O presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura vai submeter à votação do executivo camarário, na reunião ordinária do próximo dia 17 de Janeiro “um sentido e profundo voto de pesar pelo falecimento do Dr. Mário Soares, referência maior da democracia portuguesa, a quem Portugal e os portugueses muito devem, quer pela sua intervenção absolutamente decisiva na consolidação do regime democrático e na afirmação dos direitos de cidadania, quer pela sua ação política marcante”.
João Moura salienta “o papel de Mário Soares enquanto combatente pela liberdade e pelos valores da democracia na luta contra o regime do Estado Novo, bem como a coragem e firmeza que evidenciou em defesa desses valores no conturbado período de convulsão social e politica que se seguiu ao 25 de abril de 1974, razão pela qual é apontado, muito justamente, como o maior resistente no combate pela afirmação do pluralismo democrático nesse período.
O líder do executivo camarário cantanhedense enfatiza ainda “o exemplo de vida do Dr. Mário Soares como destacado homem de cultura, cuja mundividência e visão estratégica contribuíram decisivamente para a valorização e elevação da ação política em Portugal”. A este propósito, João Moura lembra a sua atuação como primeiro-ministro em momentos chave da história recente do país, com destaque para a determinação com que enfrentou difíceis situações de crise económica e social e para a perseverança com que conduziu o processo que culminou com a adesão do país à então Comunidade Económica Europeia, sem esquecer o seu papel como Presidente da República, com um desempenho devidamente valorizado pelos portugueses”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário