quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Produção de esteiras de bunho de Frossos está certificada

A produção tradicional de esteiras de bunho, pela frossense Natália de Jesus, foi certificada pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional. A Carta de Unidade Produtiva Artesanal e o Cartão de Artesão foram entregues à artesã pelo Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, a semana passada.

O processo de certificação junto do IEFP teve início após a participação de Natália de Jesus na oficina “Apoios ao Artesanato”, que decorreu em maio, na Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha. A equipa do CLDS Albergaria Integra'T, que organizou a ação, preparou toda a documentação inerente ao processo e, em setembro, a artesã de Frossos foi a primeira participante da oficina a ver a sua atividade certificada.

Natália de Jesus tem 73 anos e aprendeu a fazer esteiras com a mãe ainda criança. Em meados do século XX, as esteiras de bunho eram o “ganha-pão” de muitos habitantes de Frossos. Eram usadas para cobrir o milho, quando este se encontrava nas eiras, para proteger peças de grande porte no transporte de longa distância ou simplesmente para servir de camas. Atualmente, as esteiras são utilizadas como decoração, sendo vendidas no mercador tradicional.


Natália de Jesus possui um terreno na zona lagunar da Pateira de Frossos, onde recolhe o bunho, que depois é selecionado e seco. O bunho (Schoenoplectus lacustris) é uma erva nativa da Europa, comum em áreas húmidas e alagadiças. As esteiras são feitas em casa num tear de pedras, ou “Burro”, cuja particularidade é ter pedras nas pontas dos fios que entrelaçam o bunho. A artesã é presença habitual em feiras, exposições e certames e gosta de trabalhar ao vivo para difundir o saber, a tradição e a identidade cultural da terra onde nasceu. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário