terça-feira, 28 de março de 2017

5 mil jovens dos 16 aos 19 anos vão viajar grátis para um país europeu

Resultado de imagem para 5 mil jovens dos 16 aos 19 anos vão viajar grátis para um país europeu
A Comissão Europeia apresentou um programa de mobilidade que permitirá a, pelo menos, cinco mil jovens entre os 16 e os 19 anos viajarem para outro Estado-membro.
A iniciativa visa celebrar os 30 anos do programa Erasmus e é a resposta da Comissão Europeia a uma proposta muito mais ambiciosa vinda do Parlamento Europeu.
A ideia original passava por oferecer viagens grátis de Interrail para todos os jovens no ano em que eles cumprissem 18 anos. Uma iniciativa lançada por eurodeputados do Partido Popular Europeu e que tinha como objetivo favorecer o intercâmbio entre cidadãos e combater o crescimento do populismo na Europa.
Um banho de realidade
As contas são de Bruxelas, oferecer viagens de comboio grátis a todos os jovens com 18 anos poderia custar qualquer coisa como de 1200 milhões a 1600 milhões de euros, por ano. "Um valor que é inviável atualmente" diz a Comissão que impõe como limite orçamental para esta iniciativa 2,5 milhões de euros. Quinhentas vezes menos do que o Parlamento Europeu tinha proposto.
Riscada a proposta original a Comissão Europeia avança com um programa de mobilidade juvenil que vai permitir a, pelo menos, cinco mil jovens entre os 16 e os 19 anos viajarem para outro Estado-membro.
A iniciativa chama-se "Move2Learn, Learn2Move" está ligada ao 30.º aniversário do programa Erasmus e será aplicada através da rede de professores eTwinning, uma plataforma online que permite desenvolver projetos escolares entre várias instituições de ensino da Europa.
A iniciativa está aberta a turmas de toda a União Europeia que só terão de indicar se, para além de participar no site, querem ter acesso aos bilhetes de viagem gratuitos. Isto caso o seu projeto esteja entre os melhores de cada país.
Uma vez escolhidos os vencedores, as viagens poderão ter lugar de agosto de 2017 até dezembro de 2018. Os alunos podem viajar em grupo, inseridos numa viagem de estudo, ou individualmente. A decisão pertence aos pais e aos professores.
Assim, em vez de uma viagem de comboio por toda a União, os jovens poderão escolher qualquer meio de transporte, mas o custo máximo será de 350 euros por estudante, um valor que poderá subir até aos 530 para quem parte das ilhas, como os Açores ou Madeira.
Fonte: TSF
Foto: Paulo Jorge Magalhães / Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário