sábado, 3 de setembro de 2016

Participantes do “Albergaria em Flor” visitam Rota dos Moinhos

As visitas à Rota dos Moinhos, programadas no âmbito do projeto comunitário “Albergaria em Flor”, vão começar no fim de semana. O primeiro passeio está programado para sábado de manhã e no domingo estão agendados mais dois, um de manhã e outro à tarde. As visitas contemplam uma refeição.

O “Albergaria em Flor – Unidos Criamos Valor” é um projeto comunitário de embelezamento do centro urbano de Albergaria-a-Velha, que visa promover a coesão e inclusão social, através da participação dos munícipes numa causa comum. O programa foi lançado em março deste ano e recebeu 1115 inscrições, abrangendo 83 ruas da cidade. Além de moradores, inscreveram-se mais de duas centenas de comerciantes, bem como instituições particulares de solidariedade social, agrupamentos de escuteiros, grupos sócio caritativos, coletividades, estabelecimentos de ensino e uma associação de moradores. Cada inscrito recebeu duas petúnias e um pacote de substrato de cinco litros. Foram distribuídas mais de 2200 flores.

No fim de semana do Festival Pão de Portugal um júri escolheu as ruas mais floridas e que cumpriram um dos critérios do projeto, a envolvência comunitária. Os prémios consistiam em visitas à Rota dos Moinhos, bilhetes para sessões de cinema e espetáculos dinamizados pela Autarquia no Cineteatro Alba. O primeiro prémio foi para as ruas 1.º de Dezembro, Ameixoeira e Dr. Castro Matoso. O segundo prémio foi atribuído ao Largo 1.º de Dezembro, Rua 1.º de Maio, Rua do Hospital e Rua José Nunes Alves. Em terceiro lugar ficou o Bairro das Lameirinhas, Praça Fernando Pessoa, Rua 25 de Abril, Rua do Vale, Rua Professor Egas Moniz e Rua Serpa Pinto. Foram ainda atribuídas menções honrosas ao Largo da Misericórdia, Rua Fernando Pessoa e Rua Patrício Luís Ferreira.

Na altura da atribuição de prémios, o Presidente da Câmara, António Loureiro, que fez parte do júri, fez um balanço muito positivo do “Albergaria em Flor”. Explicou que houve ruas que tinham determinado número de inscrições, mas verificou-se que afinal estavam mais casas enfeitadas do que aquelas que estavam inscritas. “Houve um efeito de contágio”, afirmou.


Ainda hoje a maior parte dos moradores que se mobilizaram para o projeto, continuam a regar diariamente as plantas que usaram para embelezar as suas ruas. As próximas visitas à Rota dos Moinhos estão marcadas para dia 2 de outubro, com um passeio de manhã e outro à tarde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário