domingo, 21 de maio de 2017

Inovações Fantásticas


Todos nós fazemos alguma coisa que poderíamos fazer melhor.
Aprimoramentos e inovações não estão longe de nosso alcance, diferentemente do que pensa a maioria.
Arregaçar as mangas e fazer melhor determinada tarefa sempre entusiasma, nos tira de nossa zona de conforto... E, desafiamos a nossa inércia... E, inovamos.
No início dos anos 80 eu tinha uma dificuldade que me incomodava, e eu não sabia resolver o problema... Era algo aparentemente simples com o qual ninguém se importava, mas era na realidade, algo bastante complexo.
Eu ansiava encontrar o melhor e mais rentável nível de energia para usar nas rações de frangos de corte, do grupo SADIA.
Angustiava minha alma, partir do nível de energia proposto pelos padrões internacionais, pois eu tinha muitos motivos para acreditar que eles não eram correctos para as nossas condições de mercado.
Tais padrões estabeleciam altos valores de energia visando obter alto resultado na velocidade de crescimento das aves, e uma excelente conversão alimentar. Porém, não necessariamente o melhor resultado de produtividade animal está correlacionado com o melhor resultado económico, e era exactamente isso que eu queria provar.
É um erro acreditar que melhor desempenho animal significa maio lucro operacional.
O ponto crucial é encontrar o equilíbrio ideal para a energia da dieta, uma vez que todos os demais níveis nutritivos, correlacionam-se com ele. E isso é muito importante porque dependerá do preço da principal fonte rica em energia (óleo de soja), em relação ao
principal ingrediente na composição da ração (milho).
Quando analisamos o perfil nutricional de ambos os ingredientes, salta aos olhos que o óleo não pode custar mais que três vezes o preço do milho. Naqueles tempos idos o óleo de soja bruto custava entre seis e oito vezes o preço do milho, portanto seu uso era economicamente inviável.
Mas todo mundo usava óleo de soja porque era a forma de alcançar os níveis energéticos que os padrões internacionais estabeleciam, isto é, valores compreendidos entre 3000 e 3200 Kcal de energia metabolizável por kg de ração.
Para atingir tais níveis, era necessário aportar entre 5 e 15 kg de óleo por tonelada de ração, e isso encarecia a alimentação das aves, sobremaneira.
Realizamos muitos experimentos com rigor estatístico e invariavelmente concluíamos que as rações mais baixas em energia prejudicavam um pouco a produtividade animal, mas redundavam sempre na obtenção de um custo de produção de um kg de frango vivo mais económico.
Rações mais energéticas eram tão mais caras, que não compensavam economicamente o melhor rendimento do animal.
 É simples provar isso em testes experimentais. Difícil é convencer que isso precisa ser estabelecido a nível industrial, numa Empresa gigante.
A gente trabalhava com um programa computacional da IBM que era muito bom, porém nada adiantava se partíssemos de um nível de energia pré-estabelecido. Nos já começávamos errando por atender o padrão estabelecido nos USA onde não se usava óleo de soja. Usava-se sim, óleos de fritura de restaurante que eram reutilizados em rações
animal, com preço só duas vezes mais caro que o milho.
A situação era outra! As inovações desafiam os pressupostos!
Mas, lentamente eu ia baixando a inclusão de óleo vegetal e ia acompanhando os resultados, porque todos na Empresa, eram contrários a redução dos níveis de energia.
Então, numa viagem de negócios, adquiri um novo programa para formulação de rações. O programa era mais ágil e mais interactivo, e esta Empresa conhecia muito sobre optimização matemática.
Expliquei-lhes então o problema e eles informaram que poderiam resolver... E que talvez pudessem ir bem além...
Eu lhes contei tudo o que sabia para levar o processo avante e eles rapidamente concluíram que níveis de energia das rações mais baixo, produziam um frango mais barato, simplesmente porque o preço do óleo vegetal é muito alto se comparado ao milho.
Recordo que na primeira reunião com esta empresa, seu director me questionou: Pagliosa, você já ouviu falar em Edward Deming?
 Eu não sabia que era Deming, mas eu sabia que se espremêssemos os números eles nos revelariam muita coisa. Estatística é ferramenta valiosa.
Assim começou o programa de optimização matemática na produção de frangos de corte na Sadia... Que depois evolui para outros negócios da Empresa... As inovações transformam os modos de fazer negócios...
Ideias que martelam a nossa cabeça... Coisas que nos intrigam precisam ser investigadas... E se você pensar de maneira holística, grandes oportunidades se lhe revelam...
Isso o levará, por certo, a inovações fantásticas...

Joaçaba, 20 de maio de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário