terça-feira, 28 de março de 2017

360º - Depois de entregar os papéis do divórcio, como ficam as partilhas do Brexit? E o arresto à Herdade do Rico Homem de Granadeiro (é mesmo assim)

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... Debbie, um dos furacões mais violentos de sempre, já atingiu a costa da Austrália. Fez para já uma vítima e obrigou à evacuação de cidades costeiras, com mais de 25 mil pessoas a deixarem as suas casas. Queensland está em alerta máximo. As fotos mostram o belo e o horror. A intensidade dos ventos deve voltar a subir hoje.

Uma auditoria à Segurança Social revela que há um chefe para cada 4 funcionários e meio, os trabalhadores têm dispensa de oito horas por mês e folga no dia de anos. Tudo atropelos à lei e com custos de 47 mil euros/ano. A notícia está no Dinheiro Vivo.

A Procuradoria-Geral da República vai alterar a forma como se investigam os crimes económicos e financeirosA ideia é criar “superequipas” de magistrados de diferentes áreas, avança o DN.

O PS apresentou um projeto de lei para permitir novos casamentos depois de apenas um mês do divórcio, quer para homens quer para mulheresAgora eles têm de esperar 180 dias para voltar a casar e elas 300 (diz que por causa da presunção de paternidade), escreve também o DN

No futebol, Ronaldo foi recebido em euforia na Madeira, onde a seleção joga hoje, ao fim de 16 anos sem 'ir' à ilha, um particular de preparação com a Suécia. Mas a polémica em redor do nome que vai dar ao aeroporto continua. Afinal, apenas dois futebolistas e dois golfistas têm tal glória.

Outra informação relevante

É já amanhã que o Reino Unido entrega os papéis para o divórcio da União Europeia. Mas, perdoem-me os trocadilhos, como é que vão ficar as partilhas? O João de Almeida Dias preparou um explicador sobre este momento decisivo do Brexit. E o que vai acontecer com turistas, emigrantes e empresas.

A Herdade do Vale do Rico Homem de Henrique Granadeiro (agora não vale fazer trocadilhos) foi arrestada pela justiça. A decisão deve-se a uma alegada participação do 'saco azul' do GES na empresa proprietária da herdade vinícola.

Paulo Portas regressou ao comentário político ao lado de Durão Barroso na palestra "Globalização e Desglobalização: a Posição da Europa face à nova Liderança Norte Americana". O ex-líder do CDS defendeu que a única solução da UE é a coesão. Quando à tentação de responder aos problemas com referendos, Portas evocou a eleição... do Papa.

Contra a ideia de que não há consensos na política nacional, os partidos já consultados pelo Governo estão de acordo quanto à data das autárquicasPSD, CDS, Verdes e PAN apontam para 1 de outubro

Foi um dia marcado por números. Na execução orçamental, aquilo a que o Governo chamou "efeitos temporários" fizeram a receita do Estado cair 1,1% até fevereiro. E na análise das contas nacionais, a UTAO, apesar de elogiar o défice de 2,1%, alerta que nem tudo está a correr bem em relação à política financeira e económica. Mário Centeno, claro, não concorda. Aliás, aponta para enganos de Bruxelas e exige atualizações.

Ora Bruxelas não só parece não ouvir Centeno, como ainda por cima lhe deixa avisos sérios. No quinto relatório de avaliação pós-resgate, a Comissão Europeia defende a necessidade de vigiar (rigorosamente) os processos de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e da venda do Novo Banco e lembra como podem ter impacto na banca e nas contas do Estado. Mais: a Comissão faz uma lista negra das reformas revertidas pelo Governo.

O Novo Banco (ou a sua venda) é o novo elefante na sala de Centeno. Bruxelas admite que o Estado fique com 25% do capital, mas exige compromissos (como anunciou Marques Mendes). Seja qual for a solução que o Governo estará a ultimar, ela ainda não chegou aos partidos. E o Bloco e o PCP mantêm-se intransigentes contra quaisquer planos de venda.

Talvez por tudo isso, o Governo vai empurrar para fim de abril o relatório do grupo de trabalho sobre a sustentabilidade da dívida. A ideia é esperar pela avaliação da agência de rating DBRS. Cautelas e caldos...

A EDP fez uma OPA a outra empresa da EDP, a Renováveis. A operação de 1,3 mil milhões foi financiada com a venda da Naturgas em Espanha. Mexia fez assim dois negócios de milhões num só dia (a contar para o prémio anual).

Há mais um arguido no caso dos Comandos. O capitão Rui Monteiro foi indiciado pelos crimes de insubordinação por desobediência e abuso de autoridade. Era ele o responsável direto pela supervisão dos instrutores que davam formação no curso fatal.

A Madeira entrou em guerra com o Governo. Em causa está a ligação por ferry entre o continente e a ilha, cujo concurso caiu por terra.

E um grupo de cidadãos denunciou "práticas incorretas" no registo de dadores de medula óssea

Do ataque de Londres veio a notícia de que o atacante de Westminster não tinha ligações ao Estado Islâmico, apesar do grupo terrorista ter reivindicado o atentado. A mãe do terrorista diz que não perdoa as ações do filho.

A novela russa chegou ao genro (e conselheiro) de Donald Trump. Jared Kushner será ouvido no Senado por causa de encontros com o embaixador russo nos EUA e com o presidente de um banco controlado pelo Kremlin. Hoje Trump vai assinar mais uma ordem executiva para reverter as medidas ambientais de Barack Obama. Enquanto isso, Obama faz um detox milionário dos tempos da presidência.

Por falar em Rússia, o líder da oposição foi condenado a 15 dias de prisão. Alexei Navalny auto-intitula-se o opositor dos "trapaceiros e ladrões", mas dificilmente poderá avançar contra Putin nas próximas eleições.



Os nossos Especiais

Como se transforma uma empresa familiar de 1755 numa micro-multinacional inovadora? O empresário catalão Xavier Rodríguez-Martín, antigo presidente da Oni, revelou os seus segredos ao Edgar Caetano. Ele comprou uma fábrica de papel com 260 anos de história e 150 trabalhadores e quer fazer dela um sucesso no mercado.

A nossa opinião

  • Rui Ramos defende "uma Europa que não seja para Catarina Martins": "Catarina Martins exige a saída portuguesa da moeda única – para defender o que chama “Estado social”. Mas não sabe ela que o abandono do euro significaria o colapso venezuelano do seu Estado social?".
  • Paulo Trigo Pereira escreve sobre esta "primavera: a época das primeiras grandes decisões". "Não é possível nas condições atuais reduzir o défice e reduzir a fiscalidade. Nem é desejável, pois só o seria com cortes nos salários ou pensões o que para esta maioria é, e bem, inaceitável", diz.
  • Paulo Sande analisa o "fim da União": "É extraordinária, mas também reveladora, a linguagem usada pelos inimigos da liberdade, da tolerância, da união e da paz".
  • Laurinda Alves fala da relação entre avós e netos. "Impressiona sempre conhecer avós com abertura de espírito para acolher cada um dos seus netos".
Notícias surpreendentes
Parece que vem aí bom tempo para o fim de semana e nada melhor para o visual (sobretudo o feminino) que ir ao cabeleireiro. Para as apreciadoras do cabelo comprido há um técnica que permite cortar as pontas e manter o tamanho: chama-se Hair Dusting.


Fez ontem 40 anos o acidente de aviação mais mortífero de sempre. Em Tenerife morreram quase 600 pessoas quando dois Boeing chocaram na pista do aeroporto. Ficaram 61 sobreviventes e algumas testemunhas para contar a história.


Mantendo a onda de hoje dos trocadilhos fáceis: não nos abandone 😁! Agora a sério: passe pelo  Observador se se quiser sentir sempre bem acompanhado da melhor informação e das histórias que valem a pena.

Boa terça-feira, produtiva e muito feliz
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário