quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

CANAL INFANTIL CRITICADO POR CENSURAR BEIJO LÉSBICO EM DESENHO ANIMADO

 

CV Youtube
A cena de "Sailor Moon Crystal" que o canal infantil BIGGS não emitiu.
A cena de “Sailor Moon Crystal”, que o canal infantil BIGGS não emitiu.
Homofobia e censura são as acusações lançadas contra o canal de televisão BIGGS, direccionado para crianças dos oito aos 14 anos, por não ter transmitido um beijo lésbico na série japonesa de desenhos animados “Sailor Moon Crystal”.
Em causa estão a cena final do episódio 29 e a cena inicial do episódio 30 de “Sailor Moon Crystal”, que foram emitidas pelo BIGGS nos dias 26 e 27 de Novembro.
O canal português não exibiu o momento em que as personagens femininas Sailor Uranus e Sailor Moon dão um beijo na boca.
O caso foi denunciado na página Sailor Moon Portugal, que reúne os fãs portugueses da série japonesa, e gerou logo a revolta e a crítica de muitos utilizadores nas redes sociais contra o canal da Dreamia Portugal, produtora de televisão que resulta de uma joint venture entre a NOS e a AMC Networks Internacional.
Uma fonte oficial da Dreamia admite ao blogue dezanove, dedicado a notícias sobre cultura LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), que a versão transmitida “decorreu tão somente de mera opção editorial do canal, ainda que susceptível de suscitar discordância”.
A Dreamia destaca ainda o “exercício da liberdade” do canal e o “quadro da responsabilidade editorial que lhe cabe” tendo em conta “em especial, o seu público-alvo”.
BIGGS apresenta-se como “um canal de televisão português dedicado ao público infanto-juvenil entre os oito e os 14 anos“.

Canal emite série em que mulheres tocam no ânus de criança

A situação está a gerar ainda mais indignação por causa de uma outra série que é exibida pelo mesmo canal, intitulada “Shin Chan”, que num episódio mostra três mulheres a tocarem no ânus de uma criança.
“Aparentemente duas raparigas beijarem-se é uma acção muito complicada para crianças e pré-adolescentes perceberem”, mas “adultos a tocar inapropriadamente em corpos de crianças é uma mensagem cinco estrelas”, queixa-se a utilizadora do Facebook Joana Shino, que partilha um vídeo com a cena descrita.
Shin, o rapaz que protagoniza esta série infantil, caracteriza-se como um menino dado a fazer asneiras e que, quando se zanga, mostra o rabo às pessoas.
Quanto ao beijo lésbico de “Sailor Moon Crystal”, na página do Facebook do BIGGS há muitas críticas ao canal. A utilizadora Joana Silva, por exemplo, lamenta que, “em pleno século XXI devíamos estar a educar as nossas crianças e jovens a aceitar e compreender a diferença“.
“Ando eu a educar os meus filhos para acreditarem num mundo em que a liberdade sexual existe e que podem gostar de quem quiserem, sem preconceitos, para depois vocês fazerem isto”, queixa-se por seu turno a utilizadora Cristina Louro, considerando que é “uma vergonha terem censurado um beijo só porque foi entre duas raparigas”.
Já Renato Ferreira diz que é “uma estupidez, completamente inaceitável” quando “todas as cenas mais escabrosas dos Morangos com Açúcar passam na integra” e “um simples acto de carinho num anime é vergonhosamente censurado”.
SV, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário