sexta-feira, 4 de novembro de 2016

SWORD - Dia do Cuidador - Mais de um milhão de portugueses dependentes em 2040

Boa tarde,
Amanhã, 5 de novembro, celebra-se o Dia do Cuidador e estima-se que, em Portugal, existam cerca de 900 mil portugueses dependentes de outros, com fortes limitações no dia-a-dia por problemas de saúde. Para complementar e melhorar os cuidados domiciliários, empresa portuguesa SWORD Health cria sistema digital único que revoluciona a reabilitação física, o SWORD Arya.

Dia do Cuidador – 5 de novembro
Mais de um milhão de portugueses
dependentes em 2040
Portugal tem uma das mais baixas taxas de cobertura de cuidados prestados por profissionais, em toda a Europa. Para complementar e melhorar os cuidados domiciliários, empresa portuguesa cria sistema digital único que revoluciona a reabilitação física.

Lisboa, 4 de novembro de 2016 – Amanhã, dia 5 de novembro, celebra-se o Dia do Cuidador e estima-se que, em Portugal, existam cerca de 900 mil portugueses dependentes de outros, com fortes limitações no dia-a-dia por problemas de saúde. Nas próximas décadas, este número vai crescer exponencialmente, prevendo-se que em 2040 existam 1,1 milhões de pessoas dependentes e que, em 2060, 13,4% dos portugueses estejam dependentes de outros, naquela que será a quarta taxa mais elevada da União Europeia.

Além de ter a maior taxa de cuidados continuados e paliativos, prestados por pessoas sem preparação nem qualificação, Portugal tem igualmente uma das mais baixas taxas de cobertura de cuidados prestados por profissionais, em toda da Europa. Em cerca de 70% das situações é o marido ou a esposa quem cuida, com o auxílio dos filhos, de outros familiares ou de vizinhos. Estima-se, contudo, que cerca de 40% dos cuidadores não recebem qualquer ajuda, não tendo sido ainda criado o estatuto do cuidador informal.

Com uma população cada vez mais envelhecida e num cenário de estagnação na área da reabilitação em Portugal nos últimos anos, revela-se particularmente importante complementar os apoios à disposição dos cuidadores e encontrar uma solução que permita acelerar a recuperação em processos de fisioterapia.

Foi com o objetivo de revolucionar as condições existentes nos processos de fisioterapia no nosso país que a empresa portuguesa SWORD Health, fundada por Virgílio Bento, criou a SWORD Arya, o primeiro e único sistema digital no mundo que possibilita uma abordagem intensiva e com acompanhamento de fisioterapeutas. O facto dos dados emitidos pelos sensores, que são aplicados no paciente, serem registados na plataforma digital permite que os fisioterapeutas façam uma avaliação permanente e rigorosa da eficácia e regularidade da execução dos exercícios, contactando o paciente sempre que é necessário ajustar algum movimento ou mesmo para incentivar a realização da terapia. 

“Representamos uma abordagem revolucionária ao processo de reabilitação, envolvendo os fisioterapeutas e o doente e seus cuidadores mais próximos em cada etapa da sua recuperação”, afirma Virgílio Bento. O fundador e CEO da SWORD Health salienta ainda que “com a nossa solução garantimos a eficiência da reabilitação e maximizamos os resultados, uma vez que se encurta os tempos de espera para o processo de recuperação – um elemento muitas vezes crucial para a sua eficácia e rapidez – e se garante uma avaliação rigorosa e permanente. O retorno que temos tido dos nossos pacientes é de que o facto de não se terem que deslocar também é um dos pontos fortes em termos de comodidade e mesmo, em muitos casos, económicos”.

SWORD Arya permite a recuperação de doentes com lesões neurológicas (exemplo: AVC) e músculo-esqueléticas (ancas, joelho, ombro, quedas, etc.), surgindo como alternativa ou complemento à reabilitação convencional nas clínicas, permitindo que os pacientes façam fisioterapia em casa, de forma muito mais rápida, mais eficaz e cómoda.
A evidência científica deste método aponta para melhorias na qualidade da execução das tarefas motoras em 93% dos pacientes, 66% de redução na probabilidade de erro na execução de uma tarefa motora e um aumento da ordem dos 40% no número de movimentos corretos por sessão.

A SWORD Health já deu os primeiros passos na sua internacionalização através de uma parceria estabelecida com a maior rede de clínicas de reabilitação dos EUA, que identificou o potencial desta inovação, mesmo para um mercado desenvolvido como o americano e, a breve prazo, prevê-se a entrada no mercado chinês. 


_______________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário