terça-feira, 22 de março de 2016

360º - Bruxelas acorda com explosões, mortos e feridos

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaBruxelas está em estado de alerta total. Houve duas explosões na zona das partidas do aeroporto de Zavantem, perto das 8 horas da manhã. Pouco depois, nova explosão na estação de metropolitano de Maelbeek, que fica perto das instituições europeias (entretanto, todas as estações de metro foram encerradas). Notícias não confirmadas falam em vários mortos (a Reuters refere 13) e feridos. Tudo está a acontecer neste momento e o Observador já abriu um liveblog para seguir as notícias ao minuto. Clique aqui.

As ações do BPI foram suspensas pela CMVM até que seja divulgado um "facto relevante" para o banco. Tudo está relacionado com as negociações entre os espanhóis do CaixaBank e Isabel dos Santos.

Informação relevanteDaqui a poucos dias, a 4 de abril, quatro juízes do Tribunal Constitucional vão chegar ao fim dos seus mandatos. E em julho acontece o mesmo ao seu presidente. Como os substitutos precisam de dois terços dos votos no Parlamento para serem eleitos, isto quer dizer que a realidadevai mesmo obrigar PS e PSD a entenderem-se. Aliás, explica a Rita Tavares, dos cinco juízes que vão deixar o Constitucional três tinham sido indicados pelos socialistas e dois pelos social-democratas.
Há mais cargos para preencher que obrigam ou podem obrigar a conversas entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Tome nota: Conselho Económico e Social, Conselho Superior de Magistratura, Provedor de Justiça, Banco de Portugal, Parpública, CMVM, Caixa Geral de Depósitos e Tribunal de Contas.
Com tudo isto e o mais que se conhece, valerá a pena voltar a falar em pactos de regime? O Miguel Santos foi procurar a resposta.

Depois das críticas de Passos Coelho, o PS veio defender a intervenção de António Costa na banca. O primeiro-ministro encontrou-se com Isabel dos Santos para falar sobre o BPI e o BCP e João Galamba, secretário nacional dos socialistas, acha que o país está "a pagar caro" pelo facto de Passos Coelho não ter feito o mesmo.

Vamos agora à ronda Marcelo, que se tornou obrigatória desde as eleições. O novo Presidente da República quebrou ontem novamente o protocolo, ao dar uma "volta olímpica" de agradecimento aos populares que estavam a assistir às cerimónias militares em Mafra (tudo isto ao som de "Mar-ce-lo, Mar-ce-lo!"). E por estes dias vai passar a Páscoa a Celorico de Basto, mas leva consigo o Orçamento do Estado. O Presidente já anunciou que fala ao país sobre o assunto até ao fim do mês.

Barack Obama teve um dia cheio em Cuba (com muitasfotos para a História). Reuniões, homenagens e uma conferência de imprensa conjunta com Raúl Castro. A frase que fica do Presidente americano é: "O embargo vai acabar, não sei quando". E a frase que fica do líder cubano é: "Digam-me o nome dos presos políticos". Bem, já que pergunta, pode ler o nome de alguns aqui.

Confirmou-se: a Apple vai mesmo lançar um iPhone mais pequeno e mais barato. Com quatro polegadas, será três vezes mais rápido do que um iPhone 5S e o preço começará nos 399 dólares (cerca de 350 euros). Tim Cook também anunciou um novo iPad Pro, com uma versão em rosa e o preço a começar nos 599 dólares. Ontem, o Observador seguiu o anúncio das novidades num liveblog especial, que pode ler aqui.

Um dos suspeitos da operação Lava Jato, que investiga a corrupção no Brasil, foi preso num apartamento de luxo em Lisboa. Detalhe: Raul Schmidt Felippe Junior temdupla nacionalidade, brasileira e portuguesa, e, por isso, poderá ser difícil extraditá-lo. Segundo o Público, foram-lhe apreendidas centenas de obras de arte em casa.
Já hoje, o Governo brasileiro pediu a anulação das escutastelefónicas na investigação a Lula da Silva por poderem pôr em causa a "sobrania nacional".
A crise no Brasil já foi comparada à série de televisão "House of Cards", onde se mostra tudo o que a política americana tem de pior. Por isso, o jornal Folha de S. Paulo decidiu fazer uma pequena série documental de três (curtos) episódios chamada"House of Lula", onde se narra tudo o que tem acontecido no país. O Observador divulga a série para Portugal e pode ver aquios três episódios (todos muito, muito bons).

Apesar dos pedidos do ministro da Economia, oito em cada dez camiões portugueses estão a abastecer em Espanha por causa dos preços mais baixos. A informação é da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, que representa associados com cerca de 15 mil camiões.

Depois do grande acidente na A12  a 2 de dezembro, com um choque em cadeia e um morto que só foi encontrado horas depois, foi elaborado um relatório pela Autoridade Nacional de Proteção Civil - e isso é normal. O problema é que o documento apresentava "incongruências" e teve de ser refeito. O assunto está a ser discutido no Parlamento.

Ontem, partes de Lisboa ficaram cobertas de branco e centenas de pessoas começaram imediatamente a tirar fotografias. O Observador juntou as melhores num artigo muito partilhado pelos leitores (e até tem uma de um adepto do Benfica bastante dedicado).

Os nossos EspeciaisFernando Carvalho Rodrigues, o pai do satélite português, deu ontem a sua última aula na universidade. O Observador assistiu a tudo e o João Pedro Pincha e a Vera Novais entrevistaram-no. Falaram sobre tudo: sobre a sua paixão por barcos, sobre os problemas do mundo, sobre as semelhanças físicas com Luciano Pavarotti e, claro, sobre o PoSAT.

A lista foi feita pela revista Economist e junta os dez maiores perigos para a economia global. O Edgar Caetano dá osdetalhes numa fotogaleria que tem de conhecer.

A Joana Emídio Marques foi olhar para a nova moda dos muitos festivais literários que se realizam em Portugal e pergunta: "Para quem(m) serve um Festival Literário". Só em 2016 serão trinta.

Notícias surpreendentesHoje, o cometa P/2016 BA14 (não é muito fácil fixar o nome)vai fazer a maior razia à Terra desde o século XVIII - estará a 3,5 milhões de quilómetros de nós. Parece muito, mas fica mesmo aqui ao pé.

Estas fotografias têm água, muita água. São as 45 paisagens mais bonitas do mundo dominadas pela água. Como pode confirmar quando tiver um minuto de tempo livre, há lagos, cataratas, fiordes e praias.

Durante um concerto, Rihanna fez o velho número de pôr um microfone à frente de um fã durante uma música, mas, claramente, não estava preparada para o que ouviu. Parece que o homem sabe cantar mesmo bem.

Boas notícias na cultura: José Pedro Croft vai representar Portugal na Bienal de Arte de Veneza e, cá em Portugal, o Pedro Esteves sugere-lhe sete concertos para ver esta semana.

É uma casa onde se fica fora do mundo, para fazer um detox digital. O projeto Offline, na praia da Arrifana, na costa vicentina, foi um dos vencedores do polémico projeto VEM, que pretende ajudar ao regresso de portugueses que estão no estrangeiro e querem implementar boas ideias. E vai inaugurar agora. Os hóspedes deixam os gadgets todos à porta.
Regresso agora ao começo. A manhã está a ser de caos, tensão e medo em Bruxelas, com várias explosões no aeroporto e no metropolitano. O Observador está a seguir tudo ao minuto.
Até já.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário