quarta-feira, 26 de abril de 2017

Cão que atacou criança fica de quarentena e pode não ser abatido

Dono do rottweiler incorre em vários crimes, já que passeava o animal sem açaime, sem trela e abandonou o local após o ataque. É ouvido hoje em tribunal. Criança está estável
Resultado de imagem para Cão que atacou criança fica de quarentena e pode não ser abatido
O rottweiller que atacou uma criança de 4 anos em Matosinhos ficará em quarentena no canil municipal para despiste de doenças, cabendo ao veterinário municipal decidir se deve ser eutanasiado. Além da criança, que se encontra estável, o cão (que tinha chip ou seja estava registado), provocou ferimentos sem gravidade em mais duas pessoas. O dono do animal, que incorre em três crimes, terá de comparecer hoje no tribunal de Matosinhos.
Não é certo que seja eutanasiado. "O que o que o decreto-lei [315/2009] diz é que o animal tem de ser avaliado e será o veterinário municipal a fazê-lo", explicou ontem ao DN Anabela Moreira, médica veterinária. Numa situação destas, explica a professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, é necessário determinar se o cão "é um risco para a saúde pública", mas, "em termos legais, nada diz que tem que ser eutanasiado".
Fonte: DN

Comentário: a culpa não é do animal, sim, do dono que não tomou as medidas de segurança que a lei determina. Mesmo que tenha seguro do animal, naquelas condições tenho sérias dúvidas que venha a funcionar.
J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário