Os
utilizadores de redes sociais dedicam diariamente, em média, 91 minutos do seu
tempo a estes 'sites', revela o estudo da Marktest "Os portugueses e as
redes sociais", que aponta que o Facebook é líder nesta matéria.
Segundo
o estudo, a que a Lusa teve acesso, os utilizadores dedicam mais de hora e
meia, em média, às redes sociais e este valor "sobe entre os mais jovens e
as mulheres".
Mais
de dois terços (68%) "considera que este é o tempo adequado para dedicar
às redes sociais, embora um em cada quatro refira que no último ano passou a
dedicar-lhes mais tempo".
O
Facebook "destaca-se claramente das restantes redes sociais, pois a
maioria refere que ele é o 'site' mais credível, o que informa melhor, o que
mais gostam" e "o mais viciante", sendo também "a rede com
maior penetração em Portugal, com 94% de utilizadores, a que se segue o Youtube,
Google+, WhatsApp e Instagram, que foi a rede que mais subiu face a 2015".
Desde
2011, segundo o estudo da Marktest, "o número de utilizadores em Portugal
cresceu 53% e abrange hoje 4,6 milhões de portugueses (54% dos residentes no
continente com 15 ou mais anos)", refere.
"Entre
as redes mais utilizadas regista-se uma tendência de acréscimo na penetração do
Instagram, Pinterest e Google+, que duplicaram o número de utilizadores no
período em análise, e um forte decréscimo na penetração do Hi5, que tem hoje um
terço dos utilizadores de há cinco anos", segundo o documento.
No
último ano, 21% dos utilizadores abandonaram redes sociais, com o Hi5 a liderar
a lista de abandonos, seguida do Twitter e Google+.
"As
principais razões referidas pelos entrevistados para este abandono foram a
falta de interesse ou a falta de tempo", acrescenta.
O
serviço de troca de mensagens ou serviço 'chat' é a funcionalidade mais
utilizada, sendo que comentar publicações dos amigos é outra das ferramentas
usadas pelos utilizadores, assim como ver vídeos ou ler notícias em 'sites' de
informação.
Mais
de metade (67%) dos utilizadores visita as redes sociais várias vezes ao dia,
mas apenas 41% faz publicações diárias.
"Os
acessos são, sobretudo, feitos entre as 20:00 e as 22:00 e, cada vez mais,
através do 'smartphone' [telemóvel inteligente]", refere.
O
estudo "Os portugueses e as redes sociais" é feito pela Marktest
Consulting desde 2011 com o objetivo de conhecer índices de notoriedade,
utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais.
A
informação do estudo foi recolhida através de entrevistas 'online' realizadas
entre 30 de junho e 19 de julho deste ano, tendo por base um questionário de
auto-preenchimento.
"A
amostra foi constituída por 819 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64
anos, residentes em Portugal continental e utilizadores de redes sociais",
refere a Marktest.
Lusa
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