quinta-feira, 3 de março de 2016

DEBRA MILKE FOI DECLARADA INOCENTE APÓS 23 ANOS NO CORREDOR DA MORTE NOS EUA


 


Debra Milke com o filho Christopher
Debra Milke com o filho Christopher
As acusações contra Debra Milke, a alemã que passou 22 anos no corredor da morte no Arizona, foram levantadas esta segunda-feira, tornando-a na 151ª pessoa condenada à pena capital a ser inocentada em 40 anos nos Estados Unidos.
Debra Milke, de 51 anos, declarou-se inocente pela morte do seu filho de quatro anos, assassinado no final de 1989, no Arizona. Foi, no entanto, condenada à morte em outubro de 1990 com base num único testemunho de um investigador, que disse ter recebido a sua confissão.
A juíza Rosa Mroz declarou formalmente na segunda-feira a retirada das acusações, depois de a acusação ter perdido o último recurso no Supremo Tribunal de Justiça.
Debra Milke, libertada sob fiança em setembro de 2013, torna-se agora a segunda mulher no corredor da morte a ser inocentada nos Estados Unidos e a 151ª pessoa desde 1973, de acordo com os dados do Centro de Informação sobre a Pena Capital (DPIC).
Após 23 anos no corredor da morte, a sua condenação foi anulada há dois anos por um tribunal de recurso, devido à conduta “ultrajante” do investigador principal.
A 17 de março, o Tribunal Supremo do Arizona recusou-se a ouvir o recurso final do Ministério Público, com a juíza a retirar oficialmente todas as acusações na segunda-feira.
De acordo com o detetive “corrupto”, Armando Saldate, a mulher divorciada confessou ter contratado dois assassinos para matar o seu filho de quatro anos e, assim, receber o valor de um seguro.
No entanto, Debra Milke sempre negou que tal tivesse acontecido e nenhum registo ou qualquer outro testemunho corroborou estas alegações, de acordo com um comunicado do DPIC, que denunciou a atitude do polícia e acusou “os procuradores do Arizona de má conduta em metade dos casos de pena capital”.
Dois homens, Jim Styers e Roger Scott, declaram-se culpados e foram condenados à morte pela morte da criança, encontrando-se agora no corredor da morte.
A 2 de dezembro de 1989, Debra Milke aceitou que o seu colega Styers acompanhasse o seu filho ao centro comercial para ver o Pai Natal.
De acordo com o tribunal, Styers, acompanhado pelo amigo Scott, conduziu “o rapaz para uma ravina isolada nos arredores da cidade onde atingiu Christopher com três balas na cabeça”.


PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário