quinta-feira, 16 de março de 2017

O mal que nós comemos/ O desafio na Holanda é... / O MNE sobre o populismo

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Os holandeses derrotaram o populismo. Mas também os grandes partidos. No final das eleições de ontem ficou um desafio para o primeiro-ministro reeleito: fazer uma coligação sólida com pelo menos quatro partidos. A Maria João explica, a Bloomberg acrescenta. E os dados e reacções estão todos aqui
A justiça americana voltou a travar Trump. O juiz federal do Havai ordenou a suspensão do novo decreto do Presidente para barrar a entrada nos EUA de cidadãos de seis países de maioria muçulmana. E há mais dois recursos à espera de decisão.
Um português deixou a França louca. Leonardo Jardim venceu o Manchester City de Guardiola, recebendo elogios de meia Europa ao futebol bonito do seu Mónaco. 

As notícias do dia 

Comemos carne a mais e abusamos do sal e do açúcar. Isto não o surpreende? Então olhe para os dados deste Inquérito Alimentar Nacional (o primeiro exaustivo desde 1980) e diga lá se não andamos a trair a dieta mediterrânica. Já agora, acrescento isto: mais de metade dos portugueses não faz exercício com regularidade. E isto também: 10% das famílias não tem dinheiro para comer como deve. Preocupante, não é?
Uma notícia para descansar famílias: as mudanças no currículo não são mesmo para jápalavra de Costa a Marcelo. E outra, no mesmo sector: as dívidas aos colégios privados devem ser pagas este mês.
Uma notícia que não descansa Sócrates: os procuradores pediram mais dois meses para acusar o ex-PM - esperando ainda informações de quatro países. Basta clicar, a Ana Henriques e a Mariana Oliveira explicam tudo.
Da Caixa, as novidades vêm das declarações de rendimentos da polémica. Conta a Leonete Botelho que um ex-gestor chegou à CGD a ganhar oito vezes mais que Domingues - e que Domingues tinha sobretudo dinheiro no BPI. Pelo meio, Vítor Gaspar contestou que fosse preciso pôr mais dinheiro no banco e Mário Centeno contestou a divulgação dos créditos concedidos.
Já do Montepio, sobram declarações de conforto do Governo - e uma notícia de um diálogo com o Banco de Portugal, para tentar acertar estratégias (no Jornal de Negócios). Mas fica também outra notícia que causa estranheza: a direcção do Montepio esperava não ter que apresentar contas.
Marcelo, de caminhopediu uma estratégia de médio prazo nos orçamentos, enquanto Costa respondia a Schauble que não é preciso mais resgate nenhum.
Estratégia é no turismoa aposta para a década é nos chineses e no combate à sazonalidade. A verdade é que o número de turistas chineses mais que duplicou em três anos. Como é que dizia Paulo Futre?

Ler para saber 

“Este ano pode ser o fim da tendência do populismo na Europa”, diz Santos Silva, o ministro dos Negócios Estrangeiros português. Podia ter sido depois das eleições na Holanda, mas a verdade é que o disse ainda antes de as urnas fecharem e sabermos os resultados. Em entrevista ao PÚBLICO e à Rádio Renascença, o ministro mostra-se optimista. Com a eleição de Trump e o "Brexit", "os europeus ficaram mais conscientes de que é necessário fazer escolhas". O resultado? Não vão dar o poder aos populistas. Acertará?
(A propósito de populismos). Para ganhar a "guerra do pão", Maduro quer tomar conta das padariasconta a Rita Siza. Na prática é isto que está a acontecer: o Governo venezuelano aprovou novas regras para a actividade da indústria panificadora, e quem as desrespeitar será expropriado. E acrescenta a Ana Gomes Ferreira: por terra e por mar, eles estão a partir (e são muitos).
Viramos a página, para a homenagem a Raul Brandão - e à outra modernidade que a geração de Orpheu ensombrou. Apreciado no seu tempo, pouco lido nas gerações seguintes, agora a ser recuperado, o autor de Húmus prenunciou o expressionismo e, à sua estranha maneira, foi tão experimental como Álvaro de Campos. 100 anos depois, já se fala dele como um grande, Luís Miguel Queirós?
Para sair daqui um bocadinho, siga a Fugas, de olhos postos no céu mais estrelado. É como diz o Frederico Duarte: passar uma noite no complexo que alberga o maior e mais avançado telescópio do planeta pode ser uma experiência quase religiosa. O VLT, no Cerro Paranal, é um híbrido de mosteiro, resort e colónia extraplanetária numa paisagem como que coberta de cacau em pó. Vamos lá?

Hoje na agenda
  • Os procuradores da Operação Marquês ouvem Joaquim Barroca, gestor do Grupo Lena.
  • O Presidente Marcelo recebe Manuel Cargaleiro, no seu 90.º aniversário.
  • No Parlamento discutem-se as propostas de descentralização de competências, lançadas pelo Governo.
  • Fernando Santos divulga os convocados para o jogo com a Hungria, de qualificação para o Mundial Rússia2018, e para o particular diante da Suécia. É ao meio-dia.
  • Presidente dos EUA apresenta as suas primeiras propostas de orçamento - enquanto o seu responsável pelo Tesouro se desloca à Alemanha, para um encontro com Wolfgang Schäuble.

Só mais um minuto  

Quando dizemos que comemos mal, a culpa é do metabolismo? O melhor é consultar o especialista - ele dá as respostas e deixa duas recomendações.
E que tal uma dieta vegan? Sim, pode ser boa ideia seguir a moda, mas é preciso ter alguns cuidados.
Uma coisa é certa: quando falamos de cozinha, falamos de uma tarefa de dois, ok? Como diz este novo livro, se eles não fazem mais, elas devem fazer menos.
É tempo de irmos ao dia. Espero que o seu seja tão bom como o destas crianças, que nunca querem ir ao recreio (só com mais notícias, pode ser?).
Dia bom, dia feliz,
até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário