Nota Informativa da Câmara Municipal de Mira
A Câmara Municipal de Mira enviou esta quarta-feira, dia 13 de Julho, os parabéns às atletas portuguesas que conquistaram medalhas no Europeu de atletismo de Amesterdão, lembrando que a preparação de Sara Moreira, Jéssica Augusto e Dulce Félix decorreu na Praia de Mira.
“É com grande satisfação que vemos as três atletas a alcançarem grandes resultados no europeu de atletismo. O tempo que passam em Mira a preparar as suas provas, faz com que se sinta de perto estes grandes feitos. Mira é a casa delas durante grande parte do ano”, explica o edil mirense, Raul Almeida, prometendo que o concelho vai continuar a investir para se tornar “uma referência no acolhimento de atletas de alta competição”.
O autarca refere que “Mira é um espaço de eleição para a preparação dos atletas de meio fundo e fundo” e acrescenta que a qualidade do ar, a pressão atmosférica, o clima temperado marítimo e a qualidade das pistas que passam dentro da mata e circundam as lagoas “fazem com que este local tenha condições ideais para o treino destes atletas”.
A medalha de prata nos 10 mil metros conquistada pela atleta Dulce Félix, e o título da selecção feminina na meia maratona, onde Sara Moreira se tornou campeã da Europa arrecadando a medalha de ouro e Jéssica Augusto o bronze, “foram motivos de grande satisfação e alegria para as gentes de Mira”, reforça Raul Almeida, lembrando que a partir de domingo voltam a reunir-se em estágio no concelho os atletas que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A juntar às condições naturais do concelho para este tipo de estágios, Raul Almeida acrescenta o trabalho especializado na área da fisiologia do exercício, feito sob a orientação de Amândio Santos, fisiologista e professor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC), “que permite aos atletas, e sobretudo aos seus técnicos, perceber o estado de forma dos seus atletas e ao mesmo tempo reajustar as intensidades correctas para o trabalho diário”.
Os atletas são acompanhados diariamente desde a alimentação, a sua composição corporal e estado de desenvolvimento dos parâmetros fisiológicos fundamentais aos altos níveis de performance, acrescenta o autarca.
“Vai ser um período muito importante para fazer a última fase de preparação e afinar os últimos pormenores. Mira vai saber receber estes atletas e proporcionar-lhes as melhores condições de treino de conforto e de tranquilidade para que toda a preparação seja feita com vista à concretização dos objetivos determinados para cada um dos nossos atletas olímpicos”, promete o fisiologista Amândio Santos.
Imagem: Getty Images