quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

No âmbito do projeto Tardes | Comunitárias Conferência assinalou a importância do Afeto

Mais de 70 de participantes assistiram à iniciativa “Vamos falar sobre Afeto” que decorreu no auditório do Centro Paroquial de S. Pedro, no passado dia 15 de fevereiro.
O evento está inserido no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos”, que teve a sua apresentação a cargo da prestigiada psicóloga e professora universitária, Albertina Oliveira.
Na sessão, a oradora abordou questões relacionadas com a importância de receber e dar afeto, para o desenvolvimento pleno e saudável do indivíduo, desde o nascimento até à fase madura e orientou os presentes num exercício prático de mindfulness.

Sobre Albertina Lima de Oliveira
Albertina Lima de Oliveira é professora Auxiliar de Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, desde 2005. Licenciada em Psicologia e doutorada em Ciências da Educação, com especialização em Educação Permanente e Formação de Adultos, Albertina Oliveira leciona disciplinas sobre a educação e desenvolvimento de adultos e idosos, designadamente, “Educação e Desenvolvimento Pessoal e Social do Adulto e Idoso”, “Conceção, Desenvolvimento e Avaliação de Programas Educativos para Adultos” e “Educação para o Mindfulness”.
Como investigadora, Albertina Oliveira coordenou a equipa da Universidade de Coimbra no âmbito do projeto europeu PALADIN (Promoting Active Learning and Aging of Disadvantage Seniors), financiado pela Comissão Europeia de 2009 a 2011. É autora de diversos artigos e capítulos de livros publicados sobre a potenciação do bem-estar e qualidade de vida de adultos e idosos, bem como sobre o ensino superior.
Atualmente é investigadora integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra.
Albertina Oliveira tem como interesses de investigação, as temáticas ligadas à promoção da autonomia, capacitação e bem-estar de adultos e idosos, fomento do bem-estar e qualidade de vida através de abordagens e programas de mindfulness, promoção do envelhecimento ativo e saudável e ao ensino-aprendizagem no contexto do ensino superior.

Em Tardes Comunitárias
Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do tlf. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.
O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.
Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.

____________________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário