quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Foi hoje. Guterres oficialmente aclamado secretário-geral da ONU

Chegou oficialmente ao fim a caminhada de António Guterres para chegar ao topo da escadaria do poder na ONU.
A Assembleia-geral das Nações Unidas aclamou oficialmente António Guterres como novo secretário-geral da organização internacional.

A reunião de plenário na qual foi feita a última votação para passar o testemunho de Ban Ki-moon decorreu na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, tendo este órgão acolhido a recomendação do Conselho de Segurança.

O novo secretário-geral da ONU fará ainda hoje um discurso diante dos 193 Estados-membros e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que também está presente em representação do Governo português.

A sessão começou com um minuto de silêncio em memória do rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, de 88 anos, que morreu hoje depois de uma longa doença, pondo fim a um reinado de sete décadas em que personificou a unidade do país.

Seguiu-se uma declaração do presidente em exercício do Conselho de Segurança, o embaixador russo Vitaly Churkin, que elogiou todos os candidatos ao cargo e reiterou o "apoio incondicional" a Guterres.

Recorde-se a 6 de outubro, após seis votações, o Conselho de Segurança da ONU indicou por aclamação o ex-primeiro-ministro português para o cargo de secretário-geral.

António Guterres vai assumir a liderança das Nações Unidas por um mandato de cinco anos, de 1 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2021.

Fonte:noticiasaominuto


Maria Belota · 
Que vergonha que sinto dos portugueses que não apoiam os seus, mesmo que se lhes reconheça defeitos - que todos temos - devemos sempre apoiar os nossos!
Tiago Canto E Castro · 
Caro Helder é pena que não saiba mas o Engº António Guterres depois de ser 1ºMinistro esteve a dar explicações de matemática num bairro social de Lisboa e foi com satisfação que todos os seus alunos conseguiram entrar na universidade bem diferente de um outro senhor esse sim nos envergonha a todos os PORTUGUESES chamado Durao Barroso! E gaffes quem não as tem até eu me fartei de rir quando o homem se baralhou é um homem integro sim senhor!!!!
GostoResponder319 min
Helder Ponte Parada Ferreira
É UMA PENA QUE NÃO TENHSM TIDO EM CONSIDERAÇÃO UMA PESSOA QUE FUGIU DE PORTUGAL FALIDO, QUE NÃO SABE QUANTO É 6% DO PIB E QUE DEIXOU AGRAVAR A CRISE DOS REFUGIADOS...
MAS ENFIM A ONU É UMA CORJA DE CORRUPTOS E LADRÕES. ...
Luis Correia · 
Parece que vejo por aí falta de kompensan...
GostoResponder13 min
Maria Dany · 
Verdade é pena que ninguém saiba quem é ele na verdadeiramente.
GostoResponder9 min
Fernando Reis Costa
Parabéns, Guterres, Parabéns, Portugal, Parabéns ONU por ter como Secretário-Geral um homen íntegro e competente!
GostoResponder535 min
Margarida Ribeiro
talvez seja melhor como secretário do que, como governante....
GostoResponder136 min

Nenhum comentário:

Postar um comentário