sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Programa Empreende JÁ - Rede de Perceção e Gestão de Negócios |Candidaturas abertas

O Programa “Empreende JÁ” é promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, IP) e tem como objetivo geral o apoio à empregabilidade de jovens NEET (Neither in Employment nor in Education or Training | que se define como aqueles que não trabalham, não estudam e não se encontram em formação).

Objetivos específicos do programa:
- promover uma cultura empreendedora centrada na criatividade e na inovação através do apoio ao desenvolvimento de projetos que visem a constituição de empresas ou de entidades da economia social;
- apoiar a capacidade de jovens NEET através de formação, aumentando os seus níveis de empregabilidade;
- apoiar a constituição de empresas ou de entidades da economia social, bem como a criação de postos de trabalho, por e para jovens NEET.

O programa terá duas edições entre 2016 e 2018 e cada edição é implementada por duas ações distintas:

- ação 1 (candidaturas abertas até ao dia 6 de março) traduz-se no apoio ao desenvolvimento de projetos, centrada na aquisição de competências por parte dos jovens (250h de formação e 30h de tutoria);
- ação 2 apoia a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores da ação 1.

O IPDJ pretende envolver, na ação 1 deste programa, 630 jovens NEET, dos 18 aos 29 anos e apoiar a integração e a sustentabilidade de 180 postos de trabalho.



Os jovens empreendedores terão, durante 6 meses:
  • Uma bolsa de apoio financeiro equivalente a 1,65 do IAS (em 2016 este valor correspondeu a 691,70 Euros);
  • Os que passarem para a segunda ação receberão 10.000,00 euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada. Este segundo apoio financeiro, implica o compromisso de manter a entidade em atividade durante 2 anos.
O Empreende já é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado, no valor de 4.600.000,00 euros, pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 – Iniciativa Emprego Jovem.



Candidaturas abertas em: 

 
Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.


Nenhum comentário:

Postar um comentário