Uma defesa decisiva do guarda-redes leiriense Rui Patrício na final do Europeu de Futebol vai ser eternizada com uma estátua em Leiria, numa homenagem conjunta do Município e um emigrante em França com raízes no concelho, Carlos Matos.
A estátua, que já se encontra em fase de produção, deverá ser instalada em março do próximo ano à entrada da zona desportiva de Leiria, anunciaram esta terça-feira em conferência de imprensa Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, e o empresário Carlos Matos, natural de Carvide, radicado em França desde 1969, mas que mantém fortes relações com o concelho.
A ideia de construção da estátua partiu do empresário Carlos Matos, que contactou o Município de Leiria, que tinha já deliberado entregar a Medalha de Ouro do Município a Rui Patrício, natural da freguesia de Regueira de Pontes, em reconhecimento pelo contributo dado pelo guarda-redes leiriense para a conquista do título europeu em França.
“O facto de termos sido campeões europeus acabou de certa maneira por dar às nossas comunidades emigrantes um estatuto de igualdade”, disse Raul Castro, acrescentando que o jogador se mostrou “extremamente sensibilizado” com a homenagem.
O presidente da Câmara de Leiria considerou ainda ser um "motivo de orgulho para os leirienses, já que um concidadão contribuiu decisivamente para que Portugal fosse, pela primeira vez, campeão europeu de futebol".
Carlos Matos realçou a importância que a conquista da selecção nacional teve para os emigrantes portugueses, que passaram a ser mais respeitados. “Representa uma dupla vitória: uma vitória no futebol, mas também uma vitória no reconhecimento de todo um percurso que a comunidade portuguesa fez em França, e que, através do futebol, obriga os franceses a olharem de forma diferente para os portugueses, a reconhecer-lhes o valor que muitas vezes os preconceitos e clichés impediam que fosse reconhecido”, defendeu.
"Estou em França desde 1969 e nunca senti a igualdade como agora. Sempre tive um sentimento de uma certa distância da parte do Estado português e um certo desdém por parte dos franceses. O sentimento logo a seguir ao apito final foi de igualdade", acrescentou o empresário.
A estátua, em bronze, terá cerca de quatro metros de altura, e será da autoria de Celestino Alves, que recria uma defesa que o guarda-redes efetuou na final do europeu a um remate do atacante Antoine Griezmann, curiosamente também um jogador com raízes portuguesas.
Recorde-se que Rui Patrício, natural de Matoeira, freguesia de Regueira de Pontes, começou a sua carreira no futebol pelo clube leiriense Sport Clube Leiria e Marrazes, tendo feito a sua estreia no futebol profissional na liga principal do futebol português em 2006 ao serviço do Sporting.
Titular indiscutível da seleção portuguesa de futebol, foi este ano eleito como o melhor guarda-redes do europeu de futebol disputado em França, em que Portugal se sagrou campeão, um feito alcançado pela primeira vez na História do futebol nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário