terça-feira, 24 de maio de 2016

Região autónoma na Papua-Nova Guiné marca data de consulta sobre independência

Sydney, 23 Mai (Lusa) -- O referendo sobre a independência da região autónoma de Bougainville, na Papua-Nova Guiné, vai celebrar-se a 15 de junho de 2019, informaram hoje os meios de comunicação locais.

A data foi acordada pelo governo e pela região durante uma reunião celebrada a semana passada em Port Moresby, segundo a cadeia australiana ABC.

A consulta de independência devia celebrar-se antes de 2020, segundo o acordo de paz que pôs fim a uma década de conflito armado entre Bougainville e o governo da Papua-Nova Guiné.

"Com esta data já acordada, podemos planificar os passos requeridos para celebrar o referendo, assim como o tempo, o financiamento e o pessoal necessário para levar a cabo cada passo", disse o presidente de Bougainville, John Momis, ao diário Post Courier.

O governo da Papua-Nova Guiné tinha-se comprometido a financiar os preparativos do referendo e espera que a decisão suponha a entrega total de todas as armas nesta região.

O conflito independentista de Bougainville estalou em 1989, quando os proprietários indígenas das terras ocupadas por uma gigantesca mina de cobre australiana ergueram armas depois de se negarem a receber compensações por danos ambientais causados pela exploração.

A violência motivou a intervenção do exército em defesa dos interesses da companhia mineira, principal fonte de receitas do país.

O conflito, que terminou com a assinatura em 2001 dos acordos de paz, custou 20.000 vidas - dez por cento da população - e a deslocação de 15.000 pessoas para campos de refugiados e para as vizinhas Ilhas Salomão.

A ilha de Bougainville pertence geograficamente ao arquipélago das Ilhas Salomão, das quais se distancia apenas sete quilómetros, contra os mais de 760 quilómetros que a separam da Papua-Nova Guiné.

CZA/APN // APN
Publicada por TIMOR AGORA

NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário