identificados 23 motoristas no aeroporto sem licença para transporte público.
Já agora, uma adivinha: quem é que escreveu que os taxistas do aeroporto são "pouco sérios" e "pouco educados" e que a Uber é "um estrondoso caso de sucesso"? Resposta: José Mendes, secretário de Estado com a tutela dos Transportes. Detalhe: na altura em que disse isso não estava no governo (era vice-reitor na Universidade do Minho).

Espanha continua sem solução de governo. O PSOEfalhou na primeira votação de investidura e agora só haverá nova tentativa na sexta-feira. Durante o debate de ontem no Parlamento, Mariano Rajoy, do PP, acusou o líder dos socialistas, Pedro Sánchez, de tentar imitar António Costa: "O senhor descobriu em Portugal a fórmula milagrosa para afastar o PP. Reconheça que ficou deslumbrado com aquela solução. Deve ter pensado: se outros conseguiram, porque não eu? E a 7 de janeiro foi a Lisboa para perceber como se distorcem os resultados eleitorais".
O líder do Podemos não reagiu de forma especial a este discurso de Rajoy - preferiu ouvir Xavier Domènech. Pablo Iglesias foi até ao centro do hemiciclo e deu-lhe um beijo na boca. O Podemos, escreveria mais tarde no Twitter, é "uma fábrica de amor".

Nos Estados Unidos, o candidato republicano Ben Carson desistiu da corrida à nomeação. Mais uma vítimada força de Donald Trump (que, como escreve Rui Ramos num artigo de opinião no Observador, "não é a face feia do povo, mas da elite").

Os nossos EspeciaisO dia de hoje é simbólico: Cavaco Silva preside a um Conselho de Ministros (sobre o Mar), um acto simbólico para marcar o final do seu mandato como Presidente da República. A 9 de março toma posse um novo Presidente e Cavaco Silva deixa a vida política. O Observador tem publicado vários trabalhos sobre a influência do cavaquismo e hoje tem mais dois. Um, com o título "Cavaquismo. O lado negro da força", lembra os problemas políticos que o ex-primeiro-ministro e atual Presidente da República teve com vários elementos da sua entourage. Outro, com o título "O meu cavaquismo", põe apoiantes e adversários de Cavaco Silva a falar sobre a sua herança em vídeos curtos. Rui Rio, António Vitorino, Carlos Carvalhas e Francisco Louçã são alguns dos vários que deram o seu depoimento ao Observador.

Com toda a polémica e todas as confusões à volta da eutanásia, a Sónia Simões e a Marlene Carriço foram tentar perceber melhor o que está em causa. No texto "Sim, dá-se morfina a doentes terminais. E não, isso não é eutanásia", escrevem: "Suspender tratamentos ou dar morfina não é matar. É aliviar a dor e confortar os doentes nos últimos dias de vida, dizem os especialistas. E o que se faz quando os doentes pedem para morrer?" Arranje alguns minutos ao longo do seu dia para este artigo: é obrigatório ler.

Notícias surpreendentes
Boa notícia: estreia hoje o novo filme de Terrence Malick. Má notícia: Eurico de Barros achou o "Cavaleiro de Copas" "críptico, laborioso e pretensioso, perdendo-se numa espiritualidade difusa e numa transcendência de pacotilha". Háoutras hipóteses para ver no cinema: "Muito Amadas" (o Eurico de Barros gostou) e "Meu Rei" (o Eurico de Barros não gostou).

Se as estreias não o entusiasmam e prefere ficar em casa, o Pedro Esteves recomenda-lhe o que deve ouvir dos álbunslançados em fevereiro. A seleção é variada.

A nova ponte pedonal de Ovar só tem dois dedos de espessura - é uma das mais finas do género, como pode ver neste vídeo. O projeto foi desenvolvido pela Universidade do Minho.

Se em vez de andar a pé, prefere andar de carro, então esta fotogaleria é para si. São os supercarros elétricos em que as grandes marcas estão a apostar. O design é impressionante.

Vem aí a quinta edição do Mercado Gourmet, que junta alguns dos melhores produtores nacionais de comidas e bebidas. O Tiago Pais conta-lhe cinco coisas que deve saber sobre o evento.

E assim fica com toda a informação de que precisa para começar o dia. Mas, quando acabar de ler esta newsletter, já vai ter mais notícias no Observador. Esperamos lá por si.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário