terça-feira, 22 de março de 2016

BANCO DE PORTUGAL RECUSA ENTREGAR AVALIAÇÃO SOBRE O CASO BES


 
Banco Central Europeu
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal
O Banco de Portugal rejeitou um pedido de deputados de PS, Bloco de Esquerda e PCP, que solicitaram ao supervisor o relatório de avaliação sobre a sua actuação no âmbito do caso BES.
O requerimento dos deputados prende-se com a Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso Banif, processo que já levou o Banco de Portugal (BdP) a facultar diversa informação confidencial, e a recusa foi denunciada por Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda.
O BdP recusa entregar aos deputados o relatório que a própria entidade supervisora solicitou para avaliar a sua actuação no caso BES, argumentando com o “sigilo bancário”, de acordo com o Diário Económico.
O relatório, elaborado pela Boston Consulting Group (BCG), avalia a actuação do BdP no caso que levou à resolução do BES. As conclusões desta auditoria foram divulgadas, mas o seu conteúdo concreto não, sob a justificação do “dever de confidencialidade”, cita o DE.
Argumentos que não satisfazem os deputados, nomeadamente Mariana Mortágua, entendendo os bloquistas que este relatório é “fundamental” para proceder a uma “avaliação integrada” da actuação do BdP, conforme refere o DE.
Os deputados acreditam que o documento pode conter nota de alguma “falta grave” do BdP, o que abriria o caminho a uma saída legítima do governador Carlos Costa, conforme é pretensão da maioria parlamentar de Esquerda.
Fonte:ZAP
Comentário: afinal quem este sujeito para recusar a entrega dos documentos aos deputados? Não são por acaso eles que aprovam as leis na dita casa da democracia? enquanto existirem neste País uns míseros senhores a julgarem-se donos disto tudo, não se vai a lado nenhum.
Pratica-se o que se quer, não se prestam contas, não se assumem responsabilidades pelos actos que arruinaram o País e, como tudo isso e mais alguma coisa não fosse o bastante, goza-se com os eleitos pelo povo. BASTA! CHEGA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário