quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

360º - Como Ricardo Araújo Pereira aguentou durante hora e meia as perguntas do Observador e o que respondeu; e ainda o plano para a CGD e o futebol

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... Guilherme Figueiredo tornou-se o novo bastonário da Ordem dos Advogados. A atual bastonária, Elina Fraga, perdeu a eleição por cerca de 669 votos.

Um sismo na Indonésia fez pelo menos 54 mortos e 78 feridos. O terramoto de magnitude 6,5 aconteceu na ilha de Sumatra e destruiu vários edifícios.

O Saxobank, como todos os anos, já fez as suas "previsões insólitas" na economia e nas finanças para 2017. E se o Reino Unido, afinal, ficar? E se as ações dos bancos italianos duplicarem? E se a "bolha global" estoirar?, são apenas algumas delas.

Os proprietários podem proibir vizinhos de alugar casas a turistas. A notícia do Público tem por base um acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa sobre um caso concreto e fará jurisprudência. Em causa está o polémico serviço de alojamento local ou de curta duração, direcionado a turistas, como o da Airbnb.

O Jornal de Negócios revela o plano de Paulo Macedo (que era o de António Domingues) para a CGDCorte nos custos, "limpeza" de imparidades, juros baixos nos depósitos e venda de unidades no exterior são a receita para colocar a Caixa a dar lucro.



Outra informação relevante
O Benfica apurou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo, apesar de ter perdido com o Nápoles no estádio da Luz por 1-2. Valeu-lhe a ajuda preciosa do Dínamo de Kiev, que goleou o Besiktas por 6-0 no outro jogo do grupo. Agora venham de lá Barcelona, Arsenal, Atletico de Madrid, Mónaco, Leicester ou até... Real Madrid (se hoje ficar em primeiro).
Antes da vitória napolitana na Luz, o Rui Miguel Tovar recordou o ano de 89, quando o Nápoles era então de Maradona e o astro argentino viveu uma verdadeira aventura em Lisboa. E, já sabe, pode também ver quais são as probabilidades dos clubes dos portugueses na Liga dos Campeões: hoje o FC Porto precisa de ganhar ao Leicester para garantir que se junta aos encarnados nos oitavos. O Sporting, já afastado do prova, joga em Liége a possibilidade de continuar na Liga Europa. 

Na Educação, a notícia não podia ser melhor e a confirma a tendência de melhoria. Segundo o relatório Pisaos alunos portugueses superaram pela primeira vez a média da OCDE a ciências, leitura e matemática e foram mesmo os que mais evoluíram 'cientificamente'. Mas o atual ministro, Tiago Brandão Rodrigues, apesar de satisfeito, acha que há ainda coisas a melhorar, como as taxas de retenção (vulgo chumbos). É provável, claro, que o menor júbilo se deva ao facto de estes resultados terem a marca do anterior Governo. Daí que tenha sido  Passos Coelho a fazer a maior festa.

De volta à Caixa Geral de Depósitos que continua a ser tema político. Ontem o Parlamento discutiu, em duas frentes, que partido fez mais mal ao banco público e o PSD acabou o debate a ameaçar enviar para o Tribunal Constitucional a fiscalização do diploma que retira a administração da CGD da esfera da lei dos gestores públicos. Passos acusou mesmo Centeno de "inventar um buraco" nas contas do banco. Já o Bloco e o PCP não tiram o tapete ao Governo.

Ainda sobre a Caixa: a Auditoria do Tribunal de Contas a denunciar fragilidades no controlo financeiro da CGD entre 2013 e 2015, ou seja, no anterior Governo, foi conhecida logo de manhã. Mas a chicana política prolongou-se todo o dia. Passos e Maria Luís negaram qualquer falha. O PS aproveitou a onda.

Na Europa, debateu-se a América. O eurodeputado português Paulo Rangel, através do European Ideias Network, um think tank ligado ao Partido Popular Europeu (PPE), organizou um seminário em Bruxelas sobre o pós-presidenciais americanas. E ouviu Michael C. Maibach, republicano apoiante de Trump, dizer que ele "será o presidente anti-Kissinger”. Ou seja, pouco preocupado com os interesses europeus.

Por falar em Trump, o novo presidente americano não quer um novo avião. Por isso suspendeu a encomenda do Air Force One.

A investigação à queda do avião na Colômbia, na qual morreram 71 pessoas, incluindo 19 jogadores da Chapecoense, já levou a detençõesO diretor geral da companhia aérea LaMia foi preso e vários documentos e computadores da companhia aérea confiscados. 

Há mais um português apanhado no Footballeaks. Agora é Ricardo Carvalho a ser acusado de não ter declarado 2 milhões ao fisco espanhol. Ontem, um advogado especialista em impostos, admitiu que a confirmarem-se as suspeitas sobre Ronaldo, o jogador arrisca uma pena de prisão até seis anos. O Real Madrid já veio em sua defesa. E os colegas também.

Há, contudo, uma boa notícia para Ronaldo. Segundo o jornal desportivo Mundo Deportivo, foi ele quem ganhou a Bola de Ouro. O prémio da France Football só é revelado oficialmente segunda-feira. 



Os nossos Especiais

Ricardo Araújo Pereira era para ter estado 45 minutos a responder aos jornalistas do Observador, no meio da redação, sem rede. Ficou quase uma hora e meia. Mas usou truques: prolongava as respostas, para ser atacado com menos perguntas. O direto foi um êxito. Agora pode ler aqui a entrevista na íntegra. É sobre o Benfica, as suas tendências políticas também vermelhas e como fazer rir. Apesar dele achar que "o humor não tem assim tanto poder". Se tiver menos tempo, eis o resumo da conversa em 12 tweets.
Já são 50 mil os membros do grupo do Facebook cujo sonho-objetivo é trazer para Portugal a Gigafactory 2 da Tesla. Eles reuniram-se pela primeira vez e definiram a tática: vão pôr Elon Musk a chorar. Porque tocar no coração sensível de Musk pode ser a chave para abrir portas a um investimento superior a 5.000 milhões de dólares. A Simone Carvalho explica.
Os cinco maiores partidos tiveram todos congressos neste ano em que muito mudou na política portuguesa. Mas só um trocou de líder e os críticos faltaram todos à chamada. Depois da reunião dos comunistas no fim de semana, o Miguel Santos, a Rita Tavares e o Rui Pedro Antunes fizeram o balanço dos congressos partidários de 2016, com tudo o que mudou e o que ficou na mesma.


Notícias surpreendentes

O maior evento de lingerie do mundo foi a semana passada, mas a transmissão do que passou na passerelle mais desejada aconteceu só esta segunda-feira de madrugada. Eis, pois, os melhores momentos do desfile de Victoria Secret, em que elas, literalmente, desfilaram nas asas dos anjos.

Ora precisamente uma das Anjos foi eleita a modelo do ano nos Fashion Awards. Aos 21 anos, a americana Gigi Hadji é a nova rainha das passerelles. Já agora, espreite quem desfilou com o quê na passadeira vermelha destes prémios londrinos da moda.

Já nos prémios da música, é Beyoncé quem domina as nomeações para os Grammy. A autora de "Lemonade" está nomeada para nove categorias, entre elas os prémios de Melhor Álbum, Melhor Música e Gravação. A seguir surgem Rihanna, Kanye West e Drake, com oito nomeações.
Ele transforma pastilha elástica em bombas e outras coisas que tais. O MacGyver está de volta, com uma nova série que é o remake do clássico de sucesso dos anos 80. E estas são cinco das suas invenções que mudaram as nossas vidas (desde então e para sempre, obrigada).  

As geringonças do MacGyver estão obviamente no Youtube, mas não fazem parte dos 10 vídeos mais vistos em Portugal em 2016. Logo à tarde sai o top mundial.

A CIA desclassificou uma coleção de mapas até agora mantidos em segredo, com informação recolhida pela agência nos últimos 75 anos. Através deles, é possível ver como os agentes da agência de espionagem americana olhavam para a História. Ou a tentavam mudar.


Hoje há debate quinzenal e a Caixa voltará a ser seguramente um dos temas mais polémicos. Estaremos, como sempre, em direto no Observador, para lhe dar toda a informação desde o Parlamento, sem nunca perder o olhar para o que se passa no resto da atualidade. Ficamos à sua espera.

Antes de lhe desejar bom feriado, quero dar-lhe nota ainda de um motivo de orgulho para o nosso jornal: a produção do documentário "Moura, o outro lado", que ontem foi apresentado em Lisboa. A festa foi como pode ver aqui. Mas o mais importante é como Ana Moura se revela nos bastidores da digressão do seu último disco. E claro, a sua música. Com a qual me despeço até sexta.

Bom feriado
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário