quinta-feira, 3 de março de 2016

Habitantes de “Aldeia dos Sonhos”, São Miguel do Pinheiro (Mértola), vão conhecer o norte de Portugal | 5 a 6 de Março

Habitantes de “Aldeia dos Sonhos” vão conhecer o norte de Portugal

A aldeia histórica de São Miguel do Pinheiro (concelho de Mértola) foi eleita “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação INATEL. A nomeação faz parte de um projeto que pretende realizar os sonhos de localidades com menos de 100 pessoas. Dias 5 e 6 de Março os habitantes viajam para o norte de Portugal.

A maioria dos 87 habitantes de São Miguel do Pinheiro, situada na região do Baixo Alentejo, no concelho de Mértola, são idosos que nunca gozaram férias "fora de portas" ou viajaram por mais de um dia. O "sonho" dos habitantes de conhecer a região do Minho e a cidade do Porto será concretizado nos próximos dias 5 e 6 de Março, através do projeto "Aldeia dos Sonhos", da Fundação INATEL.

A Câmara Municipal de Mértola refere, na candidatura apresentada ao projeto, a unanimidade por parte da população em visitar a zona norte do país pelo facto de ser “a região mais distante geograficamente do seu local de origem e com características paisagísticas bem diferentes do Alentejo”.

O programa da viagem inclui visitas ao Santuário Bom Jesus de Braga e ao centro de Viana do Castelo. Será feito um percurso em funicular em direção ao Santuário e Miradouro de Santa Luzia, com direito a um jantar em quinta típica minhota com espetáculo de animação regional.

Na cidade do Porto, o circuito inclui um passeio pela baixa da cidade, uma visita guiada à Casa da Música e à Igreja e Torre dos Clérigos, assim como uma prova de Vinho do Porto no ambiente das típicas caves do Douro.

A experiência completa-se com uma estada no INATEL Cerveira Hotel, em regime de pensão completa.

O Projeto “Aldeia dos Sonhos” realiza sonhos de natureza turística, cultural e desportiva das populações mais isoladas do país que, de outra forma, não teriam possibilidade de os realizar.

Segundo a Fundação INATEL, o projeto tem como objetivo a sensibilização para a importância da salvaguarda do património cultural - material e imaterial - das aldeias históricas portuguesas, assim como a atribuição de maior notoriedade a pequenas localidades, designadamente com visitas turísticas organizadas.

Por ser uma "Aldeia dos Sonhos", São Miguel do Pinheiro, além de realizar a sua "viagem de sonho" vai passar "a figurar no mapa turístico" da Fundação INATEL, sendo integrada no circuito de programas turísticos da instituição, como o "Turismo Sénior" ou o “Turismo para Todos”.

Paulo Lopes
Assessoria de Comunicação
T. 210 072 377 | Tlm. 961 243 346 | plopes@inatel.pt
______________________________
logos-mail_INATEL-fund

Nenhum comentário:

Postar um comentário