Enquanto dormia...
... o principal suspeito dos crimes de Aguiar da Beira, ainda não foi apanhado. Ontem à noite as buscas foram suspensas, mas as polícias continuam no rasto de Pedro João Dias, o 'Piloto', que passou de rapaz de boas famílias ao homem mais procurado de Portugal. Mas admitem que pode sobreviver muito tempo em fuga, talvez como Manuel 'Palito', que andou 34 dias a monte. Eis o ponto da situação do que se sabe e não se sabedo caso.
Boas notícias para segunda-feira: já não haverá protesto dos taxistas em Belém. As associações, temendo confrontos mais graves com a polícia e os motoristas da Uber, querem agora apenas ser recebidos por Marcelo, que segunda não estará em Belém mas sim de visita à Suíça. Por isso vão desmarcarar a manif e reagendar o encontro com o Presidente. Uma notícia dada ao país pela Sónia Simões.
O quinto interessado no Novo Banco é chinês. O grupo China Minsheng apresentou uma oferta não vinculativa por 50% das ações do banco, com dispersão das restantes ações em bolsa e respetivo aumento de capital.
Várias mulheres acusam Trump de assédio sexual. Depois do vídeo do 'Grab them...", sucederam-se os relatos: há mulheres que dizem que o candidato republicano as tocou de forma imprópria num avião, num elevador das Trump Towers, etc., etc..
Morreu Dario Fo, o Nobel da Literatura de 1997, no dia em que será conhecido o premiado de 2016. O italiano,escritor, dramaturgo, argumentista e ilustrador, tinha 90 anos.
Informação relevante
O Orçamento chega amanhã à noite. O tempo é de análises e de (muitas) notícias.
Começo por uma análise:
Alexandre Homem Cristo pegou nos orçamentos da Educação nos últimos anos para tentar perceber se mais financiamento significa melhor escola pública. E concluiu que há investimentos que, embora inflacionem os orçamentos, não produzem efeitos duradouros nem melhorias estruturais no sistema educativo. Daí a pergunta: a Educação só precisa de mais dinheiro?
Quanto a novidades e polémicas, fica o resumo:
- Nas derradeiras negociações, a esquerda continua separada da proposta do Governo para as pensões por 200 milhões. Ontem à noite o ministro Vieira da Silva admitiu correções além da inflação. Mas o JN escreve hoje que o aumento de dez euros pedidos pelo PCP só chegará em junho.
- Adiado está também o fim total da sobretaxa. Apesar dos gritos do Bloco para que o Governo cumpra a promessa de lhe pôr fim já a 1 de janeiro, o próprio primeiro-ministro admitiu, ao DN e TSF, que a data "pode não ser cumprida integralmente".
- E há mais um número importante a reter: o Governo estima uma taxa de desemprego de 10,4% para o próximo ano.
- Claro que as leituras do que já se sabe do documento são muito diferentes: o Governo garante que a carga fiscal vai baixar em 2017, enquanto o PSD e o CDS juram que vai ser o Orçamento do aumento de impostos; Assunção Cristas pede mesmo a António Costa que "assuma com alguma humildade que errou" e Passos Coelho fala em cenários irrealistas.
E há dois artigos de opinião a ler:
O José Manuel Fernandes diz que o nosso destino não pode ser continuar a pagar mais impostos. A Helena Garrido fala dosdesafios da nossa economia na era dos pós-factos.
Do lado da dívida pública não vêm boas novas. Segundo a UTAO, em agosto houve um aumento de 2,5 mil milhões de euros em termos mensais e de 14 mil milhões de euros em termos homólogos.
Marcelo mantém-se, aparentemente, tranquilo e desvaloriza as opiniões divergentes sobre Orçamento. Mas não deixa, como é habitual, de fazer dois avisos (género pisca pisca). À direita lembra: "Não fiquem à espera de eleições que não chegam"; e à esquerda insiste: "Façam acordos!"
Esquerda e direita que não se entendem sobre o relatório final da Comissão de Inquérito ao Banif. PS, PCP e BE culpam o anterior governo. PSD e CDS consideram as conclusões do relatório tendenciosas. (Onde é que já tínhamos visto este filme?)
Eis a admissão que faltava. O primeiro-ministro admitiu, no seu regresso do oriente, que a China pode vir a usar a Base das Lajes.
Já a Carris vai ser financiada a partir do dinheiro do estacionamento em Lisboa. O Imposto Único de Circulação (IUC), as multas de trânsito e as tarifas de estacionamento irão para um Fundo de Mobilidade Urbana de Lisboa criado pela câmara. Ao todo são 15 milhões de euros.
É um "alerta vermelho" do HSBC. As bolsas mundiais estão prestes a sofrer grandes quedas, segundo os analistas. Tudo começará nos EUA, mas a Europa não ficará imune.
Duas notícias de Justiça:
- O Ministério Público lançou ontem uma megainvestigação ao IMT e à Segurança Rodoviária. No final de mais de 30 buscas, três pessoas foram detidas e cinco constituídas arguidas. Em causa estão crimes de corrupção, favorecimento pessoal e acesso ilegítimo. Funcionários apagariam multas a troco de dinheiro.
- Lembra-se do 'Rei Ghob', o homem condenado por três homicídios em 2012? Francisco Leitão está também acusado de 542 crimes de violação de 12 menores que aliciava para sua casa.
E três de Desporto:
- O trio português de ginástica acrobática venceu a Taça do Mundo e ascendeu ao primeiro lugar do ranking da modalidade. Parabéns a Joana Patrocínio, Jéssica Correia e Susana Pinto pelo resultado histórico.
- Já é conhecida a lista completa com que Luís Filipe Vieira se recandidata à presidência do Benfica nas eleições marcadas para dia 27 deste mês. Rui Gomes da Silva abandona os órgão sociais do clube; as novidades são Fernando Tavares e João Costa Quinta.
- O FC Porto apresentou prejuízos recorde. São 58,4 milhões de euros, culpa da soma de desgraças europeias e da não menos desgraçada escolha de treinadores (Lopetegui e Peseiro), que acabaram despedidos.
Os nossos Especiais
Faltam poucas horas para se saber quem será o Nobel da Literatura deste ano. Enquanto a Academia sueca não revela o vencedor (às 12h00), o Nuno Costa Santos fez um guia rápido sobre os cinco favoritos na bolsa de apostas: Murakami, Adonis, Roth, Fosse e Thiong'o. Mas o Nobel e as probabilidades raramente batem certo. Só nos resta esperar.
E, feitas as contas, quanto vale mesmo o Nobel da Literatura? Nos dois meses após o prémio foram vendidos 300 mil livros de Saramago. E Patrick Modiano vendeu tanto numa tarde como nos meses anteriores. Ainda assim, publicar um Nobel nem sempre compensa. A Rita Silva Freire foi ouvir as editoras.
Notícias surpreendentes
É absolutamente raro que tal aconteça no mundo do futebol. Mas foi há 7035 dias que Arsène Wenger se estreou à frente do Arsenal. 20 anos depois, o francês ainda lá está. O Rui Miguel Tovar conta como e porquê.
Há um Super-Rato no mundo animal. O rato-toupeira-nu é imune ao cancro e quase indiferente à dor. Descobrir os segredos deste recetor mágico pode constituir um avanço na procura de tratamentos eficazes para várias doenças.
Informação sempre útil: como comer bem e barato nas zonas mais caras de Lisboa. Neste primeiro volume de sugestões do Tiago Pais, fica uma zona de eleição: o Chiado.
Podia ser um método infalível em Portugal: no lago Titicaca, quem não paga taxa fica à deriva. Entre o Peru e a Bolívia, a 3.812 metros de altitude, vive uma comunidade no meio da água e muito próxima do céu. As casas, de juncos, que flutuam no meio do lago, estão interligadas e têm de ser reconstruídas a cada 30 anos. Mas quem não contribui é largado à deriva.
Depois de ler esta newsletter ficou quase sem bateria no telemóvel? Não se preocupe, pode continuar a ver o Observador. Fique com estas seis dicas para carregar no instante o seu smartphone e poder clicar quantas vezes quiser no nosso site ou na nossa app para se manter a par da atualidade. Vamos continuar-lhe a dar todas as novidades do Orçamento e toda a restante informação que importa.
Tenha uma boa quinta-feira, feliz e produtiva, apesar da chuva
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Subscreva
as nossas Newsletters
Nenhum comentário:
Postar um comentário