quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Incêndios na Madeira: quase 60 milhões de euros de prejuízos só no Funchal

O número foi avançado à TSF pelo vereador das Finanças na Câmara Municipal do Funchal, Miguel Gouveia.

Uma semana depois dos incêndios, governo regional e central discutem os apoios que serão dados à Madeira.

A reunião está marcada para esta tarde, no Ministério do Planeamento. O governo central faz-se representar pelo secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nélson de Souza, enquanto do lado da Madeira, estarão o secretário regional das Finanças, Rui Gonçalves e Miguel Gouveia.
Miguel Gouveia, vereador das Finanças na Câmara Municipal do Funchal, diz que, entre edifícios privados e infraestruturas do Estado, os danos são muito maiores do que o inicialmente previsto. Por isso, os 32 milhões de euros da primeira conta que foi feita, também engordaram., para cerca de 59 milhões.
Quanto aos outros concelhos, nomeadamente a Calheta, Miguel Gouveia remete para o secretário regional das Finanças. Ambos vão estar na reunião desta tarde no Ministério do Planeamento, em Lisboa.
Na semana passada, a Câmara Municipal do Funchal criou uma conta bancária para recolher donativos para a reconstrução. Até agora, consegui amealhar 25 mil euros. No fim de semana, o ministro da Economia tinha também anunciado a criação de uma linha de crédito destinada a apoiar o sector do turismo.
O primeiro-ministro, António Costa, assumiu na semana passada o reforço do programa para o uso de recursos na Madeira - um programa que tem o valor inicial de 165 milhões de euros.
Resta saber quanto o Estado vai dar para ajudar na reconstrução das casas, uma verba que não é financiada por fundos comunitários.
Os incêndios na Madeira fizeram três mortos, um ferido grave e cerca de mil deslocados.


TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário