quinta-feira, 16 de março de 2017

Hora de Fecho: Um mundo cheio de porcos fascistas?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
HISTÓRIA 
Trump é fascista. O Estado islâmico é fascista. A Alemanha é nazi. A Holanda também. O discurso político está a regredir para a infantilidade, mas fascismo e nazismo são assuntos demasiado sérios.
HOLANDA 
Um incidente diplomático decisivo, um líder populista derrotado, um ecologista de 30 anos a comandar a esquerda. Estas foram algumas das conversas que dominaram a noite eleitoral em Amesterdão.
HOLANDA 
A direita populista não vingou na Holanda, depois de Geert Wilders não ter cumprido o que as sondagens prometiam. Mark Rutte, primeiro-ministro, terá agora de montar uma "mega-geringonça".
CASO JOSÉ SÓCRATES 
O presidente da Sonae voltou a comentar os negócios à volta da PT. Admite "alguma satisfação" com as notícias recentes da investigação e espera agora "que a justiça faça o seu trabalho".
PSD 
A dirigente do PSD, próxima de Pedro Passos Coelho, terá sido a escolhida como candidata à Câmara Municipal de Lisboa. SIC avança que a distrital já terá sido informada da decisão do líder do partido.
CÂMARA MUNICIPAL LISBOA 
Mauro Xavier manifestou "profundo desagrado" pela "metodologia" seguida por Passos na escolha do candidato à câmara de Lisboa. Critica o "não envolvimento" da concelhia de Lisboa no processo.
AMBIENTE 
Um fotógrafo da Greenpeace foi ver como mudou o Ártico nos últimos 20 anos. Não parece o mesmo lugar. Veja 38 imagens do antes e depois de um planeta no meio de uma perigosa alteração climática.
BELEZA E BEM ESTAR 
Dos sumos detox aos alimentos sem açúcar, passando pelos superalimentos, deitamos por terra mitos de dietas com a ajuda de oito novos livros sobre alimentação. O exercício é obrigatório? Olhe que não.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA 
Christopher tinha apenas 20 anos quando decidiu largar tudo e fugir para uma floresta no Maine, EUA, onde viveu 27 anos. Foi preso por roubo e voltou agora à vida em sociedade.
ERUPÇÃO VULCÂNICA 
Uma "grande explosão" no Monte Etna, o maior vulcão ativo da Europa, provocou dez feridos, nenhum deles em estado grave. O vulcão está em erupção desde o início do mês.
BELEZA E BEM ESTAR 
Constantemente a olhar para baixo, sentado numa cadeira e em ambientes regulados por aparelhos de ar condicionado. Se se revê neste cenário, está na altura de dizer olá a estes produtos de beleza.
Opinião

Rui Ramos
Na Holanda, a história do populismo é mais complicada: o regime europeísta deixou a “extrema-direita” usurpar o papel de defensora da tradição nacional de liberdade e de tolerância.

Helena Garrido
Queremos tanto crer que o problema financeiro se resolveu com a reposição de salários da função pública que nem queremos ouvir os mensageiros. Schäuble sabe o que diz. Estamos muito dependentes do BCE

Paulo Tunhas
O Ministério das Finanças crê ser nobre política não revelar o que se passou na Caixa sob o estupendo argumento segundo o qual saber o que se passou seria demasiado terrível para nós todos.

Diana Soller
Wilders não iria formar governo. Os outros partidos já tinham declarado recusar coligar-se com o PPV. Mas deixa marcas indeléveis nestas eleições. São aquelas em que o populismo controlou a campanha.

Gonçalo Leite Velho
No Ensino Superior e Ciência, acusações de endogamia e concursos viciados caminham em paralelo com fenómenos de desvalorização e precarização. Pagam os nossos mais qualificados e o país como um todo.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário