quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

360º - As três grandes revelações de Cavaco sobre Sócrates que podem agitar o país político; e os novos episódios do SMSgate de Centeno

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... o Bloco apresentou o seu candidato autárquico a Lisboa. É Ricardo Robles, 39 anos, engenheiro civil e ativista.
O caso Sócrates levou a PJ a fazer buscas à Ongoing. Segundo a Sábado, o procurador Rosário Teixeira fez apreensões a Nuno Vasconcelos e Rafael Mora, os donos da Ongoing e parceiros do BES em negócios milionários relacionados com a Portugal Telecom.

Na Malásia foi detida a segunda mulher suspeita de ter morto o irmão do líder da Coreia do NorteKim Jong-nam foi assassinado por duas supostas agentes nortecoreanas, a mando de Kim Jong-il. 

Outra informação relevante
Cavaco Silva apresenta hoje o primeiro livro sobre o seu último mandato em Belém e promete suspender por horas a polémica da CGD. Dos 52 capítulos de Quinta-feira e Outros Dias I, 29 são dedicados à complicada coabitação com José Sócrates. O Miguel Santos explica quais serão as três grandes revelações de Cavaco sobre Sócrates que agitarão o país político.


Mas o caso pode deixar hoje a Comissão de Inquérito à Caixa sem presidente. Matos Correia está a avaliar se bate com a porta. Considera uma "ilegalidade" que a maioria tenha vetado não só os documentos que já se encontram na Comissão com os novos pedidos do PSD e CDS para aceder a mensagens e emails entre o ministro e o então presidente da CGD.


Quanto a Centeno, esteve ontem mais de quatro horas na Comissão de Orçamento e Finanças e tantas foram as questões sobre a Caixa que os outros assuntos praticamente passaram despercebidos. Nem com um anúncio de um défice histórico de 2,1%, com que abriu a audição, conseguiu desviar as atenções.

Outros temas:
Daqui a 5 anos, em 2022, os passageiros já vão estar a aterrar no aeroporto do Montijo. A pressa do Governo não se compadece com críticas ou dúvidas. Costa diz que perdeu "milhares de horas" a ler estudos" e não há plano B. E Marcelo até já fez o baptismo: aeroporto Mário Soares.

O Bloco de Esquerda entregou o seu projeto de despenalização da eutanásia. A maior nota vai para a proposta para que a morte assistida possa ser praticada num qualquer estabelecimento de saúde, mas também em casa

A nuvem tóxica que resultou do incêndio nos armazéns de enxofre em Setúbal foi mais grave do que se pensava. A Direção Geral de Saúde lançou um alerta pedindo a idosos, crianças e doentes para se manterem em casa de janelas fechadas e para ser evitado o exercício ao ar livre. Hoje as escolas não abrem.

Na Liga dos Campeõeso Real Madrid 'remontou' frente ao Nápoles graças a um golaço de Casemiro. Já o Bayern goleou o Arsenal. Hoje há Liga Europa, com um Manchester-Saint Etiénne em destaque.

Em Barcelona ainda se fazem contas à humilhação em Paris. Há sete pecados mortais a apontar à equipa catalã. Já por cá, o Benfica homenageou Luisão pelos seus 500 jogos e anunciou que vai renovar com o capitão.

Dos julgamentos dia, o grande destaque vai para Guimarães onde as máfias da noite levaram Pinto da Costa à barra do tribunal (perdão, ao quartel dos Bombeiros). O presidente portista depôs para dizer que "nunca teve guarda-costas", mas que se fazia acompanhar por "vigilantes" para evitar o assédio dos adeptos (sim, leu bem). Foi um dia de boas frases, muitos números e até um roubo, como resume a Sara Otto Coelho.

Quanto ao caso dos Vistos Gold, Abílio Silva, inspetor do IRN e braço direito de António Figueiredo, negou acusações e disse nunca ter recebido envelopes com dinheiro.

No cantinho obrigatório para Donald Trump, nota para o aviso ao primeiro-ministro Netanyahu. O presidente americano disse ao primeiro-ministro israelita que os EUA vão "apoiar um grande acordo de paz entre Israel e a Palestina" e pediu contenção na construção de colonatos. Mas houve mais uma desistência na equipa Trump: sem apoio do Senado, o escolhido para secretário do Trabalho, Andrew Puzder, foi obrigado a retirar-se.

A nossa opinião

Os nossos Especiais
Pedro Braz Teixeira tem um olhar cético sobre o futuro da moeda única. Em entrevista ao João Cândido da Silva, o diretor do Gabinete de Estudos do Fórum para a Competitividade diz que “nenhum projeto europeu provocou tantos problemas como o euro” e que a moeda europeia "desenterrou os piores fantasmas da Segunda Guerra Mundial".

Num livro sobre o papel do FMI nas crises do Euro há revelações sobre o resgate a Portugal. A Ana Suspiro leu-o e descobriu que Strauss-Khan, então diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, terá feiro "bluff" para pressionar os ministros das Finanças da zona.

E porque sobem de tom as críticas ao Papa Francisco? O afastamento do líder da Ordem de Malta foi o último episódio de rupturas no interior do Vaticano. O João Francisco Gomes explica tudo neste Explicador (passe a redundância).

Notícias surpreendentes

Quer saber a verdadeira história do espião que inspirou 007? Dusko Povov viveu no Estoril, é considerado o maior espião da história e a sua vida é contada no livro "Na Toca do Lobo" de Larry Loftis. O melhor mesmo é ler a entrevista ao autor.

Há novas fotos inéditas de Marilyn Monroe. Mas estas são especiais: mostrarão a diva grávida em 1960. E escondem vários outros segredos da atriz.

Quando compramos produtos de beleza no supermercado nem sempre nos apercebemos do seu real valor. Por isso a Helena Magalhães revela 10 artigos que valem muito mais do que custam.

Acaba de sair a lista das melhores viagens para aventureiros, a Wanderlust.  destinos vulcânicos, lagos mortíferos e jardins gigantes. Só de ver as imagens já dá vontade de ir.

Agora que o já o devo ter posto a pensar nas próximas férias, chamo-o de volta ao Observador. Porque hoje o dia é de livro de Cavaco e as revelações dos encontros presidenciais com Sócrates prometem animar o dia (e talvez desviar por momentos as atenções do SMSgate de Centeno). Passe por cá

Boa quinta-feira, feliz e produtiva
(e como já passou o Dia dos Namorados posso contar-lhe sem remorsos: a icónica foto do beijo que eternizou Paris como a cidade do amor é uma montagem. A filha da protagonista conta a história)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário