sexta-feira, 9 de setembro de 2016

360º - A dureza dos cursos dos Comandos: "Para testares uma pessoa tens de quebrá-la". Última hora: descarrilamento em Espanha faz 2 mortos

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Notícia de última hora: esta manhã, o descarrilamento de um comboio na Galiza fez dois mortos e vários feridos. A notícia está a ser atualizada aqui.

É difícil imaginar um aviso mais sério: a Coreia do Norte realizou esta madrugada um teste nuclear que causou um tremor semelhante a um sismo de 5,3 na escala de Richter. A televisão estatal está a advertir nas últimas horas que o país está pronto para “retaliar contra os seus inimigos”.

O juiz Carlos Alexandre deu ontem uma rara entrevista à SIC. Falando sobre o facto de precisar de trabalhar muito para ganhar dinheiro e pagar as suas contas, disse uma frase envenenada: "Sou o ‘Saloio de Mação’, com créditos hipotecários que tem de trabalhar para os pagar, que não tem dinheiros em nome de amigos, não tem contas bancárias em nome de amigos".

António Costa está hoje em Atenas para participar numa reunião que junta os países do sul, numa iniciativa da Grécia. O objetivo é assumir posições conjuntas dentro da UE. Mariano Rajoy mandou dizer que não pode participar porque o seu governo está em gestão.


Informação relevante
Um recruta dos Comandos morreu e outro está no hospital à espera de um transplante de fígado. O ministro da Defesa (ou o Chefe do Estado-Maior do Exército, ao que parece) mandou suspender os futuros cursos daquela unidade. Afinal, o que é que se passa dentro dos Comandos? O João Francisco Gomes, o Pedro Rainho e a Sónia Simões foram tentar perceber como funcionam os cursos e escrevem sobre um exercício chamado "carrossel", sobre as noites a dormir com música aos altos berros e sobre a ideia de que "para testares uma pessoa tens de quebrá-la". E lembram ainda a forma como, em 1993, uma série de incidentes parecidos com os desta semana levaram ao fim temporário dos Comandos.
Ontem, Marcelo Rebelo de Sousa falou com a mãe de Dylan da Silva, que está no hospital Curry Cabral, e foi visitá-lo. Hoje, irá ver os restantes militares internados.

O Governo aprovou ontem um novo código de conduta para governantes, poucas horas antes de o Parlamento discutir o chamado Galpgate. A partir de agora, ministros e secretários de Estado estão proibidos de aceitar presentes de valor superior a 150 euros. Perante uma medida tão dura, tão restritiva e tão inatacável eticamente, o que acontecerá aos três membros do governo que aceitaram o convite da Galp para irem a França ver jogos do Euro? Nada. António Costa afirmou que mantém "total confiança política nesses três secretários de Estado".

À última hora, Mário Centeno não apareceu no Parlamento e mandou em seu lugar o secretário de Estado do Tesouro para dar explicações sobre o plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos. Ricardo Mourinho Félix disse aos deputados que não vai haver despedimentos no banco, mas sim "rescisões por mútuo acordo e reformas antecipadas". Seja como for, como seguramente lembrará o PCP, são milhares de postos de trabalho que se evaporam da economia.

O ministro da Economia não está a ser claro sobre o que vai acontecer com os impostos. Numa entrevista à SIC disse que, havendo mudanças nos escalões do IRS, "a progressividade poderá afetar as classes mais altas marginalmente", mas ontem afirmou que "vamos ter dois anos de redução da carga fiscal sobre todos os portugueses". De qualquer forma, recusou sempre a hipótese de "agravamento da fiscalidade sobre a classe média" - mas não definiu o que entende por classe média.

O governo já aprovou o diploma que obriga os bancos a informar o fisco sobre as contas acima dos 50 mil euros.O objetivo é evitar a evasão fiscal. Falta o "ok" de Marcelo Rebelo de Sousa.

E como vão as coisas no PCP? Agora que acabou a Festa do Avante! e que se vai começar a preparar o congresso de dezembro, convém perguntar: há alguma hipótese de Jerónimo de Sousa sair? Tudo indica que não, apesar de haver muitos candidatos a candidatos.

O novo ano letivo começa hoje e há muita coisa a mudar. Tutores, provas de aferição, inglês no 4.º ano e mais ainda. A Marlene Carriço explica aqui tudo ponto a ponto


Os nossos Especiais

Quem quer escrever em português e nunca leu Nelson Rodrigues tem um problema para resolver. Agora, é fácil tratar do assunto: a Tinta-da-China acaba de lançar O Homem Fatal (uma seleção de crónicas feita por Pedro Mexia) e A Vida Como Ela É... (uma seleção de contos feita por Abel Barros Baptista). No Observador, Bruno Vieira Amaral escreve sobre este "reaccionário de estimação", o "autor fétido agora perfumado com a água-de-colónia do consenso".


Notícias surpreendentes

É já amanhã que começa o Festival Internacional de Cultura de Cascais. Caetano Veloso, David Lodge e Mathias Énard são algumas das presenças. Conheça todas as novidadesaqui.

A 22 de setembro é a vez do Folio, em Óbidos, que trará a Portugal Salman Rushdie, V.S. Naipaul e outros. Vão ser mais de 250 eventos em 11 dias e a vila tem um acordo com a CP para que haja uma ligação diária a Lisboa.

A internet tem andado a divertir-se. Ontem, houve dois alvos de memes e piadas: a Apple, por causa do novo iPhone; e Taylor Swift, que acabou o namoro com Tom Hiddleston

Responda lá com sinceridade: acha que é um bom colega de trabalho? Se está com dúvidas na resposta, leia o artigo da Ana Cristina Marques, que falou com duas especialistas para fazer a lista dos 10 hábitos que fazem um bom colega. E responda ao nosso quiz. Quando acabar, voltamos a falar.

Ahhh, já estávamos com saudades das entrevistas futebolísticas do Rui Miguel Tovar. Soltem os foguetes: vamos ter uma nova todas as quintas-feiras. Ontem, o Observador estreou a rubrica "Questões do Forno Interno" e o primeiro convidado foi Vítor Baía. Não há nada como ler uma entrevista como quem está a ouvir uma conversa descontraída.

Agora, com toda esta informação, já está pronto para enfrentar mais uma sexta-feira. Vá passando pelo Observador, onde temos toda a informação atualizada. E não se esqueça que no fim de semana também vamos estar por aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

___________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário