sexta-feira, 15 de abril de 2016

Hora de Fecho: Novo secretário de Estado foi criticado pelo MP

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
GOVERNO 
João Paulo Rebelo foi constituído arguido num inquérito-crime por causa de decisões tomadas como presidente da Movijovem. O Ministério Público ilibou-o em 2015 mas também criticou a sua gestão.
PRIMEIRA LIGA 
O futebol da Primeira Liga vai passar a ter todos os seus jogos transmitidos em direto pela televisão a partir da próxima temporada.
CASO BANIF 
A comissão de inquérito ao Banif aprovou as audições de Mário Centeno, Carlos Costa e Vítor Constâncio. Inicialmente agendada para dia 19, as audições foram adiadas - Carlos Costa não está em Portugal
PARLAMENTO 
Depois da sua semana "horribilis", António Costa respondeu sobre o Banco Mau e as "falhas" atribuídas ao governador e remeteu decisões para o resultado do inquérito ao Banif. Afastou a subida do IVA.
DEBATE QUINZENAL 
Costa ouviu críticas e perguntas difíceis do BE, mas o PCP foi mais suave. O PM admitiu que o crescimento económico ia ser mais fraco. E prometeu não aumentar o IVA.
CRISE POLÍTICA NO BRASIL 
A Câmara dos Deputados brasileira já começou a discutir o impeachment de Dilma e no domingo há votação. O processo é muito complexo e Dilma não sairá tão cedo. Explicamos tudo.
LISBOA 
O ministro da Educação chegou atrasado a uma audição parlamentar e quando chegou à reunião desculpou-se, com queixas para a falta de preparação da cidade de Lisboa para enfrentar dias de chuva.
ANTÓNIO COSTA 
O homem escolhido por António Costa é obrigado a sigilo profissional, que dura até cinco anos depois de terminado o contrato. A relação pode terminar a qualquer momento, sem direito a indemnização.
GOVERNO 
Em 2012, um acórdão do Pleno do Supremo Tribunal Administrativo anulou a promoção a embaixador do atual ministro da Cultura. Mas o Governo vem agora reiterar que Castro Mendes é embaixador.
HISTÓRIA 
Partiu de Southampton a caminho de Nova Iorque, mas em cinco dias tornou-se o maior desastre marítimo em tempos de paz. Recorde as últimas horas de Titanic, um monstro afogado há 104 anos.
Opinião

Rui Ramos
Na crise dos refugiados, Portugal tem sido poupado. Não é um ponto de passagem, nem de chegada. Por isso, e ao contrário do que deu a entender António Costa na Grécia, não tem lições a dar à Europa.

Miguel Tamen
A troca de opiniões é considerada um bem dos maiores e uma actividade nobre. Mas dada a oportunidade de nos expressar, todos acabamos por dizer coisas muito parecidas sobre quase todos os assuntos.

José Pinto
Costa vive noutra circunstância. Está à frente. Sabe que basta ter amigos bem preparados, altruístas ou patriotas. Uma forma revisitada de mecenato. A democracia representativa nunca mais será a mesma

João Almeida Lopes
Nem todos saberão que os medicamentos são a tecnologia de Saúde mais poderosa e sofisticada disponível na sociedade, assumindo um papel central no desempenho global dos sistemas de saúde.

Paulo Trigo Pereira
Ainda estamos longe de perceber o balanço que será feito em 2050 não apenas sobre o número, também sobre a qualidade das actuais democracias. Mas já são claras as principais ameaças a ultrapassar.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário