terça-feira, 19 de abril de 2016

360º - Banca e mais banca: depois do BPI, outra vez o Banif

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaJá se sabe: dia em que não há polémica com um banco não é dia nem é nada. Ontem, adormecemos com o BPI; hoje, acordamos com o Banif. Às 9h30 começa a primeira de duas das audições mais quentes da Comissão de Inquérito ao caso (e o Observador vai acompanhar tudo em direto, numa transmissão em vídeo e num liveblog). Carlos Costa é ouvido pelos deputados e vai ter de falar sobre a ata do BCE onde o Banco de Portugal aparece a pedir uma limitação ao financiamento do Banif.
Às 11h30 é a vez de Mário Centeno, que vai explicar se afinal mentiu ou não mentiu na última vez em que esteve no Parlamento. A cena foi a seguinte: o deputado do PSD Miguel Morgado perguntou-lhe se alguma vez tinha feito diligências "para persuadir as entidades europeias a resolver este assunto com o Santander". A resposta do ministro foi "não" e, pouco depois, o PSD divulgou um email em que Mário Centeno pede ajuda ao Conselho de Supervisão do BCE para desbloquear a venda aos espanhóis.
Até parece que Carlos Costa e Mário Centeno têm um alvo desenhado na testa, não é? E têm mesmo. Num trabalho especialpublicado ontem à noite no Observador, a Ana Suspiro e a Margarida Peixoto alinham os alvos - além destes dois, há ainda Maria Luís Albuquerque e as instituições europeias - e explicam quem ataca quem. É um artigo instrutivo.

A explosão de um carro armadilhado no centro de Cabul matou dezenas de pessoas hoje de manhã. Há dias, os talibãs, que já reivindicaram o atentado, tinham avisado que iam dar início a uma "ofensiva de primavera".

O Benfica venceu o Vitória de Setúbal por 2-1, depois de ter começado a perder o jogo com um golo supersónico aos 14 segundos. Como explica o Tiago Palma na crónica do jogo, "a última vez que o Benfica sofreu um golo na (velhinha) Luz com menos de um minuto de jogo foi nos idos de 1960, quando o argentino Diego Arizaga marcou para o rival Sporting". A luta pelo título vai andar nisto até ao fim.

Informação relevanteVoltando à banca (tem que ser, desculpem). Depois das negociações falhadas com Isabel dos Santos, o CaixaBank já formalizou a OPA ao BPI, ao mesmo tempo que a Comissão Europeia escreveu num relatório divulgado ontem que a exposição da banca portuguesa a Angola "tornou-se um peso".
De toda a polémica, sobrou uma dúvida. Ontem, em Paris, António Costa jurou que o decreto-lei da desblindagem da banca que permitirá resolver este impasse não foi feita à medida do BPI. Mas o Presidente da República admitiu que o diploma ficou no congelador - a expressão foi "retido" - precisamente à espera do que acontecesse no BPI. Ou seja: não foi feito à medida, mas, por feliz coincidência, tem as medidas certas.

O último relatório da Comissão Europeia sobre Portugal pede ao governo que consiga mais mil milhões de eurospara que o défice seja controlado, mas António Costa diz que não é preciso. De acordo com o executivo, os dois primeiros meses do ano estão a correr tão bem que até há um excedente orçamental. Esta quarta-feira, os funcionários públicos vão ter mais uma reposição salarial de 25%.
No mesmo documento, a Comissão Europeia critica o aumento do salário mínimo, argumentando que essa medida vai levar a uma subida do desemprego de longa duração.

O novo mapa judiciário, implementado pelo anterior governo, está a funcionar? A pergunta foi feita pela TSF, tendo em conta que o assunto vai ser debatido amanhã no Parlamento, e a resposta é a seguinte: sim, segundo o Conselho Superior da Magistratura; não, segundo o Sindicato dos Funcionários Judiciais; e não, segundo o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público. Ficou esclarecido?

O preço dos combustíveis vai baixar. Quer dizer: vai baixar, mas só em zonas que façam fronteira com Espanha; e só em três dessas zonas, que ainda estão por definir; e só para veículos que façam transportes internacionais; e só para camiões com mais de 35 toneladas.

Passando a fronteira para Espanha: o El Pais noticia que Madrid vai ter mais um ano - ou talvez dois - para cumprir as metas do défice. O acordo terá sido obtido em Washington num encontro entre o ministro Luis de Guindos e o comissário Pierre Moscovici.

No Brasil, só se fala em traidores. Ao fim de 20 horas, que usou para recuperar o fôlego depois da derrota na Câmara dos Deputados, Dilma Rousseff explicou ao país, falando do vice-presidente Michel Temer, que "a sociedade não gosta de traidor, porque cada um de nós sabe também a injustiça e a dor que se sente quando se vê a traição no ato". A Presidente disse ainda que a luta vai ser "demorada", mas talvez esteja enganada - segundo o jornal O Globo, já há quem peça um processo "rápido" no Senado,para evitar a "paralisia".
Ainda sobre a votação na madrugada de domingo na Câmara dos Deputados, também se fala sobre os "traidores" que mudaram de campo e apoiaram o impeachment. Foi uma sessão inesquecível, como pode ver neste vídeo de 1.23 minutos. É o samba do "Tchau querida".

Ontem, os Panama Papers chegaram a Angola. Um artigo do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação publicado pelo Expresso e pela TVI levanta dúvidas sobre o Fundo Soberano de Angola, gerido por José Filomeno de Sousa dos Santos, filho de José Eduardo dos Santos.

Foram anunciados os vencedores dos prémios Pulitzer. A quem levanta dúvidas sobre se o jornalismo ainda tem valor, basta olhar para o vencedor da categoria "Serviço Público". Uma reportagem da The Associated Press sobre a exploração de trabalhadores da indústria do peixe e marisco no sudeste asiáticoprovocou a libertação de quase dois mil escravos.

Os nossos EspeciaisA Turquia é o país com mais refugiados no mundo. E todos querem fugir de lá. O João de Almeida Dias explica porquê: há trabalho infantil, abusos sexuais e exploração.

Lídia Jorge tem um novo livro, "O Amor em Lobito Bay",e aproveitou o lançamento para dar uma entrevista de vida ao Observador. Lembra, por exemplo, este episódio de um país que já não existe: "As pessoas não se queriam sentar ao pé da minha mãe por ser divorciada".

Notícias surpreendentesHá pessoas que coram até para dizer bom dia. E há várias razões para isso. A Carolina Santos explica quais num artigo que ontem foi muito partilhado pelos leitores do Observador.

Maria Amélia, que ganhou 43 milhões de euros no Euromilhões, decidiu usar 200 mil para comprar um Maserati.Foi dinheiro bem gasto, tendo em conta que o airbag do carro ajudou-a a sair sem ferimentos - "Nem uma unha estraguei" - de um acidente durante uma ultrapassagem. A notícia é do JN.

Há quase 25 anos, a princesa Diana sentou-se sozinha num banco, na Índia, com o Taj Mahal em fundo, para mostrar que o seu casamento tinha chegado ao fim. Agora, William e Kate, que vão comemorar cinco anos de casamento, sentaram-se no mesmo sítio - e toda a gente pôs as duas fotos lado a lado.

É já a 1 de maio que o Out Jazz regressa aos jardins de Lisboa e Cascais. O festival, que faz agora dez anos, é gratuito - só precisa de aparecer, sempre às 17h. O programa está aqui.

Acaba de abrir no Porto um restaurante onde se cozinha com seis madeiras diferentes (nada de carvão). A Sara Otto Coelho foi ao Achas na Fogueira para contar tudo sobre este novo projeto do franco-argelino Younes Aouidat.

E, agora, o momento "Tão querido..." do dia. Um vídeo que se tornou viral mostra um velhinho a andar na rua com uma bengala na mão direita e a trela de um cão na esquerda. O senhor anda muito, muito devagar, e o cão - o cão mais paciente do mundo - acompanha-o, sem pressa.

Aqui, no Observador, vamos estar todo o dia a atualizar todas as notícias. Veja ver as últimas novidades sempre que tiver algum tempo.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário