quadro-interior-flyer-1
Nascida a meados do século passado, Rosa Balhau foi batizada à pressa, para se salvar a sua alma de doença súbita, e ainda recorda o cheiro do pão com omelete no cesto do lanche do irmão. Tirou o curso de Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, sendo farmacêutica de oficina há pelo menos de 35 anos, deixando assim para trás o sonho de um dia ser ginasta de profissão. Com fama de extrovertida, o que é um disfarce, é profunda em tudo o que sente e rasa em tudo o que faz.
Ama a sua família acima de tudo! Mãe zelosa e atenta, considera os seus dois filhos a obra mais perfeita e preciosa que fez e tem na vida. É fiel aos que ama, às suas convicções e aos princípios em que foi criada. Estima a amizade e confia nos meus amigos. Acredita que a força do amor e da amizade podem mudar o mundo.
Gosta de dançar! E não mente!
Sempre escreveu cartas de amor em folhas soltas, por gostar. Hoje escreve sobre o que gosta, como gosta, para quem quiser gostar com ela (e dela).
Escreveu “Aqui Vai o Lenço”, na 2ª edição, o romance “Mulheres Singulares”, “Aqui Fica o Lenço”, continuação do 1º livro.
Escreveu e editou, “A Verdade no AMOR”, na Lulu, que está para ser editado em 2ª edição, pelas Edições Vieira da Silva.
Lançou em 2013 o seu 1º livro de poesia, “ Em Carne Viva”, onde se despe de pudores e põe a nu tudo que lhe vai na alma e na mente, num grito de libertação e de revolta.
Está presente em cerca de 30 Antologias e Colectâneas, de variadas editoras, tanto com poesia como com contos.
É um dos 30 poetas da Antologia de poesia “MANIFESTO ANTI CRISE depois da revolução dos cravos a revelação dos cravos (uma edição da Editora Edições Vieira da Silva), tendo com o seu poema inspirado o nome desta Antologia.
Está presente numa Antologia Argentina da Editorial Rosário, com o poema ”O amor...ontem…e hoje” escrito na língua portuguesa e também em espanhol.
Pode-se referir entre algumas a Antologia de poesia e prosa: “O Mundo da Lua” da Editora Lua de Marfim, as colectâneas de poesia da Editora Paula OZ, Essência dos Sentidos II, e na III, assim como na Colectânea “O Grito do Silêncio” de poesia e “Essência dos sentidos” e “O Fado e o Samba”. Não caberia neste espaço todas as suas participações desta espécie.
Em Abril 2014, lançou o 2º livro de poesia, “Nua sob a Lua”.
Em Abril de 2015 lançou o livro de poesia, Quadro interior, tudo poesia onde se retracta e é ela própria em cada palavra escrita.

De seguida editou, em parceria com a APAV Ninguém Merece, um livro que narra uma história sobre violência doméstica. Simultaneamente dita uma história de amor “ Vozes do Destino”, há muito na gaveta.
Depois disso A verdade no Amor, e muito em breve uma história de contos “ Agora conto Eu”.
Prepara-se para invadir o mundo infantil. A sua primeira história infantil está escrita e pretende, para já, escrever sobre estas figuras que criou uma Trilogia: As Aventuras da Faísquinha. Nestes seus últimos livros tem tido sempre o apoio da editora Edições Vieira da Silva.
A autora tem um blogue de autor, https://inesmaome.wordpress.com/ , onde se pode ver todo o seu percurso.
Tem outros dois blogs, um informativo, de assuntos diversos relacionados com áreas que podem interessar o público em geral: “criadadeservir”http://criadadeservir.blogspot.pt/ e outro blog, o “o saco de nozes”, onde escreve os seus pensamentos, os seus poemas e contos, onde vive solta e livre.http://osacodenozes.blogspot.pt/
Neste ultimo, Inês ama oculta, escreve a dor e o amor, chora, e sorri sempre que lhe apetece, olha o mundo com os seus olhos, sente com a sua alma e grita ou deleita-se, encontrando-se em cada palavra escrita. Sente paz ou não, mas é dona de tudo, porque ali, tudo lhe pertence incluindo o bem e o mal, o bom e o mau.
A sua última, mas não menor paixão, além do Tango, é a PINTURA.
E tudo isto tem UMA razão de ser:
ESCRITA+ PINTURA+ TANGO = UMA BELA MISTURA


Nesta exposição, com o título “Quadro Interior”, em cada tela é a Rosa num momento diferente.