quarta-feira, 26 de abril de 2017

Repórteres Sem Fronteiras: “Liberdade de imprensa no mundo nunca esteve tão ameaçada”

A organização alerta para "um agravamento da situação" em cerca de dois terços dos países. Já o número de países onde a liberdade de imprensa é bem classificada diminuiu em 2,3%.
relatório anual da organização ‘Repórteres sem Fronteiras’ (RSF), divulgado esta quarta-feira, aponta para uma situação de liberdade de imprensa “muito grave” ou “difícil” em 72 dos 180 países, entre eles China, Rússia e Índia, bem como quase todas as nações do Médio Oriente, da Ásia central, América central e África do Norte.
No ‘Ranking da Liberdade de Imprensa 2017′, Portugal surge em 18º lugar, assinalando uma subida de cinco posições face ao ano passado.
Os EUA, o Reino Unido e o Chile desceram duas posições no ranking, para o 43º, 40º e 33º lugar, respetivamente. Já a Nova Zelândia caiu oito posições, ocupando a 13º classificação.
A eleição de Donald Trump como presidente norte-americano e o Brexit “serviram de trampolins para a prática de media bashing para os discursos anti-mídia altamente tóxicos, fazendo com que o mundo entre na era da pós-verdade, da desinformação e das notícias falsas”, lê-se no documento da RSF.
A Turquia perdeu quatro posições, encontrando-se em 155º lugar, devido ao “pós-golpe de estado fracassado contra Recep Tayyip Erdogan” que, por sua vez, se dirigiu para “o lado dos regimes autoritários”, tornando o país “a maior prisão do mundo para os profissionais das mídias”. A Rússia permanece na base do ranking, na 148a posição, relata o relatório.
“O abalo das democracias causa insegurança em todos que pensam que sem uma liberdade de imprensa sólida, as outras liberdades não poderão ser garantidas”, afirmou Christophe Deloire, secretário geral da organização.
Só existe imprensa (considerada) livre em cerca de 50 países a nível mundial, nomeadamente América do Norte, Europa, Austrália e Sul de África, aponta a RSF.
A Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Holanda, são os cinco países melhor classificados, ocupando as primeiras cinco posições, do ranking mundial da liberdade de imprensa.
Por sua vez, a Coreia do Norte (180º lugar), Eritreia (179º), Turquemenistão (178º), Síria (177º) e China (176º) são os países com pior classificação, situando-se nas últimas cinco posições.

Fonte: O Jornal Económico

Comentário: em Portugal existe censura na imprensa, quer sela ela nacional ou regional, a cobertura não é tão negra vs. sinistra.

J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário