terça-feira, 22 de março de 2016

Bruxelas sob ataque. Dezenas de mortos e feridos

 Três explosão em Bruxelas levaram o país a elevar o alerta terrorista para nível máximo.

A cidade de Bruxelas acordou, esta manhã, sob aquele que será mais um ataque terrorista de larga escala.
O aeroporto de Zaventem, na capital Belga, foi alvo de duas explosões que se terão desencadeado na zona de partidas. As explosões causaram pelo menos 11 mortos e mais de 30 feridos, avança a imprensa internacional, embora não haja até ao momento confirmações oficiais destes números.
Na sequência das explosões, o aeroporto foi evacuado e todos os voos suspensos.
Testemunhas no local garantem que ouviram gritos proferidos em arábe antes da explosão. A estação belga VRT avançou entretanto que as explosões terão sido um ataque suicida.
Poucos minutos depois, também o metro de Bruxelas foi alvo de uma detonação. Uma nova explosão terá acontecido entre as estações de Maelbeek e Schuma, que se situam junto ao quarteirão onde se encontra o Parlamento Europeu. Há a confirmação de pelo menos 10 mortos. Esse número viria a subir para 15 a meio da manhã.
O edifício da Comissão Europeia, em Bruxelas, está fechado. A Sky News dá conta de que os funcionários que ali se encontram estão proibidos de sair. Quem ainda não chegou, foi aconselhado a regressar a casa.
A segurança em todo o país está a ser reforçada. Na capital belga foram suspensos todos os serviços de transporte público, incluindo metro e comboios. Os museus foram encerrados, bem como escolas e a Universidade da cidade.
As autoridades belgas elevaram o alerta terrorista para o seu nível máximo.
Na sequência dos ataques, também a Alemanha e França terão reforçado a sua segurança, sobretudo nos aeroportos.
As explosões hoje ocorridas acontecem quatro dias depois de Salah Abdeslam, principal cúmplice dos ataques de Paris, ter sido detido na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário