quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Biblioteca Municipal recebe IV Encontro Para Além de Princesas e Dragões

A Câmara Municipal e a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha organizam, nos dias 3 e 4 de março, o IV Encontro Para Além de Princesas e Dragões: A Biblioteca e a Aprendizagem Criativa. Dirigido a professores, educadores, animadores e bibliotecários, o evento tem o preço de participação de dez euros. As inscrições, que são limitadas à lotação da sala, devem ser efetuadas até 27 de fevereiro em http://biblioteca.cm-albergaria.pt

“Valor(es) da(s) Leitura(s)” é o tema do IV Encontro e visa refletir sobre o humanismo e a divulgação de valores no contexto das bibliotecas e de outras estruturas de promoção da leitura. A Filosofia para crianças e jovens, a Biblioterapia, a Criatividade, a Solidariedade e a prática do Mindfulness são alguns dos assuntos que serão abordados no evento, que conta com a participação de autores, mediadores da leitura e investigadores.

  Entre os oradores presentes destacam-se Joana Rita Sousa, filósofa especialista em Filosofia para crianças, Sandra Barão Nobre, biblioterapeuta e autora do projeto “Acordo Fotográfico”, Elsa Serra, contadora de histórias e escritora, Mafalda Milhões, ilustradora e impulsionadora do projeto editorial “O Bichinho de Conto” e Bruno Teixeira e João Perestrelo, autores do livro “Mindfulness na Saúde Mental”. Para além da partilha de estudos e percursos desenvolvidos nas diferentes áreas, serão apresentados exemplos de boas práticas, incluindo alguns casos desenvolvidos no Concelho de Albergaria-a-Velha.

O programa do Encontro Para Além de Princesas e Dragões contempla ainda um jantar literário na noite de sexta-feira, pelas 19h30, no Cineteatro Alba, seguindo-se um Café Filosófico com Tomás Magalhães Carneiro, Fundador do Clube Filosófico do Porto e dinamizador de sessões de Diálogo Filosófico em espaços públicos. A sessão começa às 21h00 e é de entrada livre para toda a comunidade. Já no sábado, pelas 18h15, será inaugurada a exposição “Histórias da Ajudaris 2016”, que inclui uma performance de alunos.

 O Encontro decorre entre as 14h00 e as 23h00, no dia 3, e das 9h00 às 19h00, no dia 4. O almoço é livre no sábado. Para os professores dos diferentes ciclos de ensino e professores bibliotecários designados ao abrigo da Portaria 192-A/2015, o evento conta como formação acreditada, com um total de 15 horas presenciais/0,6 créditos.

O IV Encontro Para Além de Princesas e Dragões: A Biblioteca e a Aprendizagem Criativa conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares, do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha, do PNL-Plano Nacional de Leitura, da Universidade de Aveiro, dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e Branca, do Colégio de Albergaria e das IPSS do Concelho. 

________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário