sexta-feira, 15 de abril de 2016

Serviços de Informações brasileiros confirmam ameaça do Estado Islâmico

Imagem:veja.abril.com.br
A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) confirmou hoje que uma ameaça terrorista feita na rede social Twitter em novembro do ano passado foi publicada por um terrorista francês que aparece em vídeos do Estado Islâmico a decapitar sírios.

Num comunicado divulgado ontem, a ABIN refere que o diretor do Departamento de Contraterrorismo, Luiz Alberto Sallaberry, deu essa confirmação na quarta-feira, quando discursava sobre ameaças terroristas aos Jogos Olímpicos Rio 2016, na Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa (LAAD Security), no Rio de Janeiro.

"O diretor relatou que a ABIN já havia confirmado, em Novembro de 2015, a autenticidade do perfil do Twitter em que o francês Maxime Hauchard, membro do grupo radical Estado Islâmico, afirma que o Brasil seria o próximo alvo", segundo o documento.

"Brasil, vocês são o nosso próximo alvo. Podemos atacar esse país de merda", lia-se na conta no Twitter do jovem, de 22 anos.

A mensagem foi publicada uma semana após os atentados ocorridos em Paris, que provocaram 129 mortos e dezenas de feridos, mas a conta na rede social foi entretanto suspensa.

Luiz Alberto Sallaberry também informou que "a probabilidade de o país ser alvo de ataques terroristas foi elevada nos últimos meses, devido aos recentes eventos terroristas ocorridos noutros países e ao aumento do número de adesões de nacionais brasileiros à ideologia do Estado Islâmico".

O mesmo responsável deu ainda conta de ações levadas a cabo pela ABIN para evitar eventuais ataques, como o "intercâmbio de informações com serviços estrangeiros, formação de profissionais de setores estratégicos e trabalhos com órgãos pertencentes do Sistema Brasileiro de Inteligência".

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, onde participam 10.500 atletas de 206 países, decorrem de 05 a 21 de Agosto.

Fonte:Lusa


Nenhum comentário:

Postar um comentário