Bom dia!
O Desp. Chaves atirou o Sporting para o fundo do poço. A derrota de ontem tirou os leões da Taça de Portugal, deixando muito pouca fé para o resto da época. Como explica o Marco Vaza, não é apenas uma questão de finalização. "É uma questão de criação e, por arrasto, de previsibilidade e, em última análise, de competência." À chegada a Lisboa, a recepção foi esta.
Obama perdoou Chelsea Manning. A militar norte-americana, condenada a 35 anos de prisão por transmitir documentos confidenciais à WikiLeaks, vai ser libertada em Maio deste ano, numa das últimas decisões antes de deixar a Casa Branca. Se não se lembra do caso, aqui fica registado o que ficámos a saber graças a Manning.
... E transferiu milhões para o Fundo do Clima (antes que Trump chegasse à presidência e deitasse o acordo de Paris para o lixo).
A Rússia pediu a Trump inverta caminho - e mande representantes dos EUA às negociações sobre o futuro da Síria, marcadas para a próxima semana no Cazaquistão.
Tajani foi eleito presidente do Parlamento Europeu. Foram precisas quatro votações, um compromisso e um "golpe de teatro", mas o italiano do PPE conseguiu o lugar (sem gerar grande entusiasmo).
As notícias do dia
Um autarca denuncia "trabalho escravo" no Alqueva. A nossa manchete, que já marca a manhã das rádios, é um alerta muito importante, vindo de um presidente de câmara atento e muito preocupado.
Um problema que se resolve: o BCE já autorizou nome de Paulo Macedo para gerir a CGD. Dele e de mais cinco administradores (ficam a faltar dois, para fechar a equipa).
E um que está para durar: a esquerda disparou contra a TSU e Costa... passou a bomba a Passos. O bate-boca parlamentar ficou assim, ajudado por umas palavrinhas de Marcelo e por um diligente motorista do Governo.Prejudicando já uma discussão sobre feriados. Lendo tudo isto, o Manuel Carvalho tirou uma conclusão: o PSD ameaça tornar-se numa "geringonça". Para a esquerda, "tudo boas notícias", diz por seu lado Francisco Louçã, no Tudo Menos Economia.
Mas há mais um problema à vista para o Governo: o ministro da Ciência enfrenta a esquerda por causa da contratação de investigadores. E como o PSD também não concorda, é mais uma lei de Costa que pode estar prestes a cair.
No debate de ontem, Costa mostrou boas notícias: um défice de 2,3% - apesar dos pesares, como reconheceu o Conselho de Finanças Públicas. Costa levará esta e outras boas novas a Davos, onde vai encontrar-se com a chefe do FMI, entre outros líderes mundiais. Ontem, o presidente Chinês abriu o Fórumcom avisos a Trump (e mostrando-se como um campeão do comércio livre).
Boa imagem é que o país quer dar quando receber o Papa. Por isso, há ordem para mais ajustes directos.
O presidente da Comissão da Liberdade Religiosa é que está a estragar a festa: diz Vera Jardim que há aspectos da Concordata “que deviam ser melhorados”, nesta entrevista à Natália Faria. E diz ter dúvidas sobre a legalidade da isenção de IVA concedida às igrejas.
Na Justiça há um relatório duro: o Conselho Superior de Magistratura afastou sete juízes num ano. E é a primeira vez que é aplicada a pena de demissão – a mais grave de todas.
Deixo-lhe ainda dois alertas sobre a nossa saúde: os riscos de auto-medicação com Omeprazol, ditos pelo Infarmed; e a decisão de descomparticipar dois medicamentos.
Parar para pensar: "Hard Brexit?"
Theresa May apresentou ontem o seu plano de saída e avisou avisou que qualquer tentativa de punir Londres pela decisão de sair seria um “calamitoso acto de automutilação” para a Europa. Prometendo levar também o acordo final a uma votação nas duas câmaras do Parlamento (sem dizer, mesmo assim, o que acontecerá se este o chumbar). Porque esperávamos há uns meses para saber qual era o plano, preparámos-lhe um Destaque que permite perceber o que pode vir aí.
- O que disse Theresa May e as reacções ao discurso;
- Os 12 objectivos do Reino Unido;
- Como a Escócia ficou mais perto de um segundo referendo;
- A libra subiu com o discurso (mas pode ser sol de pouca dura);
- Fraquezas e contradições da estratégia de May (e as más notícias para Portugal) na opinião de Bruno Reis, investigador do ICS
- O grito da Brexitânia, "mais um daqueles gritos que se lançam ao saltar de um precipício", na visão do Rui Tavares.
Hoje acontece
- Mário Centeno vai ao Parlamento, explicar o que se passou com António Domingues e a anterior gestão da Caixa...
- O Bloco de Esquerda leva a debate a situação dos transportes públicos.
- O Parlamento da Turquia inicia hoje a votação, em segunda leitura, da reforma constitucional destinada a legitimar um reforço dos poderes de Erdogan, muito criticada pela oposição.
- É dia de conhecer a evolução dos preços na zona euro e nos Estados Unidos - dados determinantes para saber o que fazem o BCE e a Fed. Na América, a presidente do banco central dará novas pistas sobre que rumo levará a sua polícia monetária.
Só mais um minuto
Adivinha qual foi a password mais comum em 2016? A resposta dá um tricampeão (mas não é esse em que pode estar a pensar).
E a melhor maneira de responder a uma polémica? Ouvindo (e vendo) os sons do silêncio. O Jorge Mourinha explica melhor do que eu como Scorsese o fez.
Vamos lá ao dia, que se faz tarde. Que seja produtivo, que mantenha um sorriso, que termine bem. Pelo caminho, vá passando por nós para saber as últimas. E se estiver perdido, não se preocupe: o Scrabble indica o caminho.
Até já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário