quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Todos os anos há mais 1.300 portugueses com cancro do pâncreas

Resultado de imagem para Todos os anos há mais 1.300 portugueses com cancro do pâncreas
A World Pancreatic Cancer Coalition assinala, pelo terceiro ano consecutivo, o Dia Mundial do Cancro do Pâncreas com o lançamento de um movimento de sensibilização em todo o Mundo.
Para 2016, a Coligação preparou a campanha ‘In It Together’ que disponibiliza informação e desafia toda a população a unir-se na luta contra a doença que tem uma taxa de sobrevivência muito reduzida.
Em Portugal, a iniciativa é apresentada a 17 de novembro, pelas 17h30, no Simpósio Nacional da Sociedade Portuguesa de Oncologia, na Figueira da Foz.
A World Pancreatic Cancer Coalition pretende despertar a sociedade civil para a gravidade da elevada mortalidade desta doença, a sua sintomatologia e os fatores de risco.
Em comunicado enviado às redações conta que a investigação no carcinoma do pâncreas recebe menos de 2% de todos os financiamentos para a investigação do cancro na Europa e destaca que é urgente inverter esta tendência e potenciar o investimento de forma a melhorar e aumentar a investigação.
Vitor Neves, presidente da Europacolon Portugal, membro fundador da Coligação, lança o repto aos Portugueses: “De acordo com um estudo global, 60% das pessoas desconhecem sintomatologia e áreas de risco sobre o cancro do pâncreas, dado que vem evidenciar a importância do trabalho desenvolvido pela Coligação. A informação e participação dos cidadãos é fundamental para a promoção e a disseminação do conhecimento de forma a podermos potenciar a sua deteção precoce. É importante que os Portugueses se envolvam nesta causa, tratando-se de uma doença que afeta, por ano, no nosso país, cerca de 1300 pessoas e que tem a taxa de mortalidade mais elevada”.
Apesar de o número de novos casos anuais ser inferior a outros tipos de cancro, se nada for feito, será a quarta causa de morte por cancro no mundo em 2020.
Apela-se ao apoio à causa através da partilha de publicações e fotografias nas redes sociais - com a utilização dos tags @worldpancreaticcancerday, @worldpancreatic e hashtag #WPCD - e à utilização de roupa roxa, cor que representa o cancro do pâncreas.
O cancro do pâncreas surge quando células malignas no pâncreas, um órgão glandular localizado atrás do estômago, se começam a multiplicar e formam uma massa. Apenas 2 a 10% de pessoas diagnosticadas sobrevivem cinco anos.
“O carcinoma pancreático é o único cancro cuja mortalidade tem aumentado em ambos os sexos, comparativamente a outros tipos de cancro, pelo que é essencial promover-se a importância da investigação e desenvolvimento por parte do sector privado e do sector público”, acrescenta o presidente da Europacolon.
Fonte: LIFESTYLE
Foto:  iStock
_______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário