terça-feira, 30 de agosto de 2016

360º - O Brexit pode ser uma oportunidade para a UE? Vítor Bento defende que sim. E ainda a nova vitória de Guterres na ONU e o dia decisivo de Dilma

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
António Guterres ficou ontem à noite novamente em primeiro lugar numa votação informal para a escolha do próximo secretário-geral da ONU. Mas a coisa não está resolvida (longe disso). Na primeira votação, não teve nenhum voto de "desencorajamento"; no segundo, teve dois; e, agora, três. Isso não deve fazer ninguém arrancar os cabelos, excepto se um dos votos contra for da China, da Rússia, da França, do Reino Unido ou dos Estados Unidos. É que o candidato vencedor tem que ter o apoio unânime dos cinco membros do Conselho de Segurança. Como a votação é secreta, não sabemos se algum dos votos conta Guterres é fatal. Seja como for, a eleição terá que estar terminada até ao final do ano.

Dilma Rousseff esteve a defender-se no Senado brasileiro durante a madrugada. Foi um dia longo, muito longo, que se prolongou por mais de 12 horas. A Presidente afastada reforçou a tese do impeachment como "golpe de Estado", defendeu novamente um referendo para novas eleições e, no meio disso, atacou e contra-atacou os adversários. O Milton Cappelletti resumiu aqui os três momentos de um dia histórico para o Brasil. Hoje, a sessão é retomada às 14h e o dia será igualmente interminável - a votação final está prevista para a madrugada de quarta-feira.


Informação relevante
Assunção Cristas falou ontem sobre a polémica que coloca a Igreja contra o Governo por causa da cobrança do IMI e (sem surpresa) colocou-se do lado dos católicos. Num post no Facebook, acusou os socialistas de desrespeitarem a Concordata e de quererem tributar "conventos, salas de catequese, e até casas mandadas construir para alojar pessoas sem recursos".

Os partidos da direita estão a preparar-se para o regresso ao combate político. A Universidade de Verão do PSD começou ontem, e a Escola de Quadros do PSD arranca na quinta-feira. Além de política, os "laranjinhas" vão falar de futebol, com o seleccionador Fernando Santos, e de humor, com o comediante César Mourão.

Marcelo Rebelo de Sousa foi ontem às Desertas Grandes e prepara-se para fazer hoje mais uma demonstração da soberania portuguesa nas Selvagens. Não correu como planeado: o mar agitado e o vento forte apenas permitiram o transporte do Presidente e de uma comitiva reduzida às Desertas. Apesar de tudo, Marcelo mostrou desenvoltura. Ao embarcar na lancha da Marinha, vestido com calças e casaco impermeáveis, incentivou: “Vamos embora”. Segundo a descrição presidencial, o regresso, com vento a favor, foi feito "a surfar".

O embaixador do Iraque mandou entregar um ramo de flores e um cartão pessoal no Hospital de Santa Maria, onde está internado Rúben Cavaco, espancado em Ponte de Sor pelos dois filhos do diplomata. O objetivo terá sido solidarizar-secom os pais do jovem de 15 anos.

Uma equipa da Universidade de Coimbra desenvolveu uma vacina para a hepatite B em forma de spray nasal. O anúncio foi feito ontem. Os investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra trabalharam em colaboração com a Universidade de Genebra.

E assim acaba, definitivamente, a hipótese de aprovação de um acordo de comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos: o secretário de Estado do Comércio de François Hollande anunciou numa entrevista que a França retirou o seu apoio político às negociações e vai exigir o fim.

Esta manhã, no Observador, Rui Ramos escreve sobre o anunciado fim do TTIP e não mostra grande optimismo: "Andamos sempre à procura de paralelismos com a década de 1930. Pois se houve algo que caracterizou esses anos, foi o encerramento dos países atrás de protecionismos e restrições à imigração. Não foi uma época feliz. Para muitos, a perda da liberdade de circular acompanhou a perda da liberdade em geral. E tudo começou assim, com políticos a anunciar a populações ansiosas que não se 'submeteriam' às 'exigências' de outros".

A União Europeia deve hoje declarar ilegais os benefícios fiscais dados à Apple na Irlanda. A decisão é pesada: a empresa terá que devolver centenas de milhões de euros à Irlanda. E é irónica: a Irlanda não quer receber esse dinheiro. Simplesmente, a União Europeia entende que os benefícios fiscais dados à Apple violam a concorrência. A decisão final é anunciada hoje às 11 horas.

É um dos maiores vulcões da Islândia e está a dar sinais de vida. Uma série de sismos registados ontem está a alertar os cientistas para uma possível erupção do Katla. Para ter uma ideia do que pode estar em causa, basta dizer que o Eyjafjallajökull (que apesar do nome impronunciável provocou problemas no tráfego aéreo mundial há pouco tempo) tem uma cratera com menos de quatro quilómetros, enquanto a do Katla chega aos dez.


Os nossos Especiais para ler no verão

O Brexit pode ser uma oportunidade para a União Europeia? Num ensaio para o Observador, Vítor Bento defende que sim: "Iluminado o caminho e eliminado o papão que guarda a porta, à medida que o processo do Brexit vá transformando os monstros ideados em riscos concretos, o problema passará do campo da imaginação para o campo da razão. Pelo que, a não ser que a iluminação do terreno desconhecido desvele perigosos alçapões, a saída da União Europeia passará a ser uma opção racional no cálculo dos interesses dos restantes membros, e o caminho de entrada deixará de ser visto como via de sentido único".

São dez inovações que já estão a mudar o mundo.Aconteceram na saúde, na eletrónica, no comércio e na energia. O Edgar Caetano explica como a nossa vida se tornou melhor por causa destas descobertas.


Notícias surpreendentes

O ator Gene Wilder morreu ontem. Se não está a ver bem quem é, aqui vão três ajudas: Young FrankensteinThe Woman in Red e Willy Wonka (a que juntamos uma fotogaleria aqui). Tinha 83 anos e doença de Alzheimer.

Acaba de estrear nos cinemas americanos "Southside with you", que conta a história de amor entre Barack e Michelle Obama. Enquanto o filme não chega a Portugal, mostramos-lhe uma fotogaleria romântica com o Presidente americano e a primeira dama. Tem flores, beijos e mãos dadas (e ainda fogo de artifício...).

Mais um texto sobre cinema: o crítico do Observador Eurico de Barros escolheu 12 filmes que deve ver até ao fim de outubro. Há Clint Eastwood, Pedro Almodóvar e Woody Allen.

Foi há 50 anos. A 29 de agosto de 1966 os Beatles deram o seu último concerto. O concerto de Candlestick Park, em São Francisco, foi gravado de forma rudimentar - e, como lembra o João Cândido da Silva, os músicos até tiraram aquilo a que hoje chamaríamos de selfies.

Ao longo do dia de hoje, vá estando atento ao Observador. Em Brasília, continua o julgamento de Dilma Rousseff. Em Madrid, vamos ter a primeira tentativa de fazer passar um governo de Mariano Rajoy. Vamos estar a seguir tudo ao minuto.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário