quarta-feira, 26 de abril de 2017

360º - Um Explicador sobre a nova vida do BPI. E ainda a entrevista televisiva de Marine Le Pen

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A China mostrou hoje o seu primeiro porta-aviões feito inteiramente no país. Para a BBC, esta é uma forma de aumentar o seu poder militar numa região de grande tensão, com o recente envio de navios e de um submarino americanos para a Coreia do Sul.

Mais um dado: ontem, a Coreia do Norte tinha feito outro exercício com mísseis de longo alcance. Não foi um teste nuclear, mas foi uma nova prova de força.

Com a temperatura a subir, subir, subir, convém olhar para a história e perceber de onde veio esta ameaça norte-coreana. A dinastia Kim, que governa o país desde o fim da Segunda Guerra Mundial, vive envolta em propaganda e rumores. O José Carlos Fernandes foi folhear o álbum de família.


Informação relevante
A partir de hoje, o BPI tem um novo dono e um novo presidente espanhóis. O que vai mudar no dia a dia do banco? Quem ganhou com a venda? E este é mais um passo na espanholização da banca? A Ana Suspiro e o Edgar Caetano respondem a tudo isto num Explicador essencial.

Rui Moreira garante que não vai sair do Porto para ser eurodeputado nem ministro. Tenta assim afastar a acusação de que está a fazer negociações de bastidores com o PS e insiste que "nunca falou" sobre lugares nas listas com a número dois dos socialistas. Em entrevista ao Público, o presidente da Câmara do Porto garante ainda que "não o podem acusar de nada" no caso Selminho, em que uma empresa da família de Moreira reclama direitos de construção num terreno, mas a autarquia não o autoriza.

Marcelo Rebelo de Sousa discursou no 25 de Abril para pedir "maior criação de riqueza e melhor distribuição" à "geringonça" nos dois anos e meio que faltam para as eleições. O Vítor Matos ouviu o discurso todo e foi perceber o que estava a ser dito nas entrelinhas.

E o que disseram em São Bento os partidos? A esquerda mandou recados ao Governo e a direita falou em eutanásia e em enriquecimento ilícito. Está tudo explicado nestes 7 pontos.

Fora do parlamento, também houve política: na residência oficial do primeiro-ministro, ela fez-se com concertos e bancas de “street food”; na Avenida da Liberdade, fez-se sem gritos de "Está na hora, está na hora, de o Governo ir embora".

O Governo quer que 90 dias seja o tempo de espera máximo por uma endoscopia, uma TAC ou uma ressonância. Por isso, escreve o Público, vai dar incentivos aos médicos que façam consultas depois do seu horário.

“O sarampo é a doença mais infecciosa que conhecemos. A partir do momento em que alguém a apanha espalha-se mais facilmente para as pessoas não imunizadas do que qualquer outra doença infecciosa”. O aviso é feito à TSF por Mike Catchpole, cientista-chefe do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças.

A PJ já encontrou o carro do suspeito de ter atropelado mortalmente um adepto do Sporting perto do estádio da Luz. As imagens das câmaras de vigilância, o depoimento de testemunhas e informação recolhida nas redes sociais ajudaram a descobrir o automóvel. Leia aqui como tudo se passou.

Aconteceu em Matosinhos: um rottweiller atacou uma criança de 4 anos, que ficou em estado grave. O dono do cão fugiu mas já foi detido. Segundo o DN, o animal está de quarentena e só será abatido se o veterinário municipal o decidir.

E aconteceu em Arouca: um cão arrancou uma orelha a uma criança de 9 anos, que está estável no hospital.

Dez anos depois do desaparecimento de Madeleine McCann, a polícia está a seguir "uma linha de investigação significativa", encontrando-se a "fazer uma parte crucial do trabalho". A informação foi dada pelo diretor-geral adjunto da Metropolitan Police.

