quinta-feira, 14 de julho de 2016

“Noites tropicais” e temperaturas até 42ºC nos próximos dias

Os próximos dias vão ficar marcados por temperaturas até 42ºC, pouco vento e "noites tropicais, alertou esta quarta-feira o Instituo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Numa nota enviada às redações, o IPMA revela que uma "massa de ar muito quente e seco" irá chegar ao nosso país a partir desta quarta-feira, o que vai provocar um aumento generalizado das temperaturas, pelo menos, até ao dia 20 de julho.
"A temperatura máxima irá registar valores superiores a 30º C em praticamente todo o território, podendo atingir valores de 38 a 42º C em especial nas regiões do interior. A temperatura mínima irá registar também valores elevados, sendo que em alguns locais serão da ordem de 20º C ou superiores (noites tropicais)", revela o comunicado do IPMA.
"O céu estará em geral limpo e o vento irá diminuir de intensidade, soprando em geral fraco do quadrante leste, exceto no litoral onde durante a tarde, se fará sentir a brisa marítima", informa ainda o instituto.
Neste contexto, a DGS "recomenda a adoção de medidas gerais de prevenção destinadas à população em geral e medidas específicas para pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor", nomeadamente bebés e crianças pequenas, idosos, doentes crónicos, praticantes de desporto e pessoas isoladas e em carência económica e social.
Assim, para "se proteger dos efeitos negativos do calor intenso" a DGS recomenda que as pessoas se mantenham hidratadas, protegidas do calor e com a casa fresca.
Para quem tem problemas de saúde, a DGS aconselha a estar especialmente atento e protegido.
Segundo a página da DGS é igualmente importante estar em contacto e atento aos outros, bem como manter-se informado.
Fonte: JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário