segunda-feira, 21 de novembro de 2016

3 notícias sobre famílias (& as últimas da CGD, TAP, BCP e juros)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
21 DE NOVEMBRO DE 2016

Bom dia, 
Houve surpresa nas primárias da direita francesaFillon virou favorito, Sarkozy está fora das presidenciais. Fillon e Juppé vão, agora, disputar a segunda volta destas novíssimas primárias, mas o editorial do Le Figaro já fala de uma "direita tranquila" contra Le Pen. À esquerda, vem aí Manuel Valls e também Macron.
Merkel apresentou o mote para a recandidatura"Não odiar, não excluir", é como a chanceler quer vencer as eleições do próximo ano e ir até 2021.
Obama e Putin falaram sobre a Síria e a Ucrânia. Os dois líderes encontraram-se no Peru, provavelmente o seu último encontro a dois enquanto presidentes. E o americano aproveitou para fazer um pedido.
Por cá, o Braga safou-se no minuto 87 e qualificou-se para os oitavos da Taça de Portugal. Quem caiu mesmo foi o Nacional e o Paços de Ferreira, ambos eliminados por equipas do terceiro escalão.
O Porto não se salvou das primeiras inundações da épocaE as temperaturas, definitivamente, baixaramAqui está o boletim meteorológico do dia

As notícias do dia (três sobre famílias)

 1. A “via verde” do Papa fez disparar a anulação de casamentos católicos. Em Portugal, a Igreja Católica não tem nenhuma entidade que centralize os dados nacionais, mas os dados que o PÚBLICO recolheu junto de 11 dos 14 tribunais eclesiásticos do país mostram que entraram este ano 196 pedidos de declaração de nulidade, o que traduz um aumento de 50% relativamente aos 129 do ano passado. A Natália Faria aproveitou para lhe explicar como a reintegração destes católicos na Igreja continua ser polémica. E ainda acrescentou este guia para pedir a anulação (para quem estiver interessado).
2. Há famílias há dois meses à espera de subsídio parental. Parece uma notícia repetida - e é mesmo. Mas sempre que uma vem a público, o Governo diz que se está a resolver (e, pelos vistos, continuamos na mesma). Hoje é a vez do DN alertar.  
3. Uma borla na Carris. Esta só vale para Lisboa e arredores, mas pode dar-lhe jeito: as crianças até aos 12 anos vão ter passe gratuito. A medida é prometida pelo presidente da Câmara, hoje que o Governo assina o compromisso de passar a empresa para as mãos da autarquia. Para os idosos também há desconto, acrescenta Fernando Medina ao Correio da Manhã.
Não sendo uma notícia, deixo-lhe ainda um texto que pode interessar a várias famílias - e foi dos nossos mais lidos no fim-de-semana. Ora veja se o título não lhe diz nada: "Os terríveis três anos - tem de ser assim?"

Outras notícias, em síntese

Na Caixa, o líder parlamentar do PS pôs pressão sobre Domingues - ou entrega a declaração ou sai. E Marques Mendes anunciou de seguida: o presidente da Caixa vai ficar no cargo - e entregar a tal declaração. A TSF diz já ter confirmado a informação. Quanto à recapitalização, está adiada para 2017 mas ainda sem ok de Bruxelas, diz o Negócios.
Os chineses da Fosun já são o maior accionista do BCP. Grupo que controla a Fidelidade e Luz Saúde pagou (apenas) 175 milhões por 16,7% do banco. A operação facilita a devolução de uma ajuda do Estado, explica a Cristina Ferreira. Esta manhã, o banco já subiu 6% na bolsa, mas entretanto caiu um pouco.
A TAP só pode ser vendida em bolsa quando valer 1200 milhões. A venda será a forma de compensar os privados pelo controlo do Estado, mas o acordo obriga a empresa a atingir objectivos. A notícia é da Raquel Almeida Correia.
No Orçamento, registe o pedido de Passos ao Governo: que antecipe o aumento das pensões mínimas para Janeiro; e a resposta de Carlos César a Passos: "Parece tomado pelo diabo"Se quiser uma actualização de dados sobre o Orçamento, aqui está o que muda para as famílias, empresas e Estado.
Os juros da dívida estavam esta manhã a escalarpassando já os 3,9% a dez anos. O problema alastra-se aos vários países da periferia, mas o valor português está bem acima do de Espanha ou Itália, lembra o Eco.
O Governo está à procura de um trunfo em 2017 - que ajudaria a acalmar os investidores. “Criámos condições para sair do procedimento por défice excessivo”, diz a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, em entrevista ao PÚBLICO.
Para o ano, o que o Governo promete é investimento nos PortosVêm aí ampliações e talvez o terminal do Barreiro, diz Ana Paula Vitorino.
Até lá, muita gente deixará de fumar. É que os portugueses estão a gastar 15.300 euros por dia para deixar o vício.
O que já parava era istoO restaurante Cantinho do Avillez foi vandalizado por um grupo pró-palestiniano, depois do conhecido chef português ter participado num evento em Israel. A polícia já reforçou a segurança no local, dizem o jornal i e o DN.

Boas leituras para si

Portugal é a mercearia gourmet dos espanhóis. Azeite alentejano embalado com o rótulo “produzido na UE”; laranja sumarenta do Algarve que não chega a ver as bancas de fruta portuguesas; polvo nacional que é servido em tapas ou exportado por Espanha para o Japão; tomate de cor e sabor cobiçados pela indústria alimentar. Nas prateleiras dos supermercados espanhóis, cabem todos estes alimentos. Portugueses, com certeza.
Como Trump abriu a porta aos supremacistas brancos. Há uns anos a Bárbara Reis esteve num forte, fechado a estranhos, a conhecer gente que achou maluca. Agora eles começam a entrar na Casa Branca, dentro da larga 'coligação' formada pelo Presidente eleito, Donald Trump. Aqui está o que eles lhe disseram - e o que aconteceu depois. E, já agora, eis o que planeia a Alt-Right (chamam-lhe expansão europeia).
Uma entrevista a um escritor de notícias falsas no Facebook“Acredito que Trump está na Casa Branca por minha causa”, diz ele. Leia-o. E depois veja o que pode fazer contra isto.

Hoje acontece

É o dia 1 da GPS, a rede que junta cientistas portugueses pelo mundo fora. A ideia foi de Carlos Fiolhais, colunista do PÚBLICO, foi acolhida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e servirá como uma rede social para transmitir conhecimentos.
Aterra em Lisboa o líder do Egipto, recebido por Marcelo sob críticas da Amnistia Internacional. A Sofia Lorena explica-lhe as críticas que lhe são feitas. E chama-lhe o novo Faraó que conseguiu esvaziar a Tahrir.
Na Guarda, a uns quilómetros, realizam-se as jornadas parlamentares do PS - ainda com o Orçamento em cima da mesa.
E voltam a Lisboa os Pixies, um dia antes dos Cure. E diz o João Bonifácio: "As bandas de versões também têm de ganhar o seu"

Só mais um minuto

Para lhe mostrar como um ex-jogador do Sporting conseguiu ser expulso a festejar um golo (lembrete a Gutiérrez: nunca provocar o público, ok?).
E para lhe deixar a história de Suziea menina de quatro anos que salvou a vida da mãe. É tão bom quando começamos o dia com boas notícias.
Agora vamos, que é tempo de começar a semana. Mantenha o sorriso, aproveite o dia, dê o melhor de si. Nós aqui estaremos, para lhe fazer companhia e contar-lhe o que se está a passar. Encontramo-nos por cá?
Até já!
______________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário