sexta-feira, 19 de maio de 2017

360º- O áudio e as fotos que comprometem Temer (e que justiça brasileira faz questão de mostrar); e os 3 anos do Observador (parabéns para todos nós)

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... morreu o ex-vice-primeiro-ministro de Timor, Mário Carrascalão. Foi governador durante a ocupação indonésia e vice-primeiro-ministro após a independência. Ontem tinha sido galardoado com o Grande Colar da Ordem de Timor-Leste.

A Moodys mostrou pouca fé no crescimento a longo prazo em Portugal. A agência de rating disse esta manhã que para Portugal sair de 'lixo' é preciso que a redução da dívida "acelere de forma significativa" e haja um "crescimento muito mais forte".

Os juizes recusam o acesso das secretas aos dados de tráfego dos telemóveis. O projeto de lei do CDS e a proposta de lei do Governo que vão ser votados esta sexta-feira correm o risco de ser inconstitucionais, escreve o DN.




Outra informação relevante

O Supremo tribunal brasileiro divulgou a gravação em que Michel Temer acorda um alegado suborno para comprar o silêncio de um deputado. No áudio, publicado por todos os media, parece ficar claro que o presidente brasileiro pede que se pague a Eduardo Cunha para que ele não denuncie casos do processo Lava Jato, pelo qual está detido. Há também imagens da entrega do dinheiro em todos os jornais.

Foi com base nesta conversa, captada em conluio com a investigação ao abrigo da 'delação premiada' -- quer na divulgação dos passos dos processos, quer neste tipo de acordos, a justiça brasileira funciona de forma bem diferente da portuguesa, como se vê --, que o Supremo anunciou que vai mesmo investigar o presidente por corrupção. Mas Temer recusou renunciar ao cargo e negou todas as acusações.

Seguiram-se protestos nas ruas, demissão de ministros e contestação política. A possibilidade de impeachment existe, mas há outros cenários que podem fazer cair o presidente brasileiro

É caso para dizer que o feitiço se virou contra o feiticeiro.O presidente que ocupou o lugar de Dilma depois de a fazer cair (não foi eleito e está no cargo até 2018), pode ser ele agora exonerado. O caso está explicado aqui e o quem é quem neste processo aqui.

Quantos aos jornais brasileiros, a Folha chama-lhe "Democracia à iraniana", o Globo fala em "encruzilhada" e oEstadão pergunta "P'ra cima de mim?". Quando daqui a pouco amanhecer no Brasil o dia trará mais novidades, que seguiremos atentamente. 

Do Brasil para os EUA, onde um violento acidente abalou ontem Times Square, o centro de Manhattan, em Nova Iorque. Um carro a alta velocidade atropelou a multidão naquela que é uma das zonas mais movimentadas da cidade, fazendo um morto e 22 feridos. A hipótese de terrorismo foi no entanto afastada. Mas as imagens impressionam.

Por cá, os casos de justiça dominaram a atualidade. Soube-se que a investigação a Manuel Vicente foi enviada para o Tribunal de Instrução Criminal, que terá agora de decidir se o braço direito de José Eduardo dos Santos será ou não julgado em Portugal por corrupção e branqueamento de capitais.

No caso dos jogos combinados para favorecer as apostas desportivas, foram acusados 28 jogadores e dirigentes. Entre eles estão futebolistas que jogavam sobretudo na II Liga, em clubes como Oliveirense, Oriental, Penafiel e Académico de Viseu. Mas há também um dirigente desportivo, diversos empresários e um elemento dos Superdragões.

Por falar em Superdragões, a Inspeção-Geral da Educação vai analisar o mestrado de Fernando Madureira. O líder da claque portista concluiu Gestão de Desporto com 17 valores em 2006, mas o reitor do Instituto Universitário da Maia fala em pouco rigor académico e erros graves de português.

Mantenho-me ainda nos temas desportivos, porque as declarações iradas de Bruno de Carvalho no Facebook contra atletas e modalidades do Sporting fizeram a primeira vítima. O vice-presidente Vicente Moura demitiu-se, o clube apressou-se a justificar a saída com razões de saúde, mas o dirigente quis deixar tudo claro: “Se ser vice-campeão europeu de futsal é considerado um desastre, o que faço?". Ups...

Na política nacional, a nota de maior destaque vai para a revelação surpreendente de Marcelo. Na Croácia, o Presidente disse que a economia portuguesa vai crescer 3,2% e o défice cair para 1,4%. Mas não explicou como chegou a tais números. 

Há também mais pressões para mudar os escalões do IRS. O Bloco exige. O PCP quer. E o mais certo é que o governo ceda. Ainda não há valores, mas as negociações estão a avançar.

Na banca, se não fossem as pré-reformas, a Caixa tinha dado lucro. Assim, o banco público perdeu 39 milhões no primeiro trimestre.

Ah, perguntarão por esta altura, como estão as coisas nos EUA? Pois bem: já se sabe exatamente qual o número de contactos entre a campanha de Trump e os russos -- foram 18!; o presidente americano continua a dizer que se trata da "maior caça às bruxas da história"; e justificou o despedimento do diretor do FBI por ele ser (estão sentados?)... impopular. Mas os detalhes sobre a forma como pressionou Comey a desistir da investigação são cada vez mais.

Termino este bloco com os ecos da morte de Chris Cornell. A autópsia confirmou que o vocalista dos Soundgarden se suicidou, deixando uma legião de órfãos musicais: senão leia as crónicas da Ana Markl e da Sara Otto Coelho, ouça estas 8 canções emblemáticas do bom gigante e recorde a sua voz poderosa neste vídeo.



Os nossos especiais

Manuel, pouco mais de 20 anos, o sonho de ser modelo e uma relação problemática com a comida. Ele é um muitos dos casos de bulimia e anorexia relatados no livro "Fome de Perfeição", da Diana Mendes (parabéns!). E a prova de que estas não são doenças de raparigas, não se concentram em determinadas idades, estratos sociais ou classes profissionais

No Conversas à Quinta, o José Manuel Fernandes debateu com Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama os seis dias que há 50 anos mudaram o Médio Oriente. Foi em 1967 que Israel derrotou o Egipto, a Síria e a Jordânia. Meio século depois, não se vê paz nem saída para os territórios ocupados.



A nossa opinião


Notícias surpreendentes
Era uma das fábricas de cerâmica mais icónicas de Portugal, passou a ser kitsch e agora está na moda outra vez. A Ana Dias Ferreira foi à Bordallo Pinheiro ver como se fazem os cães, lagostas, rãs e taças-repolho de louça da marca centenária.

Madonna é a última estrela a mudar-se para Portugal.Ontem inscreveu as filhas no Colégio Francês e na última semana viu o filho treinar com os sub-12 do Benfica. E, conforme ouviu o Bruno Roseiro lá pelo Seixal, parece que David Banda é bom de bola.


Há mais um local de Portugal reconhecido lá fora. A Rota Vicentina foi considerada um dos seis trilhos junto ao mar mais bonitos do mundo. E este nosso vídeo mostra porquê.

Numa altura em que as duas Coreias parecem aproximar-se, recordamos como se separaramSão 135 fotos raras da guerra que dividiu a península coreana que a Marta Leite Ferreira foi retirar do fundo do baú.

Hoje o Observador faz anos. Três anos de um projeto vencedor pelo qual todos os que o criaram, o fizeram e o fazem estão de parabéns. Para comemorar, reunimos num artigo interativo estes 32 trabalhos do melhor que publicámos ao longo deste ano. E como já lhe contei ontem, na banca está uma nova revista, coordenada pelo João Miguel Tavares: são 140 páginas de reportagens, investigações, entrevistas, ensaios e artigos de opinião. Compre e festeje connosco.

Bom fim de semana

 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário