quarta-feira, 21 de setembro de 2016

360º - Tempestades à vista entre Costa e Marcelo. O recuo de Passos em relação ao "livro proibido". E um Presidente incógnito em Nova Iorque

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Marcelo Rebelo de Sousa discursou ontem à noite na ONU e, como não podia deixar de ser, falou sobre a eleição para secretário-geral, a que concorre António Guterres. Apelou à escolha de alguém que se "guie pelos exemplos e valores que Mahatma Gandhi e Nelson Mandela sempre aplicaram na vida".
Horas antes, na rua, Marcelo tinha respondido a uma pergunta de um canal de televisão francês sobre as eleições americanas. No final, deu-se o diálogo surreal:
- Posso pergutar-lhe a que delegação pertence?
- Portuguesa. Delegação portuguesa.
- E qual é a sua função?
- Sou o Presidente da República portuguesa.
No estúdio, gargalhadas pelo facto de o Presidente de um país europeu ter sido entrevistado pensando-se que era um anónimo (veja aqui o vídeo). 

Pedro Passos Coelho já não vai apresentar o livro de confissões e memórias onde José António Saraiva revela detalhes da vida íntima de vários políticos. Perante as reações negativas no seu partido (que até terão provocado umademissão), o líder do PSD pediu ao ex-diretor do Expresso e do Sol que o "desobrigasse" do compromisso que tinha assumido. Além disso, a própria sessão de apresentação do livro foi cancelada para evitar mais agitação.

O BPI enviou uma carta à Unitel a propor a venda de 2% do BFA em troca de 28 milhões de euros. Assim, perde a maioria naquele banco, como pedia o BCE, e consegue o acordo de Isabel dos Santos para desblindar os estatutos do BPI e assim permitir a OPA do Caixabank. Tudo deverá ficar resolvido hoje na assembleia geral do BPI. (As acções do banco já foram suspensasesta manhã, como é habitual.)


Informação relevante
Vêm aí dias de chuva - e não é apenas por causa da meteorologia. A relação entre o Presidente da República e o Governo começa mesmo a precisar de um guarda-chuva, como na célebre foto em que, no Brasil, António Costa protegia Marcelo de uns chuviscos. Podemos estar a poucos dias do primeiro veto político a um diploma do Governo, por causa do levantamento do sigilo bancário a saldos superiores a 50 mil euros. Mas há mais. Como explica a Rita Dinis, o novo imposto sobre o imobiliário, as eventuais repercussões do regresso das 35 horas e o papel dos privados na saúde vão trazer problemas e tensão às conversas entre Belém e S. Bento.

Mesmo esquecendo Belém, continuam as ondas de choque do já chamado "imposto Mortágua":

  • Carlos César, líder parlamentar do PS, sentiu necessidade de dizer publicamente que "sobre a proposta de Orçamento do Estado falará o Governo", e não os partidos.
  • António Costa defendeu que "é prematuro" discutir "uma medida que ainda não está concluída, finalizada".
  • O ex-ministro das Finanças socialista Teixeira dos Santos, que pediu o último resgate a Portugal, fez um pedido colorido ao governo, falando sobre a necessidade de cautelas na economia: "Tratem bem a galinha e não a estraguem".

O debate também continua no comentário político. Luís Aguiar-Conraria, no artigo "Está tudo doido?", escreve: "O que o discurso de Mortágua nos mostra é que o Bloco de Esquerda 'perdeu a vergonha' de dizer ao que vem. É um partido anti-capitalista, que pretende o desmantelamento do actual sistema económico".
Já Maria João Marques, em "Cleptomaníacos unidos, coligação de governo ao seu dispor", avisa: "Não tem dinheiro para comprar casa? Paciência. Com um governo a impedir a acumulação de património imobiliário, não espere vir a ter casas para arrendar a preço aceitável. Só um louco investiria nelas."

Ainda sobre taxas e impostos: duas dezenas de autarquias já tomaram a decisão de baixar ou manter o valor do IMI. Entre elas estão  Lisboa, Cascais, Loures, Sintra, Braga e Vila do Conde, escreve o Dinheiro Vivo.

Mário Centeno enviou uma carta aos deputados do Parlamento Europeu, numa tentativa de evitar que a União Europeia congele os fundos estruturais como sanção pelo não cumprimento das suas obrigações orçamentais. Segundo o ministro das Finanças, mexer nos fundos seria ainda pior do que aplicar uma multa.

É mais uma boa notícia nos rankings internacionais na educação: a Universidade Nova de Lisboa subiu quatro lugares no QS Top 50, que faz a lista das 50 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos. É, aliás, a única instituição portuguesa que consegue entrar nesse ranking.

Duas novidades sobre cancro que convém registar:
Os responsáveis do Estado Islâmico ordenaram a crucificação pública de três pessoas acusadas de fazer "contrabando de cidadãos para fora do território" controlado pela organização. Os terroristas tentam evitar que os civis escapem das zonas ocupadas.

É mais um passo para Lula da Silva ser julgado. Ontem, o juiz Sérgio Moro aceitou a acusação do Ministério Público ao ex-Presidente por corrupção e lavagem de dinheiro.

Os números do Tovar. Quantas vezes na História é que o Sporting esteve a perder por três ao intervalo? E quantos foram os bis de Mitroglou na Luz? O Rui Miguel Tovar dá-lhe todos os números curiosos da última jornada num vídeo para ver aqui.


Os nossos Especiais
Oliver Stone fez 70 anos e está a lançar nas salas de cinema o filme "Snowden". São desculpas mais do que suficientes para Bruno Vieira Amaral escrever sobre um dos realizadores mais polémicos de sempre.


Notícias surpreendentes

São pequenas editoras que fazem pequenas edições, mas de livros que valem muito a pena. A Joana Emídio Marques explica o que aí vem na rentrée literária de que quase ninguém fala. São os livros que escapam aos hipermercados.

Como dizia o outro, 35 anos não são 35 dias. E, por isso, os GNR decidiram comemorar o aniversário com um livro sobre a carreira da bandaGNR – Onde nem a beladona cresce foi apresentado ontem na Casa da Música e até Rui Moreira lá apareceu.

Foi o casamento do ano e agora, claro, é o divórcio do ano. Angelina Jolie e Brad Pritt vão separar-se e já ninguém fala de outra coisa. Na internet, as piadas apareceram rápido, muito rápido (e muitas envolvem, claro, Jennifer Aniston).

Talvez Ian Simmon possa fazer um desenho só para Brangelina. O autor do livro 365 Days of Hand Lettered Movie Quotes desenhou as frases mais famosas e emblemáticas do cinema - e nós mostramos 31.

A Louis Vuitton tem guias de viagem dedicados a várias cidades - e agora também a Lisboa. O guia tem uma convidada especial: a fadista Carminho mostra alguns dos seus lugares favoritos na cidade.

 Já tem a informação toda de que precisa para começar o dia? Então, voltamos a ver-nos em breve aqui, onde pode ver todas as notícias atualizadas e explicadas.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_____________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário