quinta-feira, 17 de novembro de 2016

PÓS-VERDADE É A PALAVRA DO ANO DOS DICIONÁRIOS OXFORD GRAÇAS A TRUMP E AO BREXIT


 
O milionário americano Donald Trump
O milionário americano Donald Trump
O termo “pós-verdade” foi escolhido como a palavra do ano 2016 pelos dicionários Oxford. O vocábulo surge no contexto do “Brexit” (saída britânica da União Europeia) ou da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos.
Segundo a definição dos dicionários Oxford, pós-verdade (“post-truth” em inglês) é um adjetivo que faz referência a “circunstâncias em que os factos objetivos têm menos influência na formação de opinião pública do que os apelos emocionais e as opiniões pessoais“.
Para ser mencionada nesta prestigiada instituição, a palavra deve ter sido utilizada em jornais ou em títulos literários por um período mínimo de 10 anos.
De acordo com os dicionários Oxford, a palavra pós-verdade tornou-se em 2016 “um pilar do comentário político” e o seu uso aumentou 2.000% face ao ano anterior “no contexto do referendo sobre o “Brexit” no Reino Unido e da eleição presidencial nos Estados Unidos”.
O surgimento da palavra pós-verdade na linguagem foi “alimentada pela ascensão das redes sociais como fonte de informação e a crescente desconfiança face aos factos apresentados pelo poder estabelecido”, referiram os editores dos dicionários, que explicaram ainda que o prefixo “pós” não é utilizado exclusivamente para referir uma situação ou um acontecimento específico posterior, como acontece no termo pós-guerra, mas também para salientar a rejeição ou irrelevância de um conceito.
Na lista final das potenciais palavras do ano 2016 constavam ainda outras nove palavras, incluindo “brexiteer”, usada para os apoiantes do “Brexit”, e “alt-right”, ideologia conotada com os Estados Unidos caracterizada por um ultra conservadorismo, pela recusa da política tradicional e pelo recurso à Internet para difundir mensagens controversas.
/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário