quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Exército confirma pedido de detenção de militares após morte nos comandos

Exército confirma detenção de sete militares dos comandos, numa operação do DIAP e da PJ Militar.
Resultado de imagem para Exército confirma pedido de detenção de militares após morte nos comandos
Sete militares dos comandos foram detidos esta quinta-feira, no âmbito do processo em curso à morte de instruendos no 127º curso iniciado em setembro, informou o Exército.
"A PJ Militar apresentou ao Comando do Exército mandados de detenção relativamente a sete militares, no âmbito do processo de inquérito instaurado pelo Ministério Público na sequência dos factos ocorridos durante o 127º curso de comandos", indicou o ramo em comunicado.
Esta é a primeira vez que a morte de instruendos nos cursos de comandos - na sua maioria pelas mesmas razões que originaram a dos dois militares ocorridas em setembro - tem estas implicações.
A operação do DIAP de Lisboa e da PJ Militar decorreu esta quinta-feira de manhã, avançou a edição online do Expresso.
O JN adiantou que os militares detidos são cinco oficiais - um dos quais tenente-coronel - e dois sargentos.
Estes militares serão instrutores do curso em que morreram dois instruendos - um dos quais no primeiro dia de exercícios - e mais nove tiveram de ser internados, na sequência das elevadas temperaturas que se faziam sentir.
Os instruendos eram militares do Exército que se voluntariaram para o 127º curso de comandos, cujo primeiro dia de exercícios de campo teve lugar a 4 de setembro no Campo de Tiro de Alcochete.
Ainda sem preparação ou resistência física e psicológica que são obtidas pelo treino nas forças especiais como os Comandos, Paraquedistas, Fuzileiros ou Operações Especiais, os instruendos tiveram logo no primeiro dia de realizar exercícios sob temperaturas acima dos 40 graus centígrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário