terça-feira, 25 de outubro de 2016

360º -- O adjunto do primeiro-ministro com licenciatura falsa, a advogada despedida por chamar "alheira" à bastonária e o teste ao trânsito de Lisboa

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
...  há mais um caso de uma licenciatura falsa de políticos. Em causa está agora Rui Roque, o adjunto para os Assuntos Regionais do gabinete do primeiro-ministro, que declarou ser licenciado em Engenharia Eletrotécnica sem ter completado o curso. Faltam-lhe várias cadeiras.

A Ordem dos Advogados começa esta terça-feira a ser julgada no Tribunal do Trabalho de Lisboa para justificar porque despediu uma funcionária. A advogada Ana Vieira da Silva foi despedida com justa causa por negligência, mas também por tratar a bastonária Elina Fraga de “alheira” — por ela ser natural de Mirandela — e o presidente do Conselho Superior, Menezes Leitão, por “porcão”. O julgamento acontece a menos de um mês de eleições na OA.

Martim, o bebé de dois anos, que desapareceu ontem de manhã em Ourém, ainda não foi encontrado. A PJ e a GNR estão a investigar o caso, já interrogaram os familiares e mantém todas as hipóteses em aberto, entre elas a de rapto. A criança estava em casa da avó que diz que apenas a perdeu de vista por cinco minutos. Os pais estão separados (ele vive em França) e o poder paternal tinha sido entregue à mãe na última sexta-feira. 

A investigação ao  Benfica, no caso dos vouchers oferecidos aos árbitros, deve ser arquivada. Segundo escrevem hoje o i (sem link) e o DNa lei de corrupção desportiva não contempla o crime de "recebimento indevido de vantagem" e a própria Liga considerou as ofertas "mera cortesia".

No caso da morte dos Comandos, os dois militares que morreram terão ficado duas horas sem assistência médica. A notícia é do CM que cita a investigação da Judiciária Militar e do Ministério Público.

Da noite vem a notícia de que o mau tempo fez muitos estragos a sulInundações e quedas de árvores em Évora e Beja e um pequeno tornado no Algarve.

Outra informação relevante

Uns de carro, outros de transportes públicos, fomos fazer o teste às obras e ao trânsito de Lisboa. Tal como ontem já lhe tida antecipado, quatro jornalistas do Observador partiram de diferentes pontos da capital e atravessaram a cidade às 8h30 da manhã. Encontraram obras, filas e estações de metro cheias. Mas terá sido mesmo um pesadelo?

Das ruas para os gabinetes políticos, para lhe dizer que o Governo recusou-se (definitivamente?) a entregar as estimativas de execução orçamental ao Parlamento, como exige o PSD. Mário Centeno enviou a tabela com receitas por imposto, mas não a estimativa de execução de cada um dos ministérios, como é hábito. Os sociais democratas contestam e ameaçam mesmo bloquear todo o processo orçamental, tendo exigido uma conferência de líderes urgente. O problema, justificam as Finanças, é existir uma grande... "margem de erro".

Grande margem de interpretações foi o que se viu sobre a execução orçamental ontem conhecida. Primeiro vieram os números bons, dados pelo Governo: o défice orçamental caiu 292 milhões de euros até setembro, a receita melhorou (mesmo que a dos impostos esteja bastante abaixo do previsto) e tudo vai no bom caminho neste ano de 2016. Logo a seguir surgiram as más notícias, da parte da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO): vão ser necessárias medidas entre 1,7 a 2,1 milhões de euros (quando as que estão previstas só valem 645milhões) para se cumprirem as metas de Bruxelas em 2017. Mais tarde ainda, a UTAO deixou também críticas: os técnicos independentes dizem que faltam dados neste Orçamento e que há previsões que podem estar desadequadas com a realidade. Centeno prestará contas esta tarde aos deputados, num debate que seguiremos em direto.

Três artigos de opinião de hoje no Observador olham para o OE. Paulo Ferreira analisa as divergências quase só de "retórica", Paulo Trigo Pereira responde "aos críticos" e Rui Ramos "disseca" a visão de Pedro Nuno Santos.


O novo Diretor de Educação e Doutrina do Exército, o major-general João Reis, tomou uma iniciativa inédita sobre o Colégio Militar. Depois da polémica sobre a discriminação de alunos, pediu aos "graduados" atenção redobrada a estes casos. "Os alunos homossexuais terão uma vida como a de qualquer outro". garantiu.

Um caso de escravatura está a chocar o Brasil.'Armandinho' foi acorrentado a uma cama pela família aos 16 anos e viveu assim durante quase duas décadas. Foi libertado esta segunda-feira.

Do Brasil chega ainda a notícia de que a Polícia Federal do considera que o ex-Presidente Lula da Silva era referido como "amigo" na lista de subornos da Odebrecht. Terá recebido 8 milhões de reais (2,35 milhões de euros). 

Em Espanha vai haver Governo mas também muita instabilidade política. Afinal Rajoy continuará a governar mas em minoria e com o partido muito abalado pelos casos de corrupção, terá de enfrentar um PSOE dividido entre dar-lhe apoio ou renegá-lo e um Podemos envolvido numa luta fratricida pelo poder. O fim do impasse (tem pelo menos) cinco perspectivas.

Por cá, o suspeito do tiroteio de Aguiar da Beira continua a monte mais de uma semana depois. A PJ suspeita agora que terá roubado um jipe em Celeirós, Vila Real, para continuar a fuga.

Ontem soube-se também que as declarações chocantes do taxista Jorge Máximo durante o dia de protesto dos taxistas -- a de que "as leis eram para violar, tal como as meninas virgens" -- vão ser investigadas pelo Ministério Público.

E que os argelinos que tentaram fugir de um avião em andamento no aeroporto da Portela vão ser expulsos do país.

No desporto, o destaque vai para os três portugueses que fazem parte da lista dos 30 candidatos à Bola de Ouro de 2016Ronaldo, Rui Patrício e Pepe podem vencer o prémio, que pela primeira vez já não terá o patrocínio da FIFA e será da inteira responsabilidade do France Football.

Nas contas caseiras da jornada, o Rui Miguel Tovar destaca recordes, goleadas e "aquele" empate. E dá especial ênfase ao feito conseguido por Rui Vitória no Benfica.

Os nossos Especiais
Um velho debate sobre educação regressou agora ao Reino Unido. Vão abrir novas 'gramar schools', as escolas de elite que seleccionam os seus alunos. E isso é mau? O Alexandre Homem Cristo responde neste ensaio.

E que papel teve William Eggleston na arte de (bem) fotografar? Agora que o livro "The Democratic Forest" tem nova edição, o Humberto Brito recorda a importância do fotógrafo da epopeia americana.


Notícias surpreendentes

Com um fugitivo português a dominar as notícias da atualidade, o Miguel Freitas da Costa decidiu pensar no caso de Pedro Dias como se de um filme se tratasse. Por isso recorda seis longas metragens que ensinam a caçar bandidos

De memórias do cinema se faz também uma nova exposição em Nova Iorque. Mostra fotos dos famosos de Hollywood na intimidade: como os passeios de bicicleta de Audrey Hepburn ou o pequeno-almoço de Marlon Brando.

Por falar em fotos, estas 20 revelam um mundo subterrâneo desconhecido. São imagens de cemitérios gigantes, estações de metro que foram refúgios na II Guerra Mundial, minas de sal que agora são igrejas e parques de diversão. Tudo debaixo de terra.

Ontem foi segunda-feira, hoje ainda é terça, e a semana ainda parece tãããããooooo longa, não é? E com a chuva lá fora, ser produtivo parece ser ainda mais complicado? Olhe que não, olhe que não. Conheça os 10 hábitos das pessoas mais produtivas.

Seguramente que os 30 jovens mais influentes de 2016, eleitos pela revista Time, são praticantes de algumas destas regras de bem produzir. Os três primeiros lugares são ocupados por adolescentes de 14 anos: uma cantora, uma atriz e um chef. Inspire-se.


No Observador vamos continuar a produzir boa informação para o manter a par de toda a atualidade. É só ir passando pro cá

Tenha um bom dia, feliz e, claro, produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário