sábado, 16 de abril de 2016

O HOMEM NA SOCIEDADE – Cada homem tem muitos irmãos.

22 – Cada homem tem muitos irmãos.
 
imagem:pt.slideshare
 «O diálogo fraterno entre os homens só se realiza ao nível da comunidade das pessoas, que exige o mútuo respeito da sua plena dignidade espiritual» (G.S. 23). A propósito do diálogo – forma de educação e apostolado – lê a 1ª. Encíclica de Paulo VI, Ecclesiam suam. Não adiantam discussões. A oposição ou antí-tese tem uma tem uma função purificadora. Não sejas dogmatista. Não sejas catavento. Compreensivo, mas firme e lúcido.
«A natureza social do homem torna claro que o processo da pessoa humana e o desenvolvimento da própria sociedade estão em mútua dependência». (G.S. 25). Quer dizer que o homem é o agente e o beneficiário da organização e do progresso da sociedade. Mediante instituições, associações e outras actividades comuns. Todo o homem tem dimensão política. Todo o cristão é cidadão; deve ser melhor cidadão. Não te dividas, embora consideres diferentes a ordem sobrenatural e a ordem temporal. És um todo. Pela graça és mais homem. Mais responsável.

Põe os óculos do optimismo e da pureza e verás menos defeitos, serás mais compreensivo, mais humano, mais feliz.


 Por Ferreira E. Silva
Princípios de uma antropologia, Pagª. 32, 2ª. Edição

«Não tenhas duas vidas, não mostres duas faces. Sê o mesmo em toda a parte e em todas as circunstâncias. Sê responsável». 

Nenhum comentário:

Postar um comentário