Marine Le Pen deu ontem à noite a sua primeira grande entrevista televisiva, à TF1, e mostrou qual será a sua estratégia para a segunda volta:

  • Primeiro, tranquilizar quem a teme: disse que se sente "europeia" e garantiu que uma eventual saída do euro será decidida por referendo, depois de negociações com Bruxelas;
  • A seguir, afastar uma armadilha histórica: para evitar ficar presa ao peso da Frente Nacional, sublinhou ter deixado a presidência do partido até à votação;
  • Por fim, aproveitar o descontentamento na estrema-esquerda: falou para os eleitores de Jean-Luc Mélenchon e acusou Macron de ser um defensor da "globalização selvagem".
Hoje, o entrevistado da TF1 será Emmanuel Macron. E no dia 3 de maio teremos o frente a frente televisivo entre os dois candidatos.


A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria escreve sobre a dança da chuva as chicotadas psicológicas no futebol: "Deus, no futebol, só José Mourinho, como se verá para o ano, quando o Manchester United voltar ao que tem sido a sua performance média dos últimos 30 anos e ganhar o campeonato inglês".

Maria João Marques escreve sobre o socialismo e sobre França: "Macron mostrou que o anti-establishment não tem de estar sequestrado por extremismos nem por subprodutos corrosivos como Corbyn, Farage, Trump, Le Pen, o rabo de cavalo do Podemos ou Catarina Martins".

Paulo Trigo Pereira também escreve sobre França: "Quer gostemos ou não do personagem, após o processo presidencial Emmanuel Macron e o seu movimento “En marche” a política, em França, e na Europa, não voltará a ser o que era".

Paulo de Almeida Sande escreve sobre a "sexta República francesa": "Dar a vitória de Macron por adquirida é o pior que os seus apoiantes e ele próprio podem fazer. E não será o apoio de Fillon, de Cazeneuve, de Hamon, de Hollande (sobretudo o deste!), a valer-lhe".

Helena Matos escreve sobre Marcelo Rebelo de Sousa, "um símbolo de Abril": "Marcelo é o produto acabado desse paradoxo que é a direita portuguesa em 43 anos de democracia: pode ser popular mas não pode ser mais nada. Deixar ou não cair Marcelo é o próximo dilema da direita".

Laurinda Alves escreve sobre madrastas: "Uma madrasta pode invadir o espaço e ocupar todo o ar que os enteados precisariam para respirar em casa, em família. Estas mulheres manipuladoras têm, muitas vezes, a aparência de anjos".


Os nossos Especiais
Foi há 25 anos que o subsecretário de Estado da Cultura António Sousa Lara afastou "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", de José Saramago, de um prémio literário. A Joana Stichini Vilela foi revisitar a história. Sousa Lara garantiu-lhe: "Quando disse, ‘vou rezar pelo Saramago’, rezei. Não acho que valha a pena porque ele deve estar no Inferno".

Laura é avó, tem 81 anos e uma vida incrível. A última coisa que fez foi criar a CUL, a primeira bebida universitária do país. Apresentamos-lhe a Rainha da Cerveja.


Notícias surpreendentes

Lembra-se da Mike Davis, aquela marca inglesa de roupa desportiva? Pois: não é inglesa, é 100% nacional. A ideia surgiu no clube de Ténis da Foz, no Porto, numa tarde de 1976 - e hoje em dia a marca portuguesa que há 40 anos passa por estrangeira ainda aí está.

“Fátima”, de João Canijo, estreia amanhã nos cinemas e custou a fazer: as 11 atrizes fizeram mesmo o caminho a pé entre Bragança e o santuário, a mais longa peregrinação a pé de Portugal até Fátima. Porquê? O realizador explicou a Eurico de Barros: "Não é possível representar uma peregrinação sem a fazer".

Há 30 artistas urbanos que vale a pena conhecer, e dois são portugueses. Para conhecer as obras deles, só precisa de andar pelas ruas.

doodle de hoje é dedicado à sonda Cassini-Huygens, que vai realizar a sua última missão - mergulhar 22 vezes nos anéis de Saturno.

E vamos agora mergulhar no que resta da semana (eu sei: trocadilho fácil...) - temos muitas notícias e vão estar todas aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário