Burocracia é um termo oriundo do latim e do francês que significa escritório. Burocracia significava todas as repartições públicas, na Franca do século XVIII e também o poder e açcão dos funcionários nos escritórios e qualquer outro ambiente de trabalho.
Burocracia
é um conceito relativo ao predomínio desproporcionado do aparelho
administrativo no conjunto da vida pública ou dos negócios
privados. Consiste num governo exercido por funcionários, apodado de
"tirania do funcionário", carente de imaginação.
Considera o público como uma massa amorfa, susceptível de ser
transformada em números e expedientes. A sua razão de existência
baseia-se num esquematismo "correto", meticuloso e fora da
realidade. Caracteriza-se especialmente pela sua impossibilidade de
se afastar das normas e instruções "seguras" e ortodoxas,
já conhecidas e experimentadas.
Burocracia também é empregada de maneira pejorativa, quando diz-se sobre os trâmites de um processo, por exemplo, para se abrir uma empresa, para levar um processo para a justiça, para emitir documentos originais etc. Muitos pensadores afirmam que essa forma de ver a burocracia é característica dos leigos, e indicam que a burocracia moderna é o modo mais eficiente de administração, tanto no domínio privado (numa empresa capitalista, por exemplo) quanto na administração pública.
Burocracia - Max Weber
Burocracia também faz parte dos estudos do economista alemão Max Weber, que criou a Teoria da Burocracia, para explicar a forma que as empresas se organizam. Weber definiu burocracia como uma organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas.
Weber disse que na burocracia está também concentrado a impessoalidade, a administração, as diferenças de nível social e económico entre as pessoas e um nível de hierarquia. Max Weber baseou sua teoria em sete princípios: formalização das regras, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedades e previsibilidade de cada funcionário.
De acordo com Weber, as principais particularidades de um sistema burocrático são:
- Funcionários que ocupam cargos burocráticos são considerados servidores públicos;
- Funcionários são contratados de acordo com a sua competência técnica e qualificações específicas;
- Funcionários cumprem tarefas que são de acordo com regras e regulamentos escritos;
- A remuneração é baseada em salários estipulados em dinheiro;
- Funcionários devem cumprir regras hierárquicas e códigos disciplinares que fundamentam as relações de autoridade.
Burocracia Estatal e na Administração Pública
Em uma das suas obras, Ludwig von Mises (economista e sociólogo austríaco) deu a entender que na burocracia estatal, não há apreço pela realidade. De um ponto de vista burocrático, um Estado grande e poderoso representa uma vantagem inquestionável. Contudo, segurança e confiabilidade na ação do Estado não necessariamente significam burocracia, que muitas vezes é sinónimo de falta de uniformidade nos procedimentos, lentidão no atendimento e exigências não previstas nos textos regulatórios.
Uma característica distintiva da administração pública burocrática é que há uma clara diferenciação entre o público e o privado, havendo separação entre o político e o administrador público.
Burocracia no Brasil
O sistema político em vigor no Brasil está intimamente ligado com o conceito de burocracia apresentado por Weber, tendo em conta que tem em vista uma sistema ideal para a regulamentação do Estado, como é previsto no sistema “legal-racional”. No Brasil, a burocracia muitas vezes faz com que muitos processos não sejam concluídos correctamente.
A burocratização, no contexto do estado brasileiro, está relacionada com importantes transformações na estrutura e a forma como a sociedade está organizada. A burocratização no Brasil originou a criação de novas funções e órgão de administração, e dessa forma o mecanismo público sofreu uma transformação muito rápida, tornando-se em um organismo de elevada complexidade. Contudo, o que talvez tenha sido conquistado em eficiência administrativa, tenha sido perdido a nível da eficácia política.
